Linhas e Áreas de Concentração

Abaixo as Áreas de Concentração e as Linhas de Pesquisa para os cursos de Mestrado e Doutorado:

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: BIODINÂMICA DO MOVIMENTO HUMANO

A área de “Biodinâmica do Movimento Humano” engloba as pesquisas que visam compreender os efeitos da atividade física e do exercício físico em nível populacional e individual.
No nível populacional são descritos os níveis de atividade física e tendências temporais, seus determinantes e consequências e intervenções de promoção da atividade física. No nível individual, os ajustes orgânicos proporcionados pelo exercício físico são avaliados e busca-se compreender os efeitos de diferentes metodologias de exercício físico, visando o aumento do desempenho físico e esportivo.

LINHAS DE PESQUISAS DESTA ÁREA:

• Epidemiologia da Atividade Física

A linha de pesquisa “Epidemiologia da Atividade Física” prioriza quatro eixos de estudos: (a) determinação da prevalência de atividade física e tendências temporais; (b) estudo dos determinantes da prática de atividade física; (c) estudo das consequências da prática de atividade física; (d) desenvolvimento e avaliação de intervenções de promoção da atividade física.

– Dr. Felipe Fossati Reichert
– Dr. Fernando Carlos Vinholes Siqueira
– Dr. Inácio Crochemore Mohnsam da Silva
– Dr. Marcelo Cozzensa da Silva
– Dr. Marlos Rodrigues Domingues
– Dr. Pedro Rodrigues Curi Hallal

• Exercício Físico para promoção de saúde

A linha de pesquisa “Exercício Físico para a Promoção de Saúde” estuda os efeitos de diferentes modelos de exercício físico, através de estudos experimentais e observacionais, em marcadores de saúde.

– Dra. Cristine Lima Alberton
– Dr. Gabriel Gustavo Bergmann
– Dr. Marcelo Cozzensa da Silva
– Dr. Rafael Bueno Orcy
– Dra. Stephanie Santana Pinto

• Desempenho e Metabolismo Humano

A linha de pesquisa “Desempenho e Metabolismo Humano” estuda os efeitos agudos e crônicos do exercício físico, do nível de aptidão física e da capacidade funcional, visando ao aumento do desempenho físico e/ou esportivo. Adicionalmente, investiga marcadores psicobiológicos da carga de treino e suas relações com o desempenho.

– Dr. Eraldo dos Santos Pinheiro
– Dr. Fabrício Boscolo Del Vecchio
– Dr. Felipe Fossati Reichert
– Dr. Gustavo Dias Ferreira
– Dr. Marlos Rodrigues Domingues
– Dr. Rafael Bueno Orcy

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: MOVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

A área de concentração “Movimento Humano, Educação e Sociedade” engloba as pesquisas que visam compreender os processos comportamentais, em termos de controle e aprendizagem motora, os aspectos socioculturais do esporte e da saúde, a formação profissional e a prática pedagógica, assim como possibilidades de intervenção na educação formal e não formal.

LINHAS DE PESQUISA DESTA ÁREA:

• Estudos Socioculturais do Esporte e da Saúde

A linha de pesquisa “Estudos Socioculturais do Esporte e da Saúde” prioriza estudos que tratam de temas socioculturais da saúde, o Esporte Moderno na perspectiva das ciências humanas, os diferentes enfoques e conceito relativos à promoção da saúde e também estudos no campo da epistemologia da Educação Física.

– Dr Alan Goulart Knuth
– Dr. Inácio Crochemore Mohnsam da Silva
– Dr. Luiz Carlos Rigo
– Dr. Pedro Rodrigues Curi Hallal

• Comportamento Motor

A linha de pesquisa “Comportamento Motor” tem como foco a pesquisa em comportamento motor, utilizando-se principalmente de uma abordagem psicológica com o fim de avançar a compreensão das várias dimensões ligadas ao desempenho, à aprendizagem e ao desenvolvimento motor.

– Dra. Priscila Lopes Cardozo
– Dr. Ricardo Drews
– Dr. Rodolfo Novelino Benda
– Dra. Suzete Chiviacowsky Clark

• Formação Profissional e Prática Pedagógica

A linha de pesquisa “Formação Profissional e Prática Pedagógica”, dividida em duas sublinhas, prioriza estudos relacionados à formação do profissional de Educação Física, o papel da Educação Física como disciplina, a escola como local de formação e de produção do conhecimento, bem como as relações econômicas e socioculturais da Educação Física escolar e não escolar.

• Sub-linha Formação profissional e prática pedagógica na escola

– Dra. Franciele Roos da Silva Ilha
– Dr. Giovanni Felipe Ernst Frizzo
– Dr. Luiz Carlos Rigo