Início do conteúdo
Defesas 2015
36. Gileine Garcia de Mattos – Defendeu em 31/12/2015
Ensino de Química e Saberes Populares em uma Escola do Campo.
Palavras-chave: Currículo. Intervenção didática. Aprendizagem significativa.
Orientação: Profª. Drª. Maira Ferreira
Repositório Institucional da UFPel
35. Gabriela Rodrigues Manzke – Defendeu em 17/12/2015
O Curso Técnico Em Agropecuária Do CaVG: um estudo de caso acerca da percepção do professorado em relação ao princípio integrador. Palavras-chave: ensino de Biologia, ensino médio integrado, princípio integrador, ensino técnico, estudo de caso
Orientação: Prof. Dr. Robledo Lima Gil
Repositório Institucional da UFPel
34. Caciele Guerch Gindri de Bastos – Defendeu em 09/12/2015
Iniciando a Docência: a construção do perfil profissional na visão dos futuros professores de ciências da UFPEL. Palavras-chave: Formação de Professores de ciências; saberes docentes; perfil docente; Estágios Supervisionados
Orientação: Prof. Dr. Robledo Lima Gil
Repositório Institucional da UFPel
33. Cristina Scaglioni Peres – Defendeu em 01/12/2015
Os desafios do Ensino Médio Politécnico na visão de uma gestora e de alguns docentes: um estudo de caso.
Palavras-chave: ensino médio politécnico, reestruturação curricular, trabalho docente
Orientação: Profª. Drª. Denise Nascimento Silveira
Repositório Institucional da UFPel
32. Thiago Tavares Borchardt – Defendeu em 29/10/2015
A Sociedade Educativa e a Subjetivação de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais da Educação Básica. Palavras-chave: formação de professores, pedagogia, formas de subjetivação, ensino de matemática
Orientação: Profª. Drª. Márcia Souza da Fonseca
Repositório Institucional da UFPel
31. Ester Vellar Krause – Defendeu em 28/10/2015
O Estágio Curricular Supervisionado na Licenciatura de Matemática: um estudo sobre a formação de futuros professores. Palavras-chave: formação de professores, Estágio Curricular Supervisionado, universidade, escola, narrativas
Orientação: Profª. Drª. Denise Nascimento Silveira
Repositório Institucional da UFPel
30. Tanise Gomes – Defendeu em 23/10/2015
Professores Novatos de Ciências Superando Obstáculos.
Palavras-chave: professor novato, inserção, modelos didáticos, conhecimento profissional docente.
Orientação: Prof. Dr. Verno Krüger
Repositório Institucional da UFPel
29. Renata Portugal Oliveira – Defendeu em 03/07/2015
O Ensino da Evolução Biológica sob a Perspectiva da Construção do Conhecimento. Palavras-chave: Evolução Biológica, construção do conhecimento, Epistemologia Genética, mudança conceitual, ensino-aprendizagem
Orientação: Profª. Drª. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez
Co-orientação: Prof. Dr. César Jaeger Drehmer
Repositório Institucional da UFPel
28. Edimilson Antonio Bravo Porto – Defendeu em 03/07/2015
CTS: uma abordagem possível no Ensino de Química para o ensino profissionalizante. Palavras-chave: ensino de Química, CTS, educação profissional
Orientação: Prof. Dr. Verno Krüger
Repositório Institucional da UFPel
27. Stefany Hepp Wieth – Defendeu em 20/05/2015
 As Potencialidades Pedagógicas da Fotografia como Interface entre Mídias e Tecnologias no Ensino e na Aprendizagem da Biologia. Palavras-chave: Educação, ensino e aprendizagem de Botânica, fotografia, mídias e tecnologias
Orientação: Profª. Drª. Carla Gonçalves Rodrigues
Repositório Institucional da UFPel
26. Adriana Silva da Silveira Nunes Vieira – Defendeu em 15/05/2015
Tecnologias da Informação e Comunicação no Contexto Escolar, os Laptops Auxiliando na Aprendizagem da Matemática. Palavras-chave: Tecnologia, interação, mudança, socialização
Orientação: Prof. Dr. André Luis Andrejew Ferreira
Repositório Institucional da UFPel / Software
25. Flávia de Nobre Capelo – Defendeu em 06/03/2015
O Ensino de Ciências no 9º ano do Ensino Fundamental: uma proposição de desfragmentação do currículo. Palavras-chave: Currículo, Ensino de Ciências, desfragmentação e contextualização curricular, Unidades didáticas
Orientação: Profª. Drª. Maira Ferreira
Repositório Institucional da UFPel