Início do conteúdo
Linhas de Pesquisa

Memória e Identidade Social

Nessa linha estão pesquisas embasadas nas diferentes concepções de memória, do individual ao coletivo, abordando as interfaces entre memória e cultura expressa nos diferentes suportes (materiais, visuais, sonoros) e espaços (museus, memoriais, arquivos, centros de documentação). Fazem parte dessa linha estudos envolvendo a relação entre reivindicações memoriais e busca pelo reconhecimento, processos contemporâneos de conflitos de memória, vitimização e excesso memoriais, dever de memória e papel do Estado, memórias institucionais, memória política, obliterações e esquecimentos, tradição e usos do passado, transmissão de saberes tradicionais, patrimônio imaterial, patrimônio industrial rural e urbano e memórias do trabalho.

 

Instituições de memória e gestão de acervos

Nessa linha desenvolvem-se trabalhos cujas finalidades estejam relacionadas à discussão sobre o papel das instituições de memória no campo do patrimônio, localização, inventário, estudo, planejamento e execução de projetos de conservação de acervos, em seus diversos suportes, considerados como patrimoniais, bem como estudos sobre a proteção legal e constitucional do patrimônio cultural sob os matizes do material e imaterial. Aspectos relacionados ao estudo e aplicabilidade dos procedimentos de conservação e guarda de acervos em ambientes de museus e instituições culturais também serão contemplados nessa linha de pesquisa, assim como a metodologia de viabilização institucional destes projetos (financiamento, relações institucionais no setor público, privado, não governamental e agentes comunitários).

 

Patrimônio, Espaço e Território

Pesquisas com ênfase na cidade como espaço construtor de memória e identidade, associando questões de urbanização, territórios sociais e produção simbólica do espaço através de processos de patrimonialização e reivindicações identitárias. Compreende-se a cidade compondo uma paisagem cultural para a qual concorrem representações da memória em suas diferentes percepções pelo sujeito evocador. Temas como preservação do patrimônio edificado, aparelhos urbanos e locais patrimonializados, conservação e preservação do patrimônio arquitetônico, planejamento ambiental, atividades econômicas em espaços patrimonializados, comércio e centros históricos, ecologia de paisagem, fazem parte dessa linha.

 

Políticas de memória e patrimônio no MERCOSUL

Nessa linha se destaca o histórico das políticas públicas do patrimônio tanto no Brasil quanto na região do Mercosul, problematizando contextos e situações que estabeleçam relações com a contemporaneidade. Pesquisas centradas nas novas concepções patrimoniais, seu tratamento no âmbito das políticas públicas que vinculam memória e patrimônio no Mercosul assim como questões e reflexões amplas sobre a legislação brasileira e hispano-americana voltada para a preservação de bens culturais. Inclui pesquisas sobre politicas de memória e acervos no Mercosul, gestão e agencias da cultura e o patrimônio no Mercosul, colocando ênfase na rede de significados e práticas sociais do patrimônio. O patrimônio como expressão política da memória e como suporte de memória oficial, tem no Cone Sul uma dinâmica própria vinculada aos processos de reivindicação da memória do passado recente, especialmente o relacionado com as Ditaduras, busca pela verdade e Direitos Humanos.