FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS, CULTURA ESCRITA, LINGUAGEM E INCLUSÃO
É composta por pesquisadoras/es com significativa inserção nacional e internacional que, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, privilegiam investigações em contextos educativos escolares e não-escolares sobre: processos de escolarização (ensino, aprendizagem, práticas pedagógicas); inclusão escolar de estudantes com deficiências; aquisição da linguagem (relações entre conhecimento linguístico e escrita); culturas do escrito (alfabetização, leitura e escrita; letramentos escolares e não-escolares, produção e circulação de livros e arquivos escolares, escritas pessoais); histórias de vida e narrativas (auto)biográficas de formação e do campo do imaginário e das Artes; relações entre educação e de(s)colonialidade do conhecimento (saberes populares, educação popular e educação do campo; mulheres e suas interseccionalidades no campo educativo e no mundo do trabalho).
CURRÍCULO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO, PROCESSOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS
SABERES INSURGENTES E PEDAGOGIAS TRANSGRESSORAS
Enfatiza os estudos das memórias, experiências e culturas, narrativas e saberes populares, com enfoque nas identidades e diferenças, a partir de perspectivas decoloniais, estudos culturais pós-críticos, pós-coloniais, insurgentes, subalternos, feministas e da educação ambiental. Prioriza investigações em temas como: minorias sociais, gênero, raça/etnia, sexualidades e outros marcadores sociais, que são centrais na consolidação dos movimentos sociais e das lutas contrárias às desigualdades.