Linhas de Pesquisa

Linha 1 – Desenvolvimento e Aplicação de Métodos Analíticos

Esta linha visa aprimorar ou desenvolver métodos de análise química e/ou biológica, empregando técnicas analíticas e bioanalítica para análise e/ou caracterização de compostos químicos em amostras como alimentos, produtos tecnológicos, industriais, produtos de síntese, organismos vivos, entre outras. A linha também contempla a investigação e o monitoramento da presença de compostos químicos nos em diversos compartimentos ambientais e ecossistemas.

Linha 2 – Química de Materiais

Esta linha de pesquisa é voltada para o desenvolvimento e caracterização de novos materiais, os quais englobam materiais inorgânicos, organometálicos e poliméricos para diferentes aplicações (catálise, nanotecnologia, biotecnologia, usos ambientais entre outros). Além disso, modificações de superfície e tratamentos em massa são realizados com o objetivo de melhorar ou mesmo criar propriedades ópticas, elétricas, mecânicas, biológicas e catalíticas em tais materiais. É interessante ressaltar que essa linha de pesquisa permite aos alunos projetarem materiais a partir de compostos extraídos ou isolados de resíduos industriais e biomassa, o que estimula práticas ecológicas e processos químicos sustentáveis.

Linha 3 – Obtenção, Caracterização e Aplicação de Compostos Orgânicos

Esta linha envolve o desenvolvimento de novas metodologias sintéticas para a preparação de heterociclos e compostos orgânicos contendo enxofre, selênio ou telúrio com potencial atividade biológica. As metodologias desenvolvidas incorporam diversos princípios da química verde, como catálise, maior eficiência energética, solventes e auxiliares mais seguros e biomassa como matéria-prima renovável. A caracterização de óleos essenciais, o uso de compostos organocalcogênios como intermediários sintéticos e catalisadores e o desenvolvimento de protocolos baseados em técnicas de ressonância magnética nuclear para o reconhecimento quiral de compostos orgânicos de selênio também são contemplados nesta linha.

Linha 4 – Estudos em Ensino de Química

Esta linha visa à produção de pesquisas originais que visem à qualificação e aprimoramento da formação docente em Química nos níveis superior e básico. Também visa à realização de estudos teóricos e aplicados relativos ao campo da Educação Química. Produção de materiais didáticos, proposição de novas dinâmicas e práticas, divulgação e popularização da ciência, discussões epistemológica, histórica e filosófica da área, também são contemplados nesta linha.

Veja aqui os professores que atuam em cada linha de pesquisa.