Início do conteúdo

Dossiê “A atualidade de Henri Lefebvre”: PRORROGAÇÃO DE PRAZO!

PRORROGADO O PRAZO!

A Revista NORUS para o segundo semestre de 2016 está recebendo artigos para compor o Dossiê temático “A atualidade de Henri Lefebvre


Organizadores:
Prof. Dr. William Héctor Gómez Soto – UFPEL/PPGS
Prof.Dr. Carlos RS Machado – FURG/PPGEA
Prazos para submissão: 05/09/2016

A submissão dos artigos deve ser feita pelo site Revista NORUS.
Mais informações: revnorus@gmail.com

 

Ementa

O dossiê objetiva receber artigos que destaquem a contribuição do pensamento de Henri Lefebvre para a compreensão da sociedade contemporânea. Por um lado, pretende-se publicar artigos científicos que abordem criticamente os diversos aspectos da teoria de Lefebvre, seja comparando-o com outros autores, seja aprofundando ou atualizando conceitos e teorias; mas também divulgar pesquisas empíricas que abordem problemáticas relacionadas com os movimentos sociais, as cidades e o subúrbio, as relações campo cidade, o espaço, o tempo e a vida cotidiana, a modernidade, o direito à cidade e à diferença.

Na França, na Espanha e nos Estados Unidos, assim como em outros países, é possível identificar esforços para resgatar o pensamento de Lefebvre, através de pesquisas, da publicação de livros sobre sua obra, e reeditados seus livros e realizados eventos sobre seu pensamento. Talvez, isso decorra de ser Henri Lefebvre pensador anticapitalista radical que, como disse Michael Lowy, nos ajuda a compreender e agir no século XXI.

Portanto, o dossiê visa, ainda, superar certo preconceito que tem impedido a divulgação plena da produção teórica lefebvriana resgatada pelo sociólogo José de Souza Martins, em especial para a sociologia brasileira, mas utilizada por diferentes áreas do conhecimento nas ciências humanas e sociais.

lefebvre

Publicado em 18/07/2016, na categoria Sem categoria.