5 de Dezembro – Dia Mundial do Solo

solo

Dia 5 de dezembro – Dia Mundial do Solo

O solo é considerado a base de sustentação da vida na terra. A produção de alimentos e a qualidade da água dependem do solo. Atualmente, 30% dos solos do Planeta estão degradados ou em processo de degradação. Preocupados com este dado assustador, a FAO instituiu o dia 05 de dezembro o Dia Internacional do Solo e a ONU declarou o ano de 2015 como o Ano Internacional do Solo. É nosso papel, como profissionais da ciência do solo, fomentar o debate e esclarecer a sociedade sobre a importância deste recurso natural para a manutenção sustentável da vida no planeta.

O Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, cuja diretoria atual é formada por professores do Departamento de Solos da FAEM/UFPEL e pesquisadores da Embrapa Clima Temperado estará promovendo em alusão a data, neste dia 05/12, a 46ª Reunião Anual da Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo e Tecido Vegetal dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina – ROLAS RS/SC, a partir de 8:30 horas, na Embrapa Clima Temperado (Sede Cascata). Nesta reunião serão discutidas com os representantes dos mais de 30 Laboratórios de Análise de Solo do RS e SC, as metodologias para a análise de solo e o controle de qualidade das mesmas.

A análise do solo é fundamental para o correto diagnóstico da sua fertilidade e imprescindível para um planejamento das necessidades de fertilizantes e corretivos, evitando o uso destes insumos de forma indiscriminada, que podem resultar na degradação do solo e do meio ambiente.