Revista NORUS abre chamada para novo dossiê: questão ambiental e movimentos socioambientais

A Revista NORUS, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas, abre chamada para envio de artigos.
A questão “ambiental” ou “ecológica” tornou-se um tema relevante nas sociedades modernas e tem alimentando a emergência de novos atores (em distintas escalas), reinvindicações e necessidades de ações dos Estados. Embasados nesta problemática têm se constituído uma miríade de movimentos socioambientais, com demandas e orientações político-ideológicas diversas sobre o atual modelo de desenvolvimento socioambiental e de exploração dos recursos naturais.
Desde os anos de 1960, os debates sobre a relação sociedade e natureza tem estimulado a reflexão sociológica. Com aparecimento da questão ambiental e dos movimentos ambientalistas conformou-se um campo de estudos na Sociologia Ambiental ou dessa temática nas Ciências Sociais, como objeto de pesquisa e como fonte de motivação para a atuação de diversos acadêmicos (as) e pesquisadores (as) no debate das questões socioambientais.
Sob essa perspectiva, convidamos pesquisadores para contribuir com trabalhos que abordem as questões ambientais e os movimentos socioambientais. Assim, aguardamos problematizações acerca da questão socioambiental e os projetos de desenvolvimento; conflitos ambientais; movimentos sociais que atuam com a pauta ambiental; a atuação de grupos sociais em luta para garantir direitos e territórios; preservação ambiental; legislação ambiental/territorial; políticas públicas ambientais; e o papel da tecnologia na transformação ambiental sociotécnica.
Desse modo, convidamos todos (as) para participarem do Dossiê “Questão ambiental e movimentos socioambientais” na Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS) do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas. O prazo para o envio de artigos nas normas editoriais da Revista, será entre os dias 24 de agosto e 30 de outubro de 2015. Solicitamos que enviem as propostas pelo e-mail revnorus@gmail.com.

Mais informações podem ser obtidas no site da revista.

Organizadores:
Prof. Dr. Sérgio Botton Barcellos (PNPD – CAPES/PPGS – UFPEL)
Prof. Dr. Everton Lazzaretti Picolotto (PPGCS – UFSM)

Publicado em 25/08/2015, na categoria Sem categoria.