Início do conteúdo
Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas, surge em 2006 com o nível de Mestrado, caudatário de duas experiências anteriores, o Curso de Especialização em Patrimônio Cultural e Conservação de Artefatos, fundado em 1991, no então Instituto de Letras e Artes e da experiência coletiva plasmada no Curso de Especialização em Memória, Identidade e Cultura Material, que funcionou dos anos 2003 até 2005. Em 2013, inaugurou-se o curso de Doutorado, depois de já terem sido diplomados dezenas de Mestres.

A expansão do conceito de patrimônio, os novos usos do passado e um movimento contínuo de políticas de memória e patrimônio, trouxeram novos objetos e novos desafios epistemológicos frente aos quais o PPGMP vem se posicionando constantemente.

No contexto local a cidade de Pelotas e a região na qual se encontra, constituem um circuito geográfico fortemente marcado por uma História militar e política de relevância no sul do Brasil. Palco de inúmeros episódios políticos e econômicos emblemáticos do século XIX, como a Revolução Farroupilha e o ciclo econômico do charque, essa região foi afetada nas primeiras décadas do século XX, por um progressivo processo de recessão econômica, o que ficou refletido no modelo urbano local que, ao contrário de acompanhar o ritmo de modernização de outras regiões brasileiras, manteve elementos da paisagem edificada remanescente do século XIX e inícios do século XX. Se foi o patrimônio edificado responsável por colocar a cidade em destaque pelas iniciativas  no campo da preservação e legislação, por sua vez o patrimônio imaterial constituído em torno da tradição doceira, vem sendo um elemento de articulação da identidade local. Neste contexto o PPGMP surgiu e vem sendo uma referencia importante pelas pesquisas e trabalhos de intervenção que realiza de forma direta e indireta, através de egressos, no âmbito local e regional.

Ao mesmo tempo a proximidade com a fronteira platina foi um estímulo para incentivar estudos no campo das políticas de memória e patrimônio no espaço do MERCOSUL,tendo sido criada uma linha de pesquisa com esta denominação e dentro da qual várias pesquisas, intercâmbios científico e mobilidade acadêmica estão sendo realizadas.

A internacionalização do Programa vem sendo estimulada por essa dimensão MERCOSUL mas igualmente por várias redes de pesquisa e mobilidade que vêm sendo construídas ao longo destes dez anos em vários países do continente americano e também europeu, o que possibilita a participação contínua de professores estrangeiros junto ao PPGMP. Esta internacionalização pode igualmente ser aferida pela procura que o Programa vem tendo por parte de estudantes estrangeiros, oriundos de diferentes países e continente.