Notícias
  • Bolsas de Mestrado e Doutorado para candidatos estrangeiros

    Está disponível no site do CNPq o Edital abaixo que versa sobre Bolsas de Mestrado e Doutorado  para candidatos estrangeiros

    Chamada CNPq PEC-PG Nº 06/2017

    http://cnpq.br/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=7342

    Selecionar estudantes provenientes de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia, conforme listagem no documento em anexo, para realizar sua formação de pós-graduação no Brasil, em todas as áreas do conhecimento, em nível de Mestrado Acadêmico e Doutorado.

  • Missão de Estudos na Argentina

    A comissão de seleção para missões de estudos, referente ao Convênio CAPES CAFP-UBA, informa que estarão abertas as inscrições para alunos e alunas do PPGMP que desejarem concorrer à bolsa de Doutorado Sanduíche na Universidade de Buenos Aires. A duração da bolsa é de três meses e a missão de estudos dever-se-á realizar ainda esse ano. Todos/as doutorandos/as do PPGMP poderão inscrever-se.

    As inscrições estarão abertas de 06/07 a 12/07/2017, no horário das 18h:40 às 22h:00, na secretaria do PPGMP, na Rua Almirante Barroso, 1202.

  • Telefone do PPGMP

    Informamos que o número do telefone de contato atual do PPGMP é o número  (53)32844308

  • Mudança de endereço

    O PPGM em razão da mudança de endereço para o Campus II (R. Alm. Barroso, 1202 – Centro, Pelotas – RS, 96010-280) está temporariamente sem telefone.

    As comunicações devem, portanto, ser feitas por e-mail: giselequevedoppgmspc@gmail.com

    Atendimento no 3º Piso ao lado da Sala 310.

    Horário:

    Segunda, terça, quinta e sexta- 19h as 22h

    Quarta -feira – das 13:45h as 22h.

  • Resultado Seleção Aluno Especial 2017/01

    Encontra-se na aba “Seleção” a lista de alunos especiais selecionados para cursar disciplinas no 1º semestre de 2017 no PPGMP.

    O formulário de matricula está disponível na aba “Seleção”, devem ser preenchidos e enviados via email no dia 06/04/2017.

  • Conferência com Rubén Chababo

    “Museus de Memória na América Latina: ou como se lembrar depois do colapso”

    conferencia-ruben-chababo

    Dia 07/12/2016, 14hrs

    Local: Auditório Campus Museologia/Conservação e Restauro (Canguru)

    PPG Memória Social e Patrimônio Cultural

    Rubén Chababo

    Professor de Literatura da Universidade Nacional de Rosário (1987). Professor do Departamento de Literatura Latino-Americana do século XX da Universidade Nacional de Rosário. Desde janeiro de 2003, dirigiu o Museu da Memória da cidade de Rosario, uma das primeiras instituições de natureza governamental dedicada à reconstrução e valorização das memórias vinculadas aos anos da última ditadura militar na Argentina (1976-1983). Desde Julho de 2005 também dirige o Escritório de Direitos Humanos da cidade de Rosario. Seus trabalhos dedicados aos dilemas da memória em estreita colaboração com os direitos humanos têm sido reunidos em publicações acadêmicas e direcionadas ao público comum. Como professor convidado tem proferido conferências, cursos de especialização e seminários de graduação dedicados à literatura latino-americana e dos Direitos Humanos em universidades argentinas e estrangeiras. É parte de várias comissões e grupos de trabalho dedicados ao desenvolvimento de programas de ações de proteção e de difusão dos direitos humanos no cenário público.

Apresentação

O programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Mestrado/Doutorado, objetiva qualificar profissionais de diversas áreas do conhecimento para atuar em instituições do setor público, privado ou não governamental, respondendo direta ou indiretamente à questões referentes à memória social e ao patrimônio cultural, bem como para atuar nas diferentes instâncias de gestão de memórias, além de vir a promover a valorização da auto-estima das comunidades por meio de suas ações voltadas à preservação da memória social e do patrimônio cultural, envolvendo pesquisa, educação, proteção e intervenção.

Áreas de Concentração

Estudos Interdisciplinares em Memória Social e Patrimônio caracteriza-se pela abordagem integrada de Memória e Patrimônio, no que se refere aos seguintes aspectos: desenvolver projetos de pesquisa e gestão no campo de Memória e Patrimônio; encetar a interdisciplinaridade entre as diferentes habilitações envolvidas, representadas nas áreas de formação e atuação do corpo docente (História Oral, Geografia Urbana, Arquitetura, Materiais de Restauro, Urbanismo, Arqueologia, Antropologia, Artes, Música e Fotografia); abordar as interfaces entre a cultura material (patrimônio tangível) e cultura imaterial (patrimônio intangível) e considerar a indissociabilidade entre o patrimônio cultural e o patrimônio ambiental.

 

Dados Gerais

MESTRADO

Total de créditos: 28 créditos
Duração: 24 meses
Título conferido: Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural

DOUTORADO

Total de créditos: 38 créditos
Duração: 48 meses
Título conferido: Doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural

Coordenação do Curso:
Profª. Drª. Maria Leticia Mazzucchi Ferreira

Fone: 55.53981247104
leticiamazzucchi@gmail.com

Secretaria:
Tec. Adm. Gisele Dutra Quevedo
gisele.quevedo.ppgmspc@gmail.com

 

Local de funcionamento:
R. Alm. Barroso, 1202
Pelotas, Rs, Brasil
96010-280, Centro

(53)32844308

Horário de funcionamento:

Segunda, terça, quinta e sexta- 19h as 22h

Quarta -feira – das 13:45h as 22h.