Início do conteúdo
Disciplinas

Estrutura Curricular 

Disciplinas Obrigatórias
1º Semestre 2 º Semestre
Desenvolvimento Territorial – 4 créditos Seminários Interdisciplinares – 1 crédito
Sistemas Agroindustriais – 4 créditos Métodos Qualitativos – 3 créditos
Metodologia Científica – 3 créditos Métodos Quantitativos I – 3 créditos
Disciplinas Eletivas
Gestão ambiental – 3 créditos
Geotecnologia – 3 créditos
Metodologia Multicritério para Apoio à Decisão- 3 créditos
Inovação, Transição e Sustentabilidade – 3 créditos
Docência orientada I e II – 1 crédito
Elaboração de dissertação I e II – 0 crédito
Gestão de Custos no Agronegócio – 1 crédito
Agrossociobiodiversidade e Sementes Crioulas – 4 créditos
Gestão da Qualidade em Arranjos Interorganizacionais – 3 créditos
Análise Multivariada – 3 créditos
Economia e Meio Ambiente – 3 créditos
Tópicos Especiais I – 3 créditos
Tópicos Especiais II – 3 créditos

 

Estrutura Curricular – Por linha de pesquisa

Desenvolvimento Territorial e Ruralidade Agregação de Valor em Sistemas Agroindustriais
Desenvolvimento Territorial – 4 créditos (obrigatória) Sistemas Agroindustriais – 4 créditos (obrigatória)
Gestão ambiental – 3 créditos Inovação, Transição e Sustentabilidade – 3 créditos
Geotecnologia – 3 créditos Gestão de Custos no Agronegócio – 1 crédito
Economia e Meio Ambiente – 3 créditos Gestão da Qualidade em Arranjos Interorganizacionais – 3 créditos
Agrossociobiodiversidade e Sementes Crioulas – 4 créditos Metodologia Multicritério para Apoio à Decisão- 3 créditos
Comum as duas linhas
Metodologia Científica – 3 créditos (obrigatória)
Seminários Interdisciplinares – 1 crédito (obrigatória)
Métodos Qualitativos – 3 créditos (obrigatória)
Métodos Quantitativos I – 3 créditos (obrigatória)
Docência orientada I e II – 1 crédito
Elaboração de dissertação I e II – 0 crédito
Análise Multivariada – 3 créditos
Tópicos Especiais I – 3 créditos
Tópicos Especiais II – 3 créditos

 

DISCIPLINAS

Nome: Desenvolvimento Territorial (obrigatória). Código: 0188071. Créditos: 4
Ementa: Introdução ao desenvolvimento. Teorias do desenvolvimento. Crescimento econômico como desenvolvimento. A razão dualista. O desenvolvimento agrícola. O desenvolvimento rural. O papel da agricultura no
desenvolvimento brasileiro. A abordagem sócio-espacial. A abordagem territorial. Do setor ao território. A sociedade em rede. Territorialidade e dinâmica das redes. Desenvolvimento e planejamento territorial.Desenvolvimento e empreendedorismo. Inovação e desenvolvimento. Desenvolvimento como liberdade.

Nome: Metodologia Científica (obrigatória): Código: 0070012. Créditos: 3
Ementa: Tipos de Conhecimento e o conhecimento científico. O processo de produção do conhecimento científico e o papel do pesquisador. Etapas de uma pesquisa científica. Tema e problema. Teoria e escolhas teóricas. Delineamento
da Pesquisa. Métodos e técnicas de pesquisa em ciências sociais. Organização e comunicação da pesquisa. Aspectos éticos. Epistemologia e Paradigmas nas ciências sociais. O campo científico.

Nome: Sistemas Agroindustriais (obrigatória). Código: 1708115. Créditos: 4
Ementa: Especificidades e tipos de organizações ligadas aos sistemas agroindustriais; visão sistêmica das organizações; governança e capital social; tipos e evolução das abordagens de sistemas; cadeias produtivas locais; cadeias  produtivas globais; filière; redes; alianças; cadeia de suprimentos.

Nome:  Seminários Interdisciplinares (obrigatória). Código: 0180070. Créditos: 1
Ementa: A disciplina serve de fórum para abordagem de temas relevantes ao desenvolvimento territorial e aos sistemas agroindustriais. Através da literatura científica contemporânea e a participação de pesquisadores, professores, consultores, lideranças, produtores e empresários, serão amplamente identificadas, discutidas e analisadas, temáticas pertinentes às áreas de concentração do programa, nas dimensões administrativa, cultural, tecnológica, ambiental, logística, social e econômica. O objetivo principal da disciplina é que, a partir dos debates estabelecidos nesse fórum, haja uma retroalimentação positiva permanente entre o mundo acadêmico e o mundo produtivo, proporcionando novos desafios de pesquisa e tecnológicos aos mestrandos e pesquisadores do programa.

Nome: Métodos Qualitativos (obrigatória). Código: 1700155. Créditos: 3
Ementa: A abordagem qualitativa de pesquisa; pesquisa qualitativa em ciências sociais aplicadas; o método estudos de caso; análise de conteúdo; análise de discurso; o método da pesquisa-ação; grounded theory; o focus group; o método Delphi. Tecnologia aplicada à análise de dados qualitativos. Mixed Methods; métodos contemporâneos.

Nome: Métodos Quantitativos I (obrigatória). Código: 0100390. Créditos:  3
Ementa: Estatística fundamental, probabilidade, análises de correlação e regressão, experimentação e análise de variância, estatística não paramétrica, análise multivariada e métodos computacionais.

Nome: Inovação, Transição e Sustentabilidade (optativa). Código: 01180038. Créditos: 3
Ementa: Problemas, desafios, conceitos de sustentabilidade. Tecnologias agroindustriais mais sustentáveis; abordagens teóricas do processo de transição sustentável de novas tecnologias; governança de sistemas de transição,
produtores, sociedade civil e sociedade, o papel das empresas nos processos de transição, metodologias de pesquisa em processos de transição.

Nome: Geotecnologia (eletiva). Código: 0108363. Número de Créditos: 3
Ementa: Aplicação de dados espaciais, técnicas de integração de dados espaciais e análise espacial para caracterização de padrões de desenvolvimento territorial. Análise do meio físico por meio de imagens de sensoriamento remoto, modelagem de dados espaciais em ambiente computacional, banco de dados espaciais, integração de dados de satélite e de superfície, estatística espacial e zoneamento territorial.

Nome: Metodologia Multicritério para Apoio à Decisão (eletiva). Código: 0188074. Créditos: 3
Ementa: Apoio à Decisão: fundamentos e princípios. Construção de Modelos em Pesquisa Operacional: diferentes enfoques e a questão da validação. Decisões e o processo decisório. O contexto decisional. As ações e os atores do processo decisório. Problemas complexos. Ferramentas para estruturação de problemas: Construção de Mapas Cognitivos. Análise de Mapas Cognitivos. O aprendizado no Apoio à Decisão. Do Mapa Cognitivo à árvore de Pontos de Vista Fundamentais: uma metodologia para a transição. Conceito de critério. A construção de um critério. Teoria da mensuração. Escalas de mensuração. Definição de descritores e de funções de valor locais. Articulação de preferências. Função de valor global e a determinação de taxas de compensação entre critérios (pesos). O modelo em funcionamento: a geração e avaliação de ações. A robustez do modelo: quão estável ele é? Análise de sensibilidade.

Nome: Docência Orientada I (eletiva). Código: 0188077. Créditos: 1

Nome: Docência Orientada II (eletiva). Código: 0188078. Créditos: 1

Nome: Gestão Ambiental (eletiva). Código: 1708119. Créditos: 3
Ementa: Ecologia industrial: histórico, conceitos, sistemas de gestão e ferramentas: análise do ciclo de vida, simbiose industrial, cadeia de suprimentos verde, indicadores. Gestão de resíduos, tratamento de resíduos, e transformação de resíduos em produtos.

Nome: Gestão de Custos no Agronegócio (optatitva). Código: 01180040. Créditos: 1
Ementa: A disciplina aborda os princípios e os fundamentos para a compreensão, o cálculo, o controle e a gestão de custos de produção e comercialização, com ênfase em produtos e serviços relacionados ao agronegócio, tais como insumos, commodities agrícolas, produtos pecuários, mercadorias agroindustriais e serviços técnicos especializados. A Contabilidade de Custos é enfocada a partir da Teoria da Contabilidade, sem perder de vista os princípios da Economia e a objetividade da Engenharia. Métodos de análise de rentabilidade, de estimativas de custos e de otimização auxiliares à tomada de decisão são trabalhados de forma teórica e prática. Estudos de caso aplicados ao agronegócio são apresentados e discutidos, visando complementar o conteúdo desenvolvido.

Nome: Elaboração de Dissertação. Número de Créditos: 0

Nome: Análise Multivariada. Número de Créditos: 3

Ementa: Introdução à Análise Multivariada; Análise de Componentes Principais; Análise Fatorial; Correlação Canônica; Análise de Agrupamento; Análise Discriminante; Análise de Correspondência.

Nome: Economia e Meio Ambiente. Número de Créditos: 3

Ementa: Escolas de pensamento econômico. Crescimento, desenvolvimento e sustentabilidade. A economia ambiental x Economia Ecológica. Externalidades ambientais. A valoração ambiental. Globalização, extrativismo e exclusão social. Abordagens de vulnerabilidade socioambiental. Indicadores de Sustentabilidade. Economia Ecológica e desenvolvimento rural sustentável.

Nome: Gestão de Qualidade e Arranjos Inter Organizacionais. Número de Créditos: 3

Ementa: Caracterização dos Arranjos Inter organizacionais (Teoria geral sobre os Arranjos Inter organizacionais;Avaliação e medição de desempenho em Arranjos Inter organizacionais; Práticas de sustentabilidade e responsabilidade social) Caracterização de Sistema Agroindustrial (Sistemas agroindustriais; O agronegócio como um sistema; Estrutura dos sistemas agroindustriais; Cadeias produtivas; Integrações produtivas. Qualidade nos sistemas agroindustriais (Conceitos de gestão da qualidade e suas tendências; Sistemas de gestão da qualidade e estratégias para cadeias agroindustriais; Perspectivas e desafios das certificações para o agronegócio).

Nome: Tópicos Especiais I e II. Número de Créditos: 3

Ementa: A disciplina serve de fórum para abordagem de temas relevantes ao desenvolvimento territorial e aos sistemas agroindustriais. Através da literatura científica contemporânea e a participação de pesquisadores, professores, consultores, lideranças, produtores e empresários, serão amplamente identificadas, discutidas e analisadas, temáticas pertinentes às áreas de concentração do programa, nas dimensões administrativa, cultural, tecnológica, ambiental, logística, social e econômica. O objetivo principal da disciplina é que, a partir dos debates estabelecidos nesse fórum, haja uma retroalimentação positiva permanente entre o mundo acadêmico e o mundo produtivo, proporcionando novos desafios de pesquisa e tecnológicos aos mestrandos e pesquisadores do programa.

Translate »