Histórico

O Doutorado em Química da UFPel foi fruto de um trabalho que começou com a criação do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) nível Mestrado. A criação do Mestrado, aprovado em 2006 e implementado em 2007, marcou o início de uma nova era no ensino e pesquisa em Química na UFPel. Atraídos pela possibilidade de orientação na Pós-Graduação, vários jovens doutores químicos ingressaram na UFPel e foram imediatamente incorporados ao PPGQ.
A criação do curso de Química Industrial em 2008, dentro do projeto REUNI da UFPel, viabilizou a ampliação qualificada do quadro docente com atuação na área de química, elevando significativamente a qualidade de oferta do Mestrado em Química. Somado à ampliação do quadro docente, foram investidos recursos na ampliação e melhoria da área física e na aquisição de equipamentos, através do apoio da Administração Central, via Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPPG) e de Planejamento e Desenvolvimento (PRPD). A participação de docentes do PPGQ em projetos institucionais (CT-INFRA, PAPG-IFES, entre outros) permitiu, entre outros avanços importantes, a criação da Central Analítica da UFPel (https://wp.ufpel.edu.br/centralanaliticaquimica), que atualmente contempla diversos equipamentos de médio e grande porte (CG-EM, RMN, IV, entre outros), devidamente registrados na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (MCTI) do Ministério da Ciência e Tecnologia (https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/2980). Além dos projetos institucionais, os docentes do PPGQ captaram recursos junto à FAPERGS (PRONEX, PRONEM, ARD, Pesquisador Gaúcho, Bolsas de IC, PAPG-Casadinho, PROADE), CNPq (Bolsas PQ, Edital Universal, Editais Especiais, Bolsas de IC, de Mestrado, PDJ e de apoio técnico), CAPES (PRODOC, PNPD), SCT-RS (PROCOREDES), FINEP e
Sociedade Americana de Química (Green Chemistry Institute). Estes projetos individuais, nos quais os docentes atuaram como coordenadores ou colaboradores, garantiram os recursos necessários para o desenvolvimento das suas atividades de pesquisa. Como consequência direta dos esforços dos docentes, alunos e funcionários ligados ao PPGQ, o Programa atingiu, já no seu primeiro triênio de funcionamento, conceito 4 na CAPES.
A possibilidade de oferecer o nível de doutorado no PPGQ permitiu que os egressos do Mestrado permanecessem na UFPel para realizar seu doutorado, evitando assim o êxodo dos alunos para outras IES. Com a pandemia do COVID-19 em 2020, também vieram grandes desafios para o PPGQ, como a diminuição no número de alunos, aumento da evasão e diminuição da produtividade científica. Estes fatos abalaram a comunidade científica mundial e, atualmente, o Programa vem promovendo distintas atividades no intuito de reduzir os impactos gerados pela pandemia. No Quadriênio 2021-2024 o PPGQ conseguiu subir para o conceito 5 da CAPES, derivado de diversas medidas e resultados alcançados ao longo dos anos, como aumento no número de docentes, aumento de bolsistas produtividade, projetos institucionais aprovados (Manutenção Preventiva FINEP, Manutenção Corretiva FINEP, PRO-INFRA-FINEP), publicação de artigos em revistas de elevado impacto, publicação de patentes, prêmios de destaque (Pesquisador Gaúcho FAPERGS, Químico de Destaque-IUPAC e Jovem Pesquisador da SBQ) e, mais recentemente, a consolidação da internacionalização (CAPES-PrInt-CAPES e Internacionalização das Instituições no RS – FAPERGS) com a presença de alunos e professores estrangeiros no PPGQ.
Em janeiro de 2024 o PPGQ já titulou 167 Mestres e 63 Doutores em Química e vários deles estão atuando no mercado de trabalho como professores, pesquisadores e como químicos em diversos setores industriais. Ainda, o PPGQ como se encontra no interior do RS, oferece oportunidade para alunos se qualificarem no intuito de ir para outras institucionais de ensino e pesquisa, tanto no Brasil quanto no Exterior. Ademais, o PPGQ aderiu ao Exame Unificado de Química (EUQ) da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) no intuito de ampliar a presença de candidatos de outros estados e países, bem como a inserção do Programa no cenário nacional.
Por fim, a possibilidade de formar doutores em Química na UFPel viabilizou a fixação de profissionais qualificados para atuar no ensino e pesquisa em química e que contribuem para soluções para os problemas regionais, catalisando o desenvolvimento da Metade Sul do RS.

Histórico de Coordenadores do PPGQ:
2007-2008 = Eder João Lenardão
2009-2010 = Eder João Lenardão
2011-2012 = Anderson Schwingel Ribeiro
2013-2014 = Diego da Silva Alves
2015-2016 = Diego da Silva Alves
2017-2018 = André Ricardo Fajardo
2019-2020 = André Ricardo Fajardo
2021-2022 = Márcio Santos da Silva
2023-2024 = Márcio Santos da Silva