Início do conteúdo
Defesas 2014
24. Raquel Martins Araújo – Defendeu em 10/11/2014
O Uso de uma Plataforma de Ensino na Aprendizagem dos Sujeitos da Geração Homo Zappiens: uma experiência matemática. Palavras-chave: ambientes virtuais de aprendizagem, aprendizagem matemática, imigrantes e nativos digitais, homo zappiens, conectivismo
Orientação: Profª. Drª. Denise Nascimento Silveira
Repositório Institucional da UFPel
23. Gilson Leandro Pacheco Alves – Defendeu em 01/07/2014
A Matemática de Concreto: o trabalho com ângulos na construção civil com vistas a uma intervenção didática na Educação Básica.
Palavras-chave: contextualização, cultura, etnomatemática
Orientação: Prof. Dr. André Luis Andrejew Ferreira
Repositório Institucional da UFPel
22.Liliam Rosa Ferreira Silva – Defendeu em 27/06/2014
Formação Continuada: algumas compreensões sobre o processo formativo a partir das concepções dos professores de ciências.
Palavras-chave: formação continuada, prática pedagógica, ensino de Ciências
Orientação: Profª. Drª. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez
Co-orientação: Prof. Dr. Robledo Lima Gil
Repositório Institucional da UFPel
21. Daniela Renata Jacobsen – Defendeu em 16/05/2014
JOGOS SOCIAIS: aprendendo equações matemáticas de 1º grau através do jogo social “Criminal Case” no Facebook.
Palavras-chave: aprendizagem, Equações Matemáticas, jogos sociais, rede social, Facebook
Orientação: Profª. Drª. Rosária Ilgenfritz Sperotto
Repositório Institucional da UFPel
20. Cláudia Escalante Medeiros – Defendeu em 16/05/2014
Uma Proposta para o Ensino de Química em Busca da Superação dos Obstáculos Epistemológicos. Palavras-chave: ensino de Química, obstáculos epistemológicos, metodologias inovadoras
Orientação: Profª. Drª. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez
Repositório Institucional da UFPel
19. Magda Rosane Nunes Corrêa – Defendeu em 30/04/2014
Um Olhar “pibidiano” sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores Supervisores do PIBID/UFPel. Palavras-chave: professores-supervisores, PIBID/UFPel, desenvolvimento profissional
Orientação: Prof. Dr. Verno Krüger
Repositório Institucional da UFPel
18. Rosalina Vieira dos Anjos – Defendeu em 11/04/2014
Um Estudo de Caso sobre uma Possibilidade para o Ensino de Matemática na EJA Juvenilizada. Palavras-chave: EJA, juvenilização, aprendizagem significativa, relação do jovem com o saber, Modelagem Matemática
Orientação: Profª. Drª. Denise Nascimento Silveira
Repositório Institucional da UFPel
17. Letícia de Queiroz Maffei – Defendeu em 10/04/2014
Clube de Matemática: jogando com múltiplas inteligências. Palavras-chave: Clube da Matemática, inteligências múltiplas, jogos, Origami
Orientação: Profª. Drª. Maria de Fátima Duarte Martins
Repositório Institucional da UFPel
16. Stela Maris de Souza Stein – Defendeu em 31/03/2014
Traços Geométricos como Manifestação Sociocultural: um olhar criativo sobre a volumetria local. Palavras-chave: criatividade, currículo, educação matemática, estudos volumétricos, etnomatemática
Orientação: Profª. Drª. Márcia Souza da Fonseca
Repositório Institucional da UFPel
15. Janice Rubira Silva – Defendeu em 31/03/2014
 Nas Profundezas do Mar de Oportunidades: um estudo etnomatemático. Palavras-chave: educação matemática, etnomatemática, saberes escolares, cotidiano, polo naval
Orientação: Profª. Drª. Márcia Souza da Fonseca
Repositório Institucional da UFPel
14. Lupi Scheer dos Santos – Defendeu em 28/03/2014
A Geometria da Escola e a Utilização de História em Quadrinhos nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Educação, Matemática, História da Matemática, história em quadrinhos, ensino da Geometria
Orientação: Profª. Drª. Carla Gonçalves Rodrigues
Repositório Institucional da UFPel / Produto
13. Cristiane de Jesus da Cunha Luna – Defendeu em 26/03/2014
Luz, Câmera, Ação: os vídeos na educação em Ciências e produção de saberes. Palavras-chave: educação em Ciências, vídeos de curta duração, perfil dos estudantes, mídias, aprendizagens
Orientação: Profª. Drª. Maira Ferreira
Repositório Institucional da UFPel
12. Clara Lisandra de Lima Silva – Defendeu em 24/03/2014
Sobre o Mal-Estar Docente: constituindo percepções a partir de um grupo de professores da rede pública estadual de ensino do RS. Palavras-chave: Educação, ensino de Ciências, mal-estar docente, Filosofia da Diferença, Escrileituras
Orientação: Profª. Drª. Carla Gonçalves Rodrigues
Repositório Institucional da UFPel