Início do conteúdo
Disciplinas
  • Entomologia I (Obrigatória) – Prof. Flávio Roberto Mello Garcia – 4 Créditos

Importância, diversidade dos insetos. Reprodução. Desenvolvimento e ciclos de vida. Sistemática dos Insetos e Fisiologia. Biogeografia e a evolução dos insetos. Estudo de Entognatha (Collembola, Diplura e Protura). Bionomia das ordens: Archaegnatha, Zyngentoma, Ephemeroptera, Odonata, Plecoptera, Dermaptera, Embioptera, Zoraptera, Orthoptera, Phasmatodea, Grylloblatodea, Mantophasmatodea, Mantódea, Blattodea, Isoptera, Psocoptera, Phthiraptera, Thysanoptera, e Hemiptera.

  • Entomologia II (Obrigatória) – Prof. Rodrigo Ferreira Krüger – 4 Créditos

Estudo das Ordens de Endopterygota incluindo caracteres gerais, morfologia da cabeça, tórax e abdome e notas sobre biologia. Identificação das principais famílias das Ordens.

  • Seminários I (Obrigatória) – Prof. Uemerson Silva da Cunha – 2 Créditos

Os alunos apresentarão um seminário, durante o seu Curso de Mestrado, referente ao projeto de dissertação. Paralelamente aos seminários do corpo discente serão apresentados seminários por pesquisadores e profissionais de Entomologia ou áreas afins.

  • Seminários II (Obrigatória) – Prof. Uemerson Silva da Cunha – 2 Créditos

Os alunos apresentarão um seminário, durante o seu Curso de Mestrado, referente aos resultados da dissertação (pré-dissertação). Paralelamente aos seminários do corpo discente serão apresentados seminários por pesquisadores e profissionais de Entomologia ou áreas afins.

  • Estrutura e Função dos Insetos (Optativa) – Prof. Anderson Dionei Grützmacher – 4 Créditos

Apresentar as bases anatômicas e fisiológicas dos insetos do ponto de vista adaptativo, incluindo forma e função do tegumento e processo de ecdise; reprodução, desenvolvimento embrionário e metamorfose; processos neuronais e órgãos sensoriais; sistema glandular e secreções; nutrição e digestão; processo integrados de excreção, circulação e respiração; aparelhos reprodutores e órgãos anexos.

  • Taxonomia de Insetos (Obrigatória) – Prof. Flávio Roberto Mello Garcia – 4 Créditos

Apresentação dos funsamentos da taxonomia e das regras internacionais de nomenclatura zoológica. Importância prática da taxonomia para o manejo integrado de pragas (MIP), sistemática, biogeografia e outros fins de pesquisa. Preparação de estruturas anátomo-morfológicas visando o processo de identificação, manutenção e preservação de amostras que se destinam a coleções entomológicas. Abordagem de ferramentas para a caracterização morfológica e classificação de insetos nas Ordens mais abundantes.

  • Orientação de Dissertação I (Optativa) – Prof. Flávio Roberto Mello Garcia – 1 Crédito

Orientação de trabalho sistemático do pós-graduando com seu orientador em torno do tema específico da
dissertação.

  • Orientação de Dissertação II (Optativa) – Prof. Flávio Roberto Mello Garcia – 1 Crédito

Orientação de trabalho sistemático do pós-graduando com seu orientador em torno do tema específico da
dissertação.

  • Docência Orientada (Optativa) – Prof. Flávio Roberto Mello Garcia – 1 Crédito

Desenvolvimento de atividade de apoio à docência em disciplinas correlatas à área de formação do aluno
de Pós-graduação e ministrada nos curso de Graduação em Ciências Biológicas e/ou Agronomia. As atividades a serem desenvolvidas compreenderão: auxílio ao professor responsável pela disciplina no preparo e ministério de aulas práticas e/ou teóricas; elaboração, aplicação e correção de listas de exercícios, responsabilidade por plantão de dúvidas, aulas de reforço aos alunos das referidas disciplinas e outras atividades correlatas.

  • Manejo Integrado de Pragas (Optativa) – Profª. Ana Paula Schneid Afonso da Rosa – 4 Créditos

Apresentação do histórico e conceitos básicos em manejo integrado de pragas (MIP); discussão sobre as principais táticas e estratégias de controle, dentro da perspectiva de integração, para desenvolver e adotar o MIP nos cultivos agrícolas, de modo a evitar os danos econômicos, os efeitos negativos da aplicação de agroquímicos e contaminação do aplicador, ambiente e alimento, respeitando o meio ambiente.

  • Insetos Imaturos (Optativa) – Profª. Élvia Elena Silveira Vianna – 3 Créditos

A disciplina objetiva oportunizar a coleta e identificação de diferentes taxa de insetos imaturos correlacionando-os as estratégias ecológicas, bionômicas e nutricionais determinantes no sucesso populacionaldos mesmo em grande diversidade de habitats; compreender a interação dos fatores bióticos e abióticos ao estabelecimento e proliferação de populações de insetos na antropobiocenose e agrobiocenose, bem como, o papel de indicador biológico em ambientes conservados e impactados e o manejo de populações de espécies em status de praga.

  • Comportamento dos Insetos (Optativa) – Prof. Edison Zefa – 3 Créditos

A disciplina tem por objetivo fornecer as bases biológicas sobre o comportamento dos insetos, incluindo anatomia e fisiologia sensorial; locomoção, orientação, dispersão e termorregulação; alimentação; comunicação química, mecânica, acústica e visual; defesa, comportamento reprodutivo; comportamento social.

  • Microorganismos Entomopatogênicos (Optativa) – Prof. Eduardo Bernardi – 4 Créditos

Noções gerais de controle microbiano de pragas; estudos dos agentes de controle microbiano de insetos; modo de ação dos microrganismos entomopatogênicos; mecanismos de defesa dos insetos frente aos microrganismos patogênicos; fatores bióticos e abióticos que afetam os microrganismos biocontroladores; métodos utilizados nos estudos de laboratório (isolamento, identificação, quantificação de microrganismos, preservação; controle de qualidade e multiplicação de agentes de biocontrole); técnicas de produção e formulação de entomopatógenos; programas de controle microbiano de pragas; implicações do controle microbiano no manejo integrado de pragas.

  • Métodos de Coleta, Preservação e Manutenção de Insetos (Optativa) – Prof. Edison Zefa – 3 Créditos

Tipos de coleta, iscas e armadilhas. Preservação e estocagem de insetos. Montagem. Etiquetagem. Organização e manutenção de coleções. Preservação de material. Curadoria e Legislação sobre coleta e transporte de material biológico.

  • Manejo Ecológico de Pragas (Optativa) – Prof. Paulo Bretanha Ribeiro – 3 Créditos

Instrodução ao estudo dos insetos, com características gerais, taxonomia e bionomia. O equilíbrio biológico na natureza. Controle biológico natural. Bases de manejo ecológico de pragas. Comunicação química de insetos. Agentes de controle biológico. Biologia de inimigos de insetos. Técnicas para criação de insetos.

  • Análise de Dados Biológicos (Optativa) – Prof. Rodrigo Ferreira Krüger – 3 Créditos

Introdução, uma introdução a probabilidade, a construção de tabelas para análise no sistema R, a análise de variáveis independentes qualitativas, as co-variáveis, a falsa réplica em dados ecológicos, análise de dados de contagem, simplificação de modelos, a análise de contrastes, análise de dados de proporções e binários (Erros Binomiais), análise de dados com Erros Multiplicativos; Dados não-paramétricos.