Início do conteúdo
Sobre o Programa

 

  • Missão

O Programa de Pós-Graduação em Veterinária (PPGV) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) possui a missão de formar profissionais de excelência para atuar no ensino, pesquisa e extensão, gerando inovação e desenvolvimento científico e tecnológico, nas áreas de Clínica Médica Veterinária,  Reprodução, Patologia Animal e Saúde Única, fortalecendo a inserção social e as demandas Nacionais e Internacionais.

 

  • Valores

Os valores do PPGV incluem a transparência, a ética, a responsabilidade ao meio ambiente, à comunidade acadêmica, e à sociedade, o comprometimento à sua missão e visão, e a obstinação pela qualidade e superação de desempenho, num processo de melhoria contínua.

 

  • Objetivos

O PPGV tem por objetivo formar e qualificar profissionais para o ensino, a pesquisa e a extensão, gerando inovação e desenvolvimento científico e tecnológico na área de Medicina Veterinária e áreas afins. Neste sentido, o Programa acolhe estudantes não só da veterinária, como também de outras formações superiores (área biológica, biotecnológica, pedagógica, psicológica, farmacêutica e tecnológica, por exemplo), diplomados por Instituições Nacionais reconhecidas ou por Instituições estrangeiras consideradas equivalentes.

 

  • Histórico

O Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Veterinária foi criado em 1977, sob a denominação de Curso de Mestrado em Patologia Animal e em 1980, passou a ser denominado Sanidade Animal. Desde sua criação, o curso teve uma orientação abrangente nas várias subáreas da Medicina Veterinária e, em 1984, foi feita uma ampla reestruturação curricular, direcionada para a Sanidade Animal, com disciplinas voltadas para o diagnóstico das doenças de animais de produção. A partir de 1995, a estrutura curricular sofreu novas modificações substanciais com a adequação das linhas de pesquisa. O Curso de Doutorado iniciou em 2006. Atualmente o Programa é denominado Programa de Pós-Graduação em Veterinária (PPGV). Os cursos de Mestrado e Doutorado do PPGV/UFPel estão consolidados e reconhecidos pela CAPES com conceito 6 e abrangem as seguintes subáreas do conhecimento (CNPq): Medicina Veterinária Preventiva, Patologia Animal, Reprodução Animal, Clínica e Inspeção de Produtos de Origem Animal. O PPGV conta atualmente com 30 docentes (22 permanentes/73% e 08 colaboradores/27%), dos quais 16 são bolsistas do CNPq (13 são bolsistas de produtividade em pesquisa e 3 são bolsistas de desenvolvimento tecnológico), distribuídos em todas as linhas de pesquisa do Programa. Desde sua criação até 2024, o Programa já titulou 468 mestres e 141 doutores.