Notícias
  • Processo seletivo para Aluno Regular – 2018/1 – Edital 124/2017

    Está aberto, de 01 de novembro a 07 de dezembro de 2017,  o processo seletivo para aluno regular 2018/1 do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais.

    Edital 124/2017

    Anexo 01 (formato pdf)

    Anexo 02 (formato pdf)

    Anexo 02 (formato docx)

    Anexo 03 (formato pdf)

    Anexo 03 (formato docx)

    Formulário de Inscrição

     

    Qualquer dúvida ou dificuldade, favor entrar em contato pelo e-mail ppgdtsa@gmail.com

  • Mestrandas do PPGDTSA participam do XV Fórum Internacional de Administração

    As mestrandas Camila Cabrera Gomes, Luciane da Silva Gomes e Michele Raasch participaram do XV Fórum Internacional de Administração, que ocorreu na cidade de Gramado/RS entre os dias 25 e 28 de outubro. As alunas apresentaram dois artigos completos no evento, além do grande conhecimento adquirido na oportunidade.

    1. RESOURCE BASED VIEW: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NO SPELL., de autoria de MICHELE RAASCH; CAMILA CABRERA GOMES;CÂNDIDA BUSATTO, sob orientação de ELVIS SILVEIRA-MARTINS.
    2. SUCESSÃO FAMILIAR: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NO SPELL, de autoria de CANDIDA BELARMINO BUSATTO; CAMILA CABRERA GOMES; MICHELE RAASCH, sob orientação de ELVIS SILVEIRA-MARTINS.
    3. UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA UTILIZAÇÃO DO DESIGN THINKING, de autoria de CAMILA CABRERA GOMES; MICHELE RAASCH; CÂNDIDA BUSATTO, sob orientação de ÉLVIS SILVEIRA-MARTINS.

     

  • Próximas Edições do Teste ANPAD

    As próximas edições do Teste ANPAD estão previstas para:

     

    EDIÇÃO DE FEVEREIRO

    Período de inscrição: de 14/11/2017 a 16/01/2018

    Data de realização das provas: 25/02/2018

    Data limite para disponibilização dos resultados: 16/03/2018

     

    EDIÇÃO DE JUNHO

    Previsão para o período de inscrição: 20/03/2018 a 08/05/2018

    Data de realização: 10/06/2018

    Data limite para disponibilização dos resultados: 29/06/2018

     

    Maiores informações podem ser obtidas no link http://www.anpad.org.br/~anpad/teste_anpad.php

  • Palestra Organização da Cadeia da Carne Bovina e Estratégias Inovadoras de Comercialização

    O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPG DTSA) em conjunto com o Grupo de Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade no Agronegócio (GPEIA), com o Núcleo de Estudos em Agronegócios da FAEM (NEA-FAEM), APROCCIMA – Especialidades do Campo e a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas (AEAPEL) promovem, no dia 26 de outubro de 2017, quinta-feira, às 19 horas, na Associação Rural de Pelotas – Auditório da Associação dos Agrônomos de Pelotas, a palestra com o Eng. Agr. Carlos Roberto Simm, Presidente da Associação dos Produtores Rurais dos Campos de Cima da Serra (APROCCIMA), no qual abordará a “Organização da Cadeia da Carne Bovina e Estratégias Inovadoras de Comercialização”.

    Um dos problemas mais importantes na cadeia da carne bovina gaúcha é a falta de ação coletiva, na forma de redes, que contribua para a organização e gestão dos atores que compõem esta cadeia, com vistas a melhorar a equidade dos ganhos e a implementação de inovações econômicas e ambientais. A APROCCIMA é um exemplo de rede Gaúcha bem sucedida que vem evoluindo ao longo do tempo e superando, através da inovação, os desafios que lhe são impostos.

     

  • Mestrandas do PPG DTSA participam da 16º Mostra da Produção Universitária da FURG, 19º Encontro de Pós-Graduação

    As mestrandas Candida Busatto, Camila C. Gomes e Michele Raasch participaram da 16° Mostra da Produção Científica da FURG,  19º Encontro de Pós-Graduação, onde apresentaram os seguintes trabalhos:

    1. RESOURCE BASED VIEW: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NO SPELL., de autoria de MICHELE RAASCH; CAMILA CABRERA GOMES;CÂNDIDA BUSATTO, sob orientação de ELVIS SILVEIRA-MARTINS.
    2. SUCESSÃO FAMILIAR: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NO SPELL, de autoria de CANDIDA BELARMINO BUSATTO; CAMILA CABRERA GOMES; MICHELE RAASCH, sob orientação de ELVIS SILVEIRA-MARTINS.
    3. UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA UTILIZAÇÃO DO DESIGN THINKING, de autoria de CAMILA CABRERA GOMES; MICHELE RAASCH; CÂNDIDA BUSATTO, sob orientação de ÉLVIS SILVEIRA-MARTINS.

  • Período de matrículas para os alunos regulares – Período 2017/2

    Informamos que o período de matrículas dos ALUNOS REGULARES no PPG DTSA para o período 2017/2 é de 04 a 08 de setembro de 2017.

    .

    Encaminhamos abaixo as disciplinas que serão ofertadas para o período de 2017/2 pelo PPG DTSA:

    .

    Professor(a) Disciplina Data e hora Local Créditos Código
    Rogério Costa Campos Geotecnologia Segunda-feira, das 14:00 as 17:00 Sala 217, prédio 05 do IFM 3 0108363
    Rosana Portella Tondolo Gestão das Organizações Sociais no Ambiente Rural Segunda-feira, das 19:00 às 22:00 Sala 1 da Pós-Graduação da FAT (Anglo) 3 0710343
    Rosana Portella Tondolo e Shirley Grazieli Nascimento Altemburg Seminários e Projetos de Pesquisa Interdisciplinar Terça-Feira, das 13:30 às 17:30 A definir 2 1648097
    Marcelo Fernandes Pacheco Dias Sustentabilidade, Estratégia e Inovação Quarta-feira, das 14:00 às 18:00 Sala 1 da Pós-Graduação da FAT (Anglo) 3 1700152
    Marcio Silva Rodrigues Empresa, Empresarização e Sociedade Quarta-feira, das 19:00 às 22:00 Sala 1 da Pós-Graduação da FAT (Anglo) 3 D000971
    Elvis Silveira Martins Casos para ensino Quinta-feira, das 14:00 às 18:00 Sala 1 da Pós-Graduação da FAT (Anglo) 3 1700151
    Elvis Silveira Martins Formulação de Estratégias Quinta-feira, das 19:00 às 22:00 Sala 1 da Pós-Graduação da FAT (Anglo) 3 1708117
    Alisson Eduardo Maehler Métodos de Pesquisa Qualitativa Sexta-feira, das 14:00 às 18:00 Sala 1 da Pós-Graduação da FAT (Anglo) 3 1708116
     .
    Lembramos que a disciplina de Seminários e Projetos de Pesquisa Interdisciplinar é obrigatória, devendo ser cursada por todos aqueles que ainda não a fizeram.
     .
    Por fim, informamos que as solicitações de matrículas serão feitas exclusivamente pelo site do Programa, no formulário específico (http://wp.ufpel.edu.br/ppgdtsa/solicitacao-de-matricula/), na qual deverá ser anexado o plano de estudos preenchido (formulário do plano de estudos em anexo). Salientamos que a solicitação de matrícula e o formulário do plano de estudos deve ser preenchido por TODOS OS ALUNOS REGULARES do Programa, até mesmo por aqueles que estejam somente elaborando a dissertação.

  • Resultado – Processo seletivo para aluno especial – Edital 072/2017

    Informamos o resultado do processo seletivo para aluno especial – Edital 072/2017:

    .

    Disciplina: Empresa, Empresarização e Sociedade
    Amanda Ribeiro da Luz
    Ana Paula Timm Krolow
    Eduardo Leite de Souza

    .

    Disciplina: Formulação de Estratégias
    Marlete de Moura Ribeiro

    .

    Disciplina: Gestão das Organizações Sociais no Ambiente Rural
    Larissa Martinatto da Costa

    .

    Disciplina: Métodos Qualitativos
    Vanessa Baldissera Forsin

    .

     

    Disciplina: Sustentabilidade, Estratégia e Inovação
    Natália El Hatal Esteves

    .

    .

    As matrículas ocorrerão no dia 05 de setembro de 2017, terça-feira, das 13h às 18h e 30min, na Secretaria do PPG DTSA, localizada no Campus Porto, rua Gomes Carneiro, 1, sala 420, Centro, Pelotas/RS. Os selecionados deverão comparecer pessoalmente ou se fazer representar por meio de procurador formalmente habilitado (por meio de procuração com firma reconhecida) e trazer no ato da matrícula o documento de identificação (preferencialmente carteira de identidade) e a versão original do diploma de graduação.

    O candidato selecionado que não comparecer na data estipulada para a matrícula, não poderá cursar a disciplina para o qual foi selecionado no processo seletivo previsto no Edital 072/2017.

    Maiores informações podem ser obtidas contatando o Programa por meio do e-mail ppgdtsa@gmail.com.

  • Processo seletivo para aluno especial – Edital 072/2017

    As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplinas optativas como aluno especial do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais da UFPel estarão abertas no período de 14 de agosto de 2017 a 21 de agosto de 2017.

    Edital 072/2017

    Para fazer a inscrição você pode experimentar nossa versão online do Requerimento de Inscrição na página do formulário online.

    Ou então pode realizar a inscrição pelo modo tradicional baixando o Requerimento de Inscrição, preenchendo-o e entregando-o na Secretaria do Programa no período e nos horários estabelecidos no Edital 072/2017.

    .

    Lembramos que as disciplinas ofertadas serão as seguintes:

    a) Disciplina Formulação de Estratégias

    Total de vagas: 02

    Dia e Horário: Quintas-feiras, às 19 horas

    Local: sala 01 da Pós-Graduação da Faculdade de Administração e de Turismo, Campus Anglo

    Ministrante: Prof. Dr. Elvis Silveira Martins

    Carga horária/créditos: 51/03

    Ementa: Orientação estratégica. Organizações e o ambiente. Capacidades dinâmicas, ambidestria. Sistemas de medição de desempenho

    b) Disciplina Empresa, Empresarização e Sociedade

    Total de vagas: 05

    Dia e Horário: quartas-feiras, às 19 horas e 30 minutos

    Local: sala 01 da Pós-Graduação da Faculdade de Administração e de Turismo, Campus Anglo

    Ministrante: Prof. Dr. Marcio Silva Rodrigues

    Carga horária/créditos: 51/03

    Ementa: Empresa e modernidade. A centralidade da empresa. Desnaturalização da empresa. Visões de mundo que sustentam a ideia de empresa. Relações sociais fundadoras da empresa. Processo de empresarização (características, reflexos e resistência)

    c) Disciplina Gestão das Organizações Sociais no Ambiente Rural

    Total de vagas: 05

    Dia e Horário: segundas-feiras, às 19 horas e 30 minutos

    Local: sala 01 da Pós-Graduação da Faculdade de Administração e de Turismo, Campus Anglo

    Ministrante: Profa. Dra. Rosana da Rosa Portella Tondolo

    Carga horária/créditos: 51/03

    Ementa: Aborda a definição e finalidade das organizações do terceiro setor, dando ênfase à atuação dessas organizações no ambiente rural, e suas interfaces com Estado e Mercado. Nesse sentido, algumas teorias e abordagens são foco da disciplina, tais como: Capital social; Teorias estratégicas; Gestão de recursos humanos e do voluntariado; Colaboração, cooperação e parcerias publico-privadas; Transparência e Prestação de Contas; Medidas e Mensuração de Desempenho. Também são abordados temas atuais e perspectivas comparativas e internacionais das organizações sem fins lucrativos (organizações globais).

    d) Disciplina Métodos Qualitativos

    Total de vagas: 05

    Dia e Horário: sextas-feiras, às 14 horas

    Local: sala 01 da Pós-Graduação da Faculdade de Administração e de Turismo, Campus Anglo

    Ministrante: Prof. Dr. Alisson Eduardo Maehler

    Carga horária/créditos: 51/03

    Ementa: A abordagem qualitativa de pesquisa; pesquisa qualitativa em ciências sociais aplicadas; o método estudos de caso; análise de conteúdo; análise de discurso; métodos contemporâneos; o método da pesquisa-ação; grounded theory; o focus group; o método Delphi. Tecnologia aplicada à análise de dados qualitativos. Mexied Methods.

    e) Disciplina Sustentabilidade, Estratégia e Inovação

    Total de vagas: 05

    Dia e Horário: quartas-feiras, às 14 horas

    Local: sala 01 da Pós-Graduação da Faculdade de Administração e de Turismo, Campus Anglo

    Ministrante: Prof. Dr. Marcelo Fernandes Pacheco Dias

    Carga horária/créditos: 51/03

    Ementa: Sustentabilidade: problemas, desafios, conceitos; Inovação: conceitos e perspectivas teóricas; comunidades de prática, transição sociotécnica, nichos de inovação, ecoinovação. Estratégia para a sustentabilidade: ecologia industrial: histórico, conceitos, sistemas de gestão e ferramentas: análise do ciclo de vida, simbiose agroindustrial, cadeia de suprimentos verde, indicadores.

  • Curso de NVIVO

    Olá pessoal

     

    Dia 05/07, sábado, haverá o curso de treinamento em NVIVO, dentro da disciplina de métodos qualitativos do PPGDTA, ministrado pelo prof. Dr. Marcelo F. P. Dias.

    O curso será realizado na FAT, sala 414, das 9 h ao meio dia, com inscrição na hora aos interessados.

    Quem puder leve seu notebook para instalar uma versão demo.

    A coordenação