Apresentação

O Mestrado em História da Universidade Federal de Pelotas, lotado no Instituto de Ciências Humanas, foi aprovado e recomendado pela CAPES em 2009 e teve sua primeira turma em 2010. Tem como área de concentração “Fronteiras e Identidades”. Atualmente conta com duas linhas de pesquisa, “Cultura, Narrativas e Linguagens” e “Sociedade e Relações de Poder”.

O PPGH/UFPel foi o segundo programa de pós-graduação stricto sensu sediado em instituição pública a ser criado no Rio Grande do Sul, e o primeiro programa em História na metade Sul do estado, pavimentando caminho para a expansão do estudo da história nesta região, em uma perspectiva acadêmica e permanente. Até setembro de 2016, o programa totalizou 60 dissertações defendidas.

O curso é resultado do esforço coletivo de professores com formação em História da Universidade Federal de Pelotas em busca de ensino de qualidade e pesquisa inovadora. É composto, no momento, por vinte professores permanentes, quinze dos quais pertencendo ao quadro docente da própria instituição, dois a outras universidades (FURG e UFRGS) e três vinculados na condição de pós-doutorandos (CNPq e CAPES/FAPERGS). O programa conta ainda com uma professora colaboradora. Os professores da instituição vinculam-se a quatro unidades acadêmicas distintas (Centro de Artes, Centro de Letras e Comunicação, Instituto de Ciências Humanas e Faculdade de Administração e Turismo), configurando um conjunto de historiadores com formação interdisciplinar, envolvendo, além da História, Arqueologia, Artes Visuais, Educação, Letras, Sociologia e Turismo.

Muito embora Pelotas, localizada que está no extremo sul do Brasil a pouco mais de cem quilômetros da fronteira, possua vocação histórica e geográfica para desenvolver os estudos atinentes a “fronteiras nacionais”, a problematização da área de concentração não se limita a um entendimento geográfico do tema, açambarcando amplo espectro de reflexões concernentes aos conceitos de fronteira e identidade, entendidos em suas múltiplas possibilidades de interpretação e aplicações, e com abertura para diferentes regiões e períodos da história.

O programa associa-se a quatro periódicos: a Ofícios de Clio, ainda em criação, que é a revista discente dos cursos de História da UFPel; a História em Revista, publicação do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel, editada desde 1994; os Cadernos do LEPAARQ – Textos em Antropologia, Arqueologia e Patrimônio, publicação do Laboratório de Antropologia e Arqueologia da UFPel, editada desde 2004; e a revista Interfaces Brasil/Canadá, publicação oficial da Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN), editada desde 2001.

    Notícias
  • EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL 2017/1

    Está disponível o Edital de Seleção de Aluno Especial 2017/1 para o Programa de Pós-Graduação em História.

    As inscrições ocorrerão de 03 a 07 de abril de 2017.

    Mais informações: http://wp.ufpel.edu.br/prppg/files/2013/10/Edital-de-Aluno-Especial-018-PPG-Hist%C3%B3ria.pdf

  • MATRÍCULA 2017/1

    Prezados/as alunos/as

    Informamos que os dias para matrícula dos ingressantes no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (Processo Seletivo 2017) ocorrerá nos dias 3/03 (sexta-feira) e 06/03 (segunda-feira), na Secretaria do PPGH (Rua Alberto Rosa, 154 – sala 119), no horário das 13h30min às 18h30min.

    Da mesma forma, a rematrícula dos alunos do PPGH ocorrerá nos mesmos dias e horários, também na secretaria do programa.

    Seguem abaixo as disciplinas que serão ministradas em 2017/1.

    Mais informações pelo e-mail ppgh.ufpel@gmail.com

     

  • IV Colóquio Internacional- A Casa Senhorial:Anatomia dos Interiores

    O evento ocorrerá na cidade de Pelotas-RS, no Auditório do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas nos dias 7,8 e 9 de junho de 2017.

    Datas: Envio de resumo da proposta de comunicação (português ou espanhol): até 01 de março de 2017

    Resultado de submissão da proposta de comunicação: até 15 de março de 2017

    Divulgação da programação: até 15 de abril de 2017

    Realização do evento – 7, 8 e 9 de junho de 2017

    Recebimento dos textos finais das comunicações (português ou espanhol) para a editoração dos anais eletrônicos – até 15 de setembro de 2017

    Inscrições: Propostas de Comunicação: A ficha de inscrição e o resumo deverão ser enviados até o dia 01 de março de 2017 para o e-mail: casasenhorialpelotas@gmail.com

    Inscrições para ouvintes – gratuitas – serão realizadas no período de 15 de abril a 6 de junho de 2017, na Secretaria dos Cursos de Pós-Graduação em Artes do CA/UFPel, sala 320 da Unidade. Ou através do e-mail: posgraduacao.artes@gmail.com

    Informações: posgraduacao.artes@gmail.com

    Telefone: (53) 3284-5512

    Visite o site do evento: http://vcoloquiosenhorial.wixsite.com/ivcoloquiosenhorial

    Facebook do evento: https://www.facebook.com/IVCICS/

  • Local Arguição-Seleção 2017

    A arguição ocorrerá na sala 103, do Prédio do Instituto de Ciências Humanas, localizado na Rua Cel. Alberto Rosa, 154  no Centro de Pelotas.

    O primeiro grupo (das 8h às 12h) será composto pelos candidatos com inscrições de 01 a 16. Do segundo grupo (a partir das 13h30min) constam os candidatos com inscrições entre 17 e 34.A arguição ocorrerá por ordem crescente do número de inscrição do candidato.

  • Arguição-Processo Seletivo

    As entrevistas ocorrerão no dia 18 de novembro a partir das 8h, no prédio do Instituto de Ciências Humanas, sendo a sala divulgada em  breve.

    O primeiro grupo (das 8h às 12h) será composto pelos candidatos com inscrições de 01 a 16. Do segundo grupo (a partir das 13h30min) constam os candidatos com inscrições entre 17 e 34.A arguição ocorrerá por ordem crescente do número de inscrição do candidato.