Visita do Prof. Daniels abre caminho para cooperação internacional

O Departamento de Solos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água e a Rede do Carvão (CNPq) receberam a visita do Prof. W. Lee Daniels da Virginia Polytechnic Institute and State University (Virginia Tech – EUA), ocorrida nos dias 13 e 14 de março, que foi ciceroneada pelos Professores Luiz Fernando Spinelli Pinto e Eloy Antonio Pauletto.

O Prof. Daniels apresentou palestra sobre a Situação Atual e os Desafios na Recuperação de Áreas Degradadas por Mineração nos Estados Unidos, que foi seguida de um proveitoso debate. No mesmo dia deu-se início às tratativas para firmar um projeto de cooperação entre a UFPel e a Virginia Tech, no sentido de viabilizar a mobilidade estudantil em nível de graduação e pós-graduação entre ambas as Instituições.

No dia seguinte foi realizada uma visita à área de mineração da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) em Candiota-RS, onde o Departamento de Solos desenvolve atividades de pesquisa na recuperação de áreas degradadas há mais de dez anos. O Prof. Daniels é líder do grupo de pesquisa “Soil and Landscape Rehabilitation” e coordena a “”, que reúne grupos de pesquisa dos EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália e China.

visita-Daniels