Início do conteúdo
Ingresso 2015/1

Boaventura Lobo Centeno Filho

  • Orientador: Dr. Rodrigo Ferreira Krüger
  • Co-orientador: Dr. Hugo Amaral
  • Projeto de Pesquisa: Discriminação de espécies e suas populações do gênero Tabanus (Diptera: Tabanidae) através da Morfometria Geométrica, coletados na Planície Costeira do Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Resumo: Os insetos da família Tabanidae (Diptera), popularmente chamados de mutucas, em geral, são cosmopolitas. As fêmeas se alimentam de sangue e transmitem agentes de interesse zoossanitários como vermes filarioides e patógenos como vírus, protozoários e bactérias para a corrente sanguínea do hospedeiro. Portanto, possuem importância como vetores de doenças como antraz, diversas tripanossomíases, filarioses e outras graves incidências parasitárias que atingem animais silvestres, animais domésticos e também ao homem. Entre os tabanídeos, o gênero Tabanus possui centenas de espécies, sendo 191 na região Neotropical. Estas espécies geralmente podem ser discriminadas de acordo com chaves taxonômicas morfológicas. No entanto, Tabanus triangulum e Tabanus occidentalis são consideradas crípticas entre si por este método. Por isso, utiliza-se a morfometria geométrica como uma ferramenta complementar na taxonomia e determinação correta das espécies. Neste estudo se avaliou dois níveis de diferenciações, interespecificamente e intraespecificamente, com os exemplares de T. triangulum e T. occidentalis, coletados previamente na Planície Costeira do Rio Grande do Sul, cujas asas foram separadas do tórax e fotografadas em Estereoscópio Óptico (Olympus) para configurar e digitalizar marcos anatômicos (Tipo I) via cross-veins das asas. Em seguida, métodos como Análise dos Componentes Principais (PCA), Análise das Variáveis Canônicas (CVA), Análise Discriminante (AD) e Análise da Regressão e Alometria foram utilizados para elucidar se há diferença interespecífica e não há diferença intraespecífica quanto a forma da asa, como esperado. Constatou-se que T. triangulum e T. occidentalis apresentam forma da asa das asas diferentes entre si. A análise intraespecífica das localidades R1 (Arroio Pelotas, Arroio Corrientes e Arroio Grande) e R5 (Parque Nacional da Lagoa do Peixe) de T. triangulum apresentou diferenças significantes entre si, assim como todas as localidades de T. occidentalis. A morfometria geométrica é eficiente para discriminar espécies e localidades de Tabanidae, além de ser uma técnica taxonômica rápida, econômica.
  • Palavras-chave: cross-veins; marcos anatômicos; mutucas; T. occidentalis; morfometria geométrica.
  • Download (PDF)

Fabrício Oliveira Fernandes

  • Orientadora: Drª. Ana Paula Schneid Afonso da Rosa
  • Co-orientador: José Francisco da Silva Martins
  • Projeto de Pesquisa: Desempenho de cultivares de milho e soja para resistência a Noctuídeos e Pentatomídeos e análise economica.
  • Resumo: Na cultura do milho o principal inseto desfolhador é Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) que causa grandes prejuízos. Na cultura da soja as principais espécies de pragas que atacam a cultura são as lagartas desfolhadoras Anticarsia gemmatalis (Hübner, 1818) (Lepidoptera: Noctuidae), Chrysodeixis includens (Walker, 1858) (Lepidoptera: Noctuidae) e Helicoverpa spp. causando danos tanto na parte foliar quanto nas reprodutivas. E como sugadores, temos os percevejos Nezara viridula (Linnaeus, 1758) (Hemiptera: Pentatomidae), Euschistus heros (Fabricius, 1798) (Hemiptera: Pentatomidae) e Piezodorus guildinii (Westwood, 1837) (Hemiptera: Pentatomidae) que causam danos diretos atacando os grãos. O objetivo do presente trabalho foi determinar o potencial de cultivares resistentes a insetos-pragas do milho e soja que ocorrem em sistemas agrícolas de terras baixas. Os experimentos foram conduzidos na Embrapa Clima Temperado. Foram realizados ensaios de biologia, bioensaios com inseticidas para S. frugiperda. Para A. gemmatalis foram realizados biensaios com inseticidas. À campo foram utilizados as cultivares de milho AG 9045 convencional e AG 9045 PRO2 isolinha Bt, conduzidos de acordo com as recomendações técnicas. A aplicação de inseticidas foi realizada quando atingido o índice de 10% de plantas atacadas por S. frugiperda. Avaliou-se componentes do rendimento. Para a cultura da soja foi avaliada a ocorrência de insetos nas cultivares de soja convencional BMX Potência e nas isolinhas Bt, BMX Vanguarda e BMX Ponta. Foram avaliados o número de lagartas e percevejos através do pano de batida. O monitoramento de S. frugiperda e H. armigera foi realizado com armadilhas com feromônio sexual sintético. Ao final do trabalho realizou-se análise econômica da cultura do milho e soja. S. frugiperda na cultivar AG 9045 convencional apresentou 5 instares e para a cultivar AG 9045 PRO2 isolinha Bt 6 instares. Nos testes de inseticidas em laboratório, campo, produtividade e análise econômica o melhor resultado foi quando se utilizou clofenapir + zeta-cipermetrina. No milho e na soja as cultivares convencionais AG 9045 e BMX Potência apresentaram quantidade maior de lagartas. Em relação à produtividade e lucro a cultivar Bt AG 9045 PRO 2 e BMX Potência se mostraram mais produtiva/lucrativa. De acordo com o monitoramento de S. frugiperda e H. armigera temperaturas altas, umidade relativa adequada e precipitação bem distribuída contribuiram para maior ocorrência desses insetos.
  • Palavras-chave: lagartas desfolhadoras, percevejos, Zea mays, Glycine max.
  • Download (PDF)

Liliane Nachtigall Martins

  • Orientador: Dr. Flávio Roberto Mello Garcia
  • Co-orientador: Prof. Dr. Fábio Pereira Leivas Leite
  • Co-orientadora: Dra. Adrise Medeiros Nunes
  • Projeto de Pesquisa: Efeito de variedades de Bacillus thuringiensis no controle de Anastrepha fraterculus (Wied., 1830) em laboratório.
  • Resumo: Anastrepha fraterculus (Wied., 1830) (Diptera: Tephritidae) é uma das principais pragas da fruticultura na América do Sul e de importância quarentenária para outros continentes. Considerando que o controle é realizado predominantemente através de controle químico, que pode acarretar problemas de contaminação ambiental, de saúde humana, sociais e econômicos, torna-se necessário o estabelecimento de técnicas alternativas de controle. O entomopatógeno Bacillus thuringiensis vem sendo utilizado separadamente ou associado a outras formas de controle no Manejo Integrado de Pragas. Neste contexto o objetivo deste trabalho foi verificar os efeitos dessa bactéria no controle de imaturos e adultos da mosca-das-frutas sul-americana. Para tanto, foram testadas três variedades de B. thuringiensis var. israelensis (Bti), kurstaki (Btk) e oswaldocruzi (Bto) em três diferentes concentrações (2×107, 108 e 109 UFC mL-1) na dieta artificial de imaturos de A. fraterculus e foi verificado seu efeito em larvas, pupas e adultos. Foi adicionado solução bacteriana (1×109 UFC mL-1) a três tipos de atrativos alimentares (Bioanastrepha a 5%, calda de pêssego 50% e Ceratrap®). Os resultados obtidos neste estudo demonstraram que ocorre um aumento na mortalidade larval com aplicação de maiores concentrações de suspensão de Bto com eficiência de 81,26%. O Ceratrap® em mistura com Bti teve uma eficiência de controle de 100% dos adultos em um período de sete dias. Conclui-se que ao colocar bactéria na dieta artificial a variedade que mais causou eficiência no controle de imaturos foi Bto e que misturando Bti Ceratrap® obtém uma eficiência de 100% no controle dos adultos.
  • Palavras-chave: Tephritidae, controle biológico, entomopatógeno, atrativos alimentares.
  • Download (PDF)

Luana Amaral dos Santos

  • Orientador: Dr. Flávio Roberto Mello Garcia
  • Co-orientador: Prof. Dr. Marco Silva Gottschalk
  • Co-orientadora: Profª. Drª. Monica Laner Blauth
  • Projeto de Pesquisa: Modelagem de distribuição potencial e de nicho ecológico da espécie invasora Drosophila suzukii (Diptera, Drosophilidae)
  • Resumo: Drosophila suzukii (Matsumura,1931) usa frutos intactos como local de oviposição e substrato para desenvolvimento larval. Originária no Sudoeste da Ásia, desde 2008 ela tem sido registrada em diferentes localidades da Europa e América do Norte e, a partir de 2013, na América do Sul. É uma espécie de expansão rápida e sua dispersão pode ser reflexo de alterações na sua capacidade de invasão e de adaptação, podendo envolver mudanças evolutivas do nicho ecológico. O objetivo deste estudo foi determinar a distribuição potencial mundial de D. suzukii e avaliar se sua expansão distribucional ocorreu por mudanças do nicho ecológico. Registros de ocorrência desta espécie foram obtidos através de levantamento bibliográfico, onde 407 localidades foram registradas em todo o mundo, as quais foram utilizadas para avaliar a distribuição potencial de D. suzukii através do uso dos algoritmos Maximum Entropy Modeling (MaxEnt) e Genetic Algorithm for Ruleset Production (GARP). Foram utilizadas variáveis bioclimáticas na modelagem, obtidas do banco de dados WorldClim Global Climate Database, sendo selecionadas dez delas. O desempenho preditivo dos modelos gerados foi avaliado por meio da reconstrução de 1000 réplicas com 50% dos pontos reservados para teste. A acurácia do modelo foi verificada com o cálculo da área sob a curvas ROC (Receiver Operating Characteristic). A distribuição geográfica potencial observada foi similar para ambos algoritmos e bons desempenhos foram obtidos. A projeção da distribuição potencial da espécie corrobora seus registros na Ásia, Europa, América do Norte e do Sul e mostram possibilidade de expansão para os continentes Africano e Oceania. As regiões temperadas e subtropicais mostram-se mais propícias ao estabelecimento da espécie. Quatro variáveis apresentaram maior importância para a geração do modelo MaxEnt: as temperaturas médias anual, da máxima do mês mais quente, do trimestre mais frio e a precipitação anual média, sendo esta última de grande relevância no modelo. Para testar a hipótese de conservadorismo do nicho ecológico durante o processo de invasão, utilizamos 184 ocorrência no sudeste asiático para realizar a modelagem do nicho com os algoritmos MaxEnt e GARP com 28 variáveis bioclimáticas do WorldClim e extrapolamos o resultado para o globo. A avaliação da extrapolação foi realizada por um teste de sensibilidade com os registros de ocorrência mundial. Também comparamos os valores das variáveis bioclimáticas nos pontos de ocorrência da espécie através de uma análise de componentes principais. Ambos modelos apresentaram bons desempenhos, e indicam que D. suzukii expandiu sua distribuição em áreas similares à nativa, com clima temperado quente e frio, com verões e invernos bem definidos, sendo os verões úmidos. Ela expandiu sua distribuição também para áreas com clima Tropical com chuvas no verão ou fortes precipitações ao longo do ano e com clima Temperado com precipitação concentrada nos meses mais frios, ao invés de nos meses mais quentes ou ao longo de todo o ano. Observamos que os ambientes nas áreas nativas (Sudeste asiático) são diferentes dos das áreas introduzidas, sugerindo mudança de nicho. A espécie, tem ampliado seu nicho abiótico mundialmente e está colonizando e sobrevivendo em áreas com diferentes regimes hídricos.
  • Palavras-chave: Drosófila da asa manchada, fruticultura, mudança de nicho, praga agrícola.
  • Download (PDF)

Marcelo Pinheiro Orsini

  • Orientador: Dr. Edison Zefa
  • Projeto de Pesquisa: Taxonomia e Bioacústica de duas espécies de Miogryllus Saussure, 1877 (Orthoptera, Gryllidae, Gryllinae) do Rio Grande do Sul, Brasil
  • Resumo: Miogryllus Saussure, 1877 possui atualmente 21 espécies válidas presentes na Região Neotropical e Neártica, com taxonomia complexa devido a grande variabilidade intraespecífica. Para resolver o problema taxonômico das espécies do gênero seria necessária a coleta e descrição ou redescrição das espécies. O objetivo desse trabalho foi descrever uma nova espécie de Miogryllus do município de Itaqui, RS, com base em caracteres morfológicos e bioacústicos e caracterizar a morfologia e o repertório acústico de M. piracicabensis Piza, 1960 que ocorre no município de Capão do Leão, RS. Os indivíduos de Itaqui, RS, (29°48’4.870”S, 56°32’27.190”W) foram coletados em 15/01/2015, e M. piracicabensis em outubro e novembro de 2007, e em abril de 2015 e 2016, nos municípios de Capão do Leão (31º48’55.13”S, 52º25’59.67”W) e Pelotas. Os indivíduos foram analisados morfologicamente, com destaque ao complexo fálico e às tégminas, bem como tiveram o som de chamado empregado como caráter taxonômico. As estruturas foram fotografadas em lupa Zeiss Discovery V20, e os sinais acústicos registrados com gravador ARES ML e microfone NM-MICS II e analisados no Software Avisoft SasLab Lite. Miogryllus itaquiensis sp. n. apresenta como características diagnósticas a cabeça com largura menor que o pronoto; tégminas cobrindo mais de 2/3 do abdome e som de chamado incluindo chirp e trill; M. piracicabensis Piza, 1960 apresenta genitália e morfologia semelhante à M. itaquiensis sp. n., diferindo pela cabeça mais escura e mais larga que o pronoto; mancha esbranquiçada contornando posteriormente o escapo e seguindo a margem interna do contorno dos olhos; sutura ecdisial esbranquiçada; quinto palpômero maxilar com linha pigmentar diagonal; região lateral do pronoto com um banda escura; tímpano interno menor que o externo; som de chamado composto por chirps; ocorrem variações no som de chamado de M. piracicabensis. O repertório acústico de M. piracicabensis inclui o som de chamado, corte e agressividade, sendo que o som de chamado apresenta parâmetros regulares por ser responsável pelo reconhecimento específico.
  • Palavras-chave: Ensifera; inseto; grilo; som de chamado; genitália, tégmina, sistemática.
  • Download (PDF)