Início do conteúdo
Internacionalização

Professores do PPGDTSA realizam Pos Doc no Brasil e no Exterior

04/02/2019

O professor Marcelo Fernandes Pacheco Dias realizou pós-doutorado no Science Policy Research Unit – SPRU da Sussex University na Inglaterra. O pós-doutorado foi realizado no período entre agosto e dezembro de 2018. O supervisor foi o Professor Matiaz Ramirez, pesquisador sobre os processos de inovação do SPRU/SUSSEX. O professor Marcelo relata que durante este período foi possível avançar na discussão teórica e dos resultados do projeto “Gestão de Nichos Tecnológicos”, projeto este que tem como sujeito principal a pesquisa realizada pela Embrapa no desenvolvimento de tecnologias para a produção de frutas nativas no Sul do Brasil.

O professor Marcelo destaca ainda que a Sussex University, especialmente o SPRU, é um ambiente de debates acadêmicos muito dinâmico.  Entre as várias oportunidades de discussão, o professor Marcelo destaca a participação nos seminários promovido pelo Prof. Matias. Nestas oportunidades foram discutidos vários casos de Gestão inovadoras de Nichos Tecnológicos na América Latina, principalmente na Colômbia. Também destaca a participação no encontro anual do “Transformative Innovation Policy Consortium – TIPC” liderado pelo professor Johan Schot, diretor do SPRU.  Este é projeto internacional envolvendo pesquisadores, governos, e sociedade na discussão sobre os desafios   sociais e econômicos globais com o propósito de criar novos modelos para a ciência, tecnologia e inovação.

Também o Prof. Elvis Silveira Martins está neste momento realizando estágio de Pós-doutorado na Universidade do Vale do Itajai, UNIVALI, em Santa Catarina contando com bolsa CAPES e sob orientação do Prof. Dr. Carlos Ricardo Rossato, no período entre o segundo semestre de 2018 e primeiro semestre de 2019, realizando pesquisas na área de estratégia.

Para o segundo semestre de 2019 estão aprovadas as saídas para Pós Doc dos professores Vilmar Tôndolo que irá estagiar na Fundação Getúlio Vargas de SP (EAESP FGV) pelo período de um ano, sob orientação do prof. Ely Laureano Paiva, e Rosana Tôndolo, que irá realizar Pós-Doc na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, sob orientação da prof. Amarolinda Saccol.

 

Seminário Repensando Lugares e Atores: alimentos desenvolvimento e práticas

Publicado em

Palestra com o Professor Xavier Simón Fernandes

Nos dias 28 e 30 de junho de 2016 foi realizadas palestras com o Professor Xavier Simón Fernandes Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Vigo /Galícia, Coordenador do Grupo de Economia Ecológica e Agroecologia da Universidade e Coordenador do Congresso Internacional de Agroecologia de Vigo. Foram abordados os “Sistemas Agroindustriais” do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar, com o tema de cadeias curtas, conceitos, vantagens, problemas e exemplos, no Salão Nobre da FAEM, Campus Capão do Leão; e o “Desenvolvimento Territorial” do programa de Pós Graduação em  Desenvolvimento Territorial  e Sistemas Agroindustriais em conjunto com o Programa de Pós Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar, com o tema “Teoria econômica da sustentabilidade agrária: o que aprendemos de Alexander V. Chayanov”, no Auditório da Reitoria do Campus Porto.

20160628_09363620160628_11581220160630_090359

Publicado em Sem categoria | Comentários desativadosem Palestra com o Professor Xavier Simón Fernandes | Editar

.

Bolsas de Estudos para Alunos Estrangeiros

O Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação – PEC-PG e o Programa de Becas Académicas de la OEA oferecem oportunidade para alunos estrangeiros que queiram cursar Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu no Brasil, através da concessão de bolsas de estudos.

Para maiores informações acesse:

Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação – PEC-PG

Programa de Becas Académicas de la OEA

Publicado em Sem categoria | Comentários desativadosem Bolsas de Estudos para Alunos Estrangeiros | Editar

Convite para Palestra

Convite – Palestra Vinculo Universidade-Empresa no Agronegócio da Carne Bovina do Brasil e Argentina

 

Apresentação6

 

PROFESSORES DA FAEM – PPG DTSA  APRESENTAM CONFERÊNCIA NA SARDENHA

A décima edição do curso de verão da “Escola de Desenvolvimento Local Sebastiano Brusco”, localizada em Seneghe, Sardenha, Itália, contou com a participação dos Professores Flávio Sacco dos Anjos e Nádia Velleda Caldas do Departamento de Ciências Sociais Agrárias, Faculdade de Agronomia – PPG DTSA, UFPel. A edição 2015, intitulada “Empreendedorismo, Território e Inovação”, se desenvolveu entre os dias 20 e 24 de julho de 2015, tendo como público alvo acadêmicos da Universidade de Cagliari, técnicos ligados a projetos de desenvolvimento territorial da União Europeia, pesquisadores e professores de universidades italianas. A intervenção do Professor Flávio versou sobre processos de construção social da qualidade na produção agroalimentar, enquanto a conferência da Professora Nádia Caldas apresentou a experiência brasileira de Certificação Participativa de Produtos Orgânicos. A atividade incluiu ainda a participação dos Professores Pierluigi Milone e Flaminia Ventura, vinculados à Universidade de Perugia, a qual foi coordenada pela Professora Silvia Sivini, ligada ao “Centro de Estudos em Desenvolvimento Rural” da Universidade da Calábria.

IMG_2219

 

Módulo Internacional sobre Desenvolvimento de Produtos

Apresentação4

PPG DTSA Participa de Seminário de Pesquisa na Argentina

Sem título

Participação de Professor do PPG DTSA em Seminário Internacional

O Professor do PPG DTSA, Flávio Sacco dos Anjos, participou do “Seminário Internacional Desenvolvimento Territorial Rural: as experiências brasileira e espanhola” no dia 07 de outubro de 2014 ministrando a palestra “A indicação geográfica como estratégia de desenvolvimento.” Evento realizado graças a parceria da Universidade Federal de Uberlândia e o Instituto de Estudios Sociales Avanzados.

Folder Seminario Internacional Desenvolvimento Territorial Rural

Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais recebeu visita de pesquisadores argentinos

Na primeira semana de setembro a UFPel recebeu visita de uma comitiva da “Universidad Nacional del Sur”, da cidade de Bahía Blanca (Argentina), que aqui esteve a convite do Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (FAEM – FAT).

O grupo era composto pela Profa. Dra. LILIANA SCOPONI, pela Profa. Assistente MARÍA ALICIA SCHMIDT (Doutoranda) e pelo Acadêmico de Administração MATÍAS GZAIN. Foi a primeira visita de estrangeiros ao PPG-DTSA e serviu para estreitar os laços entre docentes e discentes da UFPel e da UNS. Durante cinco dias os estudantes da primeira turma do novo mestrado, coordenado pelo Prof. Marcelo Fernandes Pacheco Dias, e demais professores da FAT puderam trocar experiências de pesquisa com o grupo visitante.

DSC00997[1]

Translate »