Início do conteúdo
Por linha de pesquisa

Análise e Controle de Qualidade de Alimentos
Esta linha de pesquisa enfoca o estudo dos alimentos utilizados para manter a saúde e prevenir doenças, conhecidos como alimentos funcionais, fitoquímicos que mostram profundos efeitos fisiológicos, atuando, entre outros, como antioxidantes, imitando hormônios e suprimindo o desenvolvimento de doenças. O estudo de biodisponibilidade de alimentos também faz parte do enfoque dessa linha de pesquisa, em particular relacionado aos nutrientes detectados como problema de saúde pública no país.  Além disso, a linha de pesquisa possibilitará o desenvolvimento de pesquisas em controle de qualidade de alimentos, aperfeiçoando os métodos existentes em busca da melhor condição sanitária para o consumo de alimentos pela população.

Ângela Nunes Moreira
Carla Rosane Barboza Mendonça
Eduarda Hallal Duval
Eliezer Avila Gandra
Elizabete Helbig
Graciele da Silva Campelo Borges
Helayne Aparecida Maieves
Márcia Arocha Gularte
Simone Pieniz

 

Nutrição Básica e Experimental
Esta linha de pesquisa tem como objeto estudos básicos em nutrição, na parte de bioquímica, fisiologia e regulação gênica. São bastante usados modelos animais para intervenções nutricionais, assim como modelos transgênicos para entendimento de rotas fisiológicas importantes e sua interação com a nutrição.

Ângela Nunes Moreira
Augusto Schneider
Carlos Castilho de Barros
Elizabete Helbig
Márcia Arocha Gularte
Paulo Cavalheiro Schenkel
Rejane Giacomelli Tavares
Renata Torres Abib
Sandra Costa Valle
Simone Pieniz

 

Clínica e Epidemiologia Nutricional
Esta linha de pesquisa tem como objeto estudar a prevalência e os aspectos relacionados a deficiências nutricionais na população, com ênfase nas estratégias de ação para minimizar os efeitos da má nutrição. Também serão estudados os processos patológicos relacionados a nutrição e alimentação e a associação de outros fatores tais como a atividade física e redução de hábitos alimentares de risco, contribuindo para a obtenção de um bom estado nutricional.

Carlos Castilho de Barros
Denise Petrucci Gigante
Gicele Costa Mintem
Ludmila Corrêa Muniz
Juliana dos Santos Vaz
Maria Cristina Gonzalez
Renata Moraes Bielemann
Renata Torres Abib
Sandra Costa Valle

Translate