Notícias
  • Processo seletivo para aluno especial – Edital 072/2017

    As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplinas optativas como aluno especial do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais da UFPel estarão abertas no período de 14 de agosto de 2017 a 21 de agosto de 2017.

    Edital 072/2017

    Para fazer a inscrição você pode experimentar nossa versão online do Requerimento de Inscrição na página do formulário online.

    Ou então pode realizar a inscrição pelo modo tradicional baixando o Requerimento de Inscrição, preenchendo-o e entregando-o na Secretaria do Programa no período e nos horários estabelecidos no Edital 072/2017.

    .

    Lembramos que as disciplinas ofertadas serão as seguintes:

    a) Disciplina Formulação de Estratégias

    Total de vagas: 02

    Dia e Horário: Quintas-feiras, às 19 horas

    Local: sala 01 da Pós-Graduação da Faculdade de Administração e de Turismo, Campus Anglo

    Ministrante: Prof. Dr. Elvis Silveira Martins

    Carga horária/créditos: 51/03

    Ementa: Orientação estratégica. Organizações e o ambiente. Capacidades dinâmicas, ambidestria. Sistemas de medição de desempenho

    b) Disciplina Empresa, Empresarização e Sociedade

    Total de vagas: 05

    Dia e Horário: quartas-feiras, às 19 horas e 30 minutos

    Local: sala 01 da Pós-Graduação da Faculdade de Administração e de Turismo, Campus Anglo

    Ministrante: Prof. Dr. Marcio Silva Rodrigues

    Carga horária/créditos: 51/03

    Ementa: Empresa e modernidade. A centralidade da empresa. Desnaturalização da empresa. Visões de mundo que sustentam a ideia de empresa. Relações sociais fundadoras da empresa. Processo de empresarização (características, reflexos e resistência)

    c) Disciplina Gestão das Organizações Sociais no Ambiente Rural

    Total de vagas: 05

    Dia e Horário: segundas-feiras, às 19 horas e 30 minutos

    Local: sala 01 da Pós-Graduação da Faculdade de Administração e de Turismo, Campus Anglo

    Ministrante: Profa. Dra. Rosana da Rosa Portella Tondolo

    Carga horária/créditos: 51/03

    Ementa: Aborda a definição e finalidade das organizações do terceiro setor, dando ênfase à atuação dessas organizações no ambiente rural, e suas interfaces com Estado e Mercado. Nesse sentido, algumas teorias e abordagens são foco da disciplina, tais como: Capital social; Teorias estratégicas; Gestão de recursos humanos e do voluntariado; Colaboração, cooperação e parcerias publico-privadas; Transparência e Prestação de Contas; Medidas e Mensuração de Desempenho. Também são abordados temas atuais e perspectivas comparativas e internacionais das organizações sem fins lucrativos (organizações globais).

    d) Disciplina Métodos Qualitativos

    Total de vagas: 05

    Dia e Horário: sextas-feiras, às 14 horas

    Local: sala 01 da Pós-Graduação da Faculdade de Administração e de Turismo, Campus Anglo

    Ministrante: Prof. Dr. Alisson Eduardo Maehler

    Carga horária/créditos: 51/03

    Ementa: A abordagem qualitativa de pesquisa; pesquisa qualitativa em ciências sociais aplicadas; o método estudos de caso; análise de conteúdo; análise de discurso; métodos contemporâneos; o método da pesquisa-ação; grounded theory; o focus group; o método Delphi. Tecnologia aplicada à análise de dados qualitativos. Mexied Methods.

    e) Disciplina Sustentabilidade, Estratégia e Inovação

    Total de vagas: 05

    Dia e Horário: quartas-feiras, às 14 horas

    Local: sala 01 da Pós-Graduação da Faculdade de Administração e de Turismo, Campus Anglo

    Ministrante: Prof. Dr. Marcelo Fernandes Pacheco Dias

    Carga horária/créditos: 51/03

    Ementa: Sustentabilidade: problemas, desafios, conceitos; Inovação: conceitos e perspectivas teóricas; comunidades de prática, transição sociotécnica, nichos de inovação, ecoinovação. Estratégia para a sustentabilidade: ecologia industrial: histórico, conceitos, sistemas de gestão e ferramentas: análise do ciclo de vida, simbiose agroindustrial, cadeia de suprimentos verde, indicadores.

  • Curso de NVIVO

    Olá pessoal

     

    Dia 05/07, sábado, haverá o curso de treinamento em NVIVO, dentro da disciplina de métodos qualitativos do PPGDTA, ministrado pelo prof. Dr. Marcelo F. P. Dias.

    O curso será realizado na FAT, sala 414, das 9 h ao meio dia, com inscrição na hora aos interessados.

    Quem puder leve seu notebook para instalar uma versão demo.

    A coordenação

  • I Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas

    Nenhum texto alternativo automático disponível.Acontecerá de 1º a 3/08/2017 o I Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas que tratará das Transitoriedades e Interdisciplinaridade na produção do conhecimento contemporâneo. O Evento é promovido pelo CLAEC (Centro Latino Americano de Estudos em Cultura) e pela Universidade Federal de Pelotas. Mais informações em: https://eipch2017.wixsite.com/ieipch

    A Coordenação

  • II Seminário Acadêmico Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento RS

    Ocorrerá nos dias 3 e 4 de agosto de 2017 o II Seminário Acadêmico Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento. O evento é uma promoção da Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento e visa conhecer, analisar e estimular a produção científica sobre o tema do enoturismo e desenvolvimento. Mais informações no site: http://seminarioferradura.wixsite.com/2017.

     

    A Coordenação

     

  • Curso de Análise Qualitativa Comparativa (QCA) e Técnicas Relacionadas

    Dr. Cleidson Nogueira Dias

    O PPG DTSA em conjunto com o GPEIA – grupo de pesquisa em inovação e sustentabilidade no agronegócio (http://wp.ufpel.edu.br/gpeia/author/gpeia/) convidam para o Curso Configurational Comparative Methods: Análise Qualitativa Comparativa (QCA) e Técnicas Relacionadas, com o Dr. Cleidson Nogueira Dias, analista da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia/Brasília-DF. O Dr. Cleidson Nogueira Dias recebeu do congresso SOBER de 2016, o prêmio de melhor tese de doutorado na área de Administração Rural ao Título: “A influência das redes interorganizacionais e da complementariedade de recursos no desempenho da inovação: Um estudo comparativo Brasil-Espanha no setor de pesquisa agropecuária”

    Sobre o curso:

    Qualitative Comparative Analysis (QCA) é um método que trabalha por meio de uma estratégia que integra os principais pontos fortes das abordagens qualitativas (orientadas a casos) e quantitativas (orientadas a variáveis). O presente curso é aplicado para situações de pesquisa com um número “pequeno” ou “intermediário” de casos, que o mainstream dos métodos qualitativos e quantitativos encontram dificuldade de abordar. O Curso oferece uma visão básica e comparativa dessa metodologia de pesquisa comparativa e uma revisão técnica e prática do Crisp-Set QCA (csQCA), da Multi-Value QCA (mvQCA) e do Fuzzy-Set QCA (fsQCA), com foco no primeiro (CsQCA). No centro dos métodos QCA se encontra a questão das condições suficientes e/ou necessárias (ou de combinações de condições que satisfação tais características) para um resultado (outcome).

     

    Conteúdo Programático:

    – Introdução ao Qualitative Comparative Analysis (QCA);

    – QCA na América Latina e Brasil;

    – Notoriedade Internacional;

    – QCA: obra seminal e contribuição metodológica às ciências sociais

    – Pressupostos epistemológicos;

    – Família de análises comparativas: Crisp-Set QCA (csQCA), Multi-Value QCA (mvQCA) e Fuzzy-Set QCA (fsQCA);

    – Aspectos de causalidade em QCA: a equifinalidade, a causalidade conjuntural e a causalidade assimétrica;

    – Interpretação das equações lógicas/resultados das análises Booleanas;

    – Softwares Tosmana & fsQCA e formatos de arquivos;

    – Exemplos práticos.

     

    O curso ocorrerá no dia 30/06/2017, sexta-feira, das 14 às 18 horas, no 4o andar, na sala 01 da Pós-Graduação da Faculdade de Administração e de Turismo, Campus Porto.

     

    As vagas são limitadas aos 25 primeiros inscritos, por isso, no caso de interesse. As inscrições serão feitas pelo e-mail: ppgdtsa@gmail.com – coloque no assunto: Solicitação de inscrição no Curso de QCA.

    Assim que as vagas forem preenchidas, um email de confimação será enviado. 

  • Egressas do PPGDTSA aprovadas em concurso federal

    As administradoras egressas do Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais da UFPel, Catia Muller e Aline Kochhann, foram aprovadas e aguardam a data da posse para o cargo de administrador na Universidade Federal de Rio Grande – FURG.

    A equipe do PPGDTSA parabeniza a ambas e deseja sucesso para as egressas em suas novas jornadas pessoais e profissionais!

    A Coordenação

     

     

     

  • Apresentação de Software de Análise Qualitativa – MAXQda

    O Professor Alisson Maehler convida os Professores e Alunos do PPGDTSA para a apresentação dia 10/06 do software de pesquisa qualitativa Maxda.

    Sobre o programa: O MAXQda é um software alemão de análise de dados qualitativos, como entrevistas, textos etc, pago, disponível em português, semelhante ao NVivo.
    Ele permite fazer análise de conteúdo, processar uma grande quantidade e dados e organizá-los para interpretação e compreensão.

    Horário: 9:00 às 12:000

    Inscrições: no local

    Sala: 414 do Anglo.

     

    A versão demo de 30 dias pode ser baixada em www.maxqda.com

    Prof. Mário Conill Gomes

    Coordenador

     

  • Defesa de Qualificação: Gabriela Jurak de Castro

    O PPGDTSA convida a sua comunidade a assistir a qualificação da discente Gabriela Jurak de Castro que defenderá o projeto de dissertação intitulado:

    O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS A PARTIR DOS STAKEHOLDERS, CAPACIDADE TURÍSTICA, AMBIENTE E DESEMPENHO: UMA PESQUISA NO SEGMENTO VITIVINÍCOLA

    A defesa ocorrerá 31/05/2017, quarta-feira, as 16:00 na sala 1 da Pós Graduação da Faculdade de Administração e Turismo.

    A Coordenação

  • Defesa de Qualificação: Cristiano Pinto Klinger

    O PPGDTSA convida a sua comunidade a assistir a qualificação do discente Cristiano Pinto Klinger que defenderá o projeto de dissertação intitulado:

    O POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DOS GESTORES VITIVINÍCOLAS BRASILEIROS E SEUS DESDOBRAMENTOS SOBRE A DIFERENCIAÇÃO E DESEMPENHO, CONSIDERANDO O AMBIENTE

    A defesa ocorrerá 31/05/2017, quarta-feira, as 13:30 na sala 1 da Pós Graduação da Faculdade de Administração e Turismo.

    A Coordenação

  • StartUp Lab SEBRAE

    À comunidade do PPGDTSA

    Estão abertas as inscrições para o Startup Lab Sebrae.

    Maiores informações para inscrições clique aqui ou na figura

    Att.

    Prof. Mário Conill Gomes

    Coordenador PPGDTSA