PPG LETRAS seleciona Aluno Especial

Na próxima semana, o Programa de Pós-Graduação em Letras torna público Edital para seleção de Aluno Especial. Para 2017/1, são 55 vagas, distribuídas em seis disciplinas, nas áreas de Estudos da Linguagem e Literatura Comparada, conforme listagem abaixo. As inscrições ocorrem de 27 de março a 12 de abril, na secretaria do Programa, no Campus Porto/Anglo, na rua Gomes Carneiro, no. 1, andar térreo, sala 102. Informações detalhadas no Edital em breve.

Área de Estudos da Linguagem

Disciplina: Fundamentos da Análise de Discurso

Dia/Horário: segunda-feira / 8h às 11h40

Professor: Profa. Dr. Luciana Iost Vinhas

Carga Horária/Créditos: 68h/4 créditos

Ementa: O quadro epistemológico da Análise de Discurso. Do funcionamento linguístico ao funcionamento discursivo. Conceitos básicos do quadro teórico da Análise de Discurso: língua, condições de produção, interdiscurso, intradiscurso, formação discursiva, formação ideológica. O processo de interpelação ideológica. Descrição e interpretação.

Recorte: O funcionamento do discurso na relação entre língua e ideologia pela perspectiva de Michel Pêcheux.

Disciplina: Variação e Mudança Linguística

Dia/Horário: quarta-feira / 8h às 11h40

Professor: Profa. Dr. Maria José Blaskovski Vieira

Carga horária/Créditos: 68h/4 créditos

Ementa: A variação nos estudos da linguagem. Pressupostos e princípios da Sociolinguística Laboviana. Regra variável: modelo estatístico computacional de análise. Variação e mudança linguística a partir da perspectiva laboviana e a partir da perspectiva das Teorias de Uso.

Disciplina: Tópicos Avançados em Linguagem e Educação

Vagas:7

Dia/Horário: quinta-feira / 8h às 11h40

Professor: Profa. Dr. Letícia Richthofen de Freitas

Carga horária/Créditos: 68h/4 créditos

Ementa: A virada linguística e cultural. Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade. O pensamento de Michel Foucault. Pedagogias culturais.

Disciplina: Da epistemologia da teoria da enunciação à proposta de uma metassemântica

Dia/Horário: quinta-feira / 13h30 às 16h50

Professor: Profa. Dr. Daiane Neumann

Carga horária/Créditos: 68h/4 créditos

Ementa: A epistemologia da teoria da enunciação presente na linguística saussureana. Princípios que sustentam o pensamento e a reflexão de Émile Benveniste. Proposta de continuidade do pensamento benvenistiano, através da poética do discurso de Henri Meschonnic.

Área de Literatura Comparada

Disciplina: Tópicos em Literatura e História

Dia/Horário: terça-feira / 8h às 11h40min

Professor: Prof. Dr. Aulus Mandagará Martins

Carga horária/Créditos: 68h/4 créditos

Ementa: Estudo e discussão de tópicos de literatura comparada, na perspectiva das articulações entre literatura e história.

Recorte: A experiência da modernidade na poesia brasileira do século XX.

Disciplina: Literatura e Novos Aportes Teóricos

Dia/Horário: quarta-feira / 19h às 22h20

Professor: Prof. Dr. Eduardo Marks de Marques

Carga horária/Créditos: 68h/4 créditos

Ementa: Apresentação, discussão e aplicação de aportes teóricos mais recentes em estudos literários, tais como: História/Sociologia do Corpo, Estudos de Masculinidade, Estudos Queer, Estudos das Emoções e Estudos do Espaço.

Publicado em 24/03/2017, na categoria Sem categoria.