LINHAS DE PESQUISA

FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Contempla estudos e pesquisas sobre a educação, realizados do ponto de vista histórico e filosófico. Trata do conhecimento dos processos educacionais, articulando a contextualização histórica e os pressupostos éticos, políticos, antropológicos epistemológicos. 

NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS, CULTURA ESCRITA, LINGUAGEM E INCLUSÃO

É composta por pesquisadoras/es com significativa inserção nacional e internacional que, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, privilegiam investigações em contextos educativos escolares e não-escolares sobre: processos de escolarização (ensino, aprendizagem, práticas pedagógicas); inclusão escolar de estudantes com deficiências; aquisição da linguagem (relações entre conhecimento linguístico e escrita); culturas do escrito (alfabetização, leitura e escrita; letramentos escolares e não-escolares, produção e circulação de livros e arquivos escolares, escritas pessoais); histórias de vida e narrativas (auto)biográficas de formação e do campo do imaginário e das Artes; relações entre educação e de(s)colonialidade do conhecimento (saberes populares, educação popular e educação do campo; mulheres e suas interseccionalidades no campo educativo e no mundo do trabalho).

CURRÍCULO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE

Desenvolve investigações com foco em currículo, política educacional, política curricular para a formação docente e nos processos de trabalho docente, assim como os processos de profissionalização e suas relações com temas culturais, sociais e econômicos. Incluem-se estudos sobre: 1. Discursos e práticas educacionais e curriculares e as implicações para a formação humana e profissional, 2. Análises de processos de trabalho, das identidades de professores e professoras e suas relações com classe social, gênero, idade e etnia, com implicações para a profissionalização docente, para o ensino, para os currículos e para a pesquisa educacional, 3. Estudos sobre o Estado, políticas e reformas da educação (globais e locais) incidindo sobre as relações entre o público e o privado, padronização curricular, avaliação por resultados e a democracia nos espaços e instituições de educação e 5. Concepções e práticas de gestão educacional e escolar no contexto das transformações sociais e políticas contemporâneas.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO, PROCESSOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Contempla estudos relacionados à formação inicial e continuada de professores da educação básica e educação superior, seus processos e políticas. Práticas, saberes e trajetórias de educadores/professores em âmbito formal e não formal, construídas nos espaços e tempos do processo educativo. Ensino mediado pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação.

SABERES INSURGENTES E PEDAGOGIAS TRANSGRESSORAS

Enfatiza os estudos das memórias, experiências e culturas, narrativas e saberes populares, com enfoque nas identidades e diferenças, a partir de perspectivas decoloniais, estudos culturais pós-críticos, pós-coloniais, insurgentes, subalternos, feministas e  da educação ambiental. Prioriza investigações em temas como: minorias sociais, gênero, raça/etnia, sexualidades e outros marcadores sociais, que são centrais na consolidação dos movimentos sociais e das lutas contrárias às desigualdades.

Veja também:

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