Início do conteúdo

Curso de Análise Qualitativa Comparativa (QCA) e Técnicas Relacionadas

Dr. Cleidson Nogueira Dias

O PPG DTSA em conjunto com o GPEIA – grupo de pesquisa em inovação e sustentabilidade no agronegócio (https://wp.ufpel.edu.br/gpeia/author/gpeia/) convidam para o Curso Configurational Comparative Methods: Análise Qualitativa Comparativa (QCA) e Técnicas Relacionadas, com o Dr. Cleidson Nogueira Dias, analista da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia/Brasília-DF. O Dr. Cleidson Nogueira Dias recebeu do congresso SOBER de 2016, o prêmio de melhor tese de doutorado na área de Administração Rural ao Título: “A influência das redes interorganizacionais e da complementariedade de recursos no desempenho da inovação: Um estudo comparativo Brasil-Espanha no setor de pesquisa agropecuária”

Sobre o curso:

Qualitative Comparative Analysis (QCA) é um método que trabalha por meio de uma estratégia que integra os principais pontos fortes das abordagens qualitativas (orientadas a casos) e quantitativas (orientadas a variáveis). O presente curso é aplicado para situações de pesquisa com um número “pequeno” ou “intermediário” de casos, que o mainstream dos métodos qualitativos e quantitativos encontram dificuldade de abordar. O Curso oferece uma visão básica e comparativa dessa metodologia de pesquisa comparativa e uma revisão técnica e prática do Crisp-Set QCA (csQCA), da Multi-Value QCA (mvQCA) e do Fuzzy-Set QCA (fsQCA), com foco no primeiro (CsQCA). No centro dos métodos QCA se encontra a questão das condições suficientes e/ou necessárias (ou de combinações de condições que satisfação tais características) para um resultado (outcome).

 

Conteúdo Programático:

– Introdução ao Qualitative Comparative Analysis (QCA);

– QCA na América Latina e Brasil;

– Notoriedade Internacional;

– QCA: obra seminal e contribuição metodológica às ciências sociais

– Pressupostos epistemológicos;

– Família de análises comparativas: Crisp-Set QCA (csQCA), Multi-Value QCA (mvQCA) e Fuzzy-Set QCA (fsQCA);

– Aspectos de causalidade em QCA: a equifinalidade, a causalidade conjuntural e a causalidade assimétrica;

– Interpretação das equações lógicas/resultados das análises Booleanas;

– Softwares Tosmana & fsQCA e formatos de arquivos;

– Exemplos práticos.

 

O curso ocorrerá no dia 30/06/2017, sexta-feira, das 14 às 18 horas, no 4o andar, na sala 01 da Pós-Graduação da Faculdade de Administração e de Turismo, Campus Porto.

 

As vagas são limitadas aos 25 primeiros inscritos, por isso, no caso de interesse. As inscrições serão feitas pelo e-mail: ppgdtsa@gmail.com – coloque no assunto: Solicitação de inscrição no Curso de QCA.

Assim que as vagas forem preenchidas, um email de confimação será enviado. 

Publicado em 14/06/2017, na categoria Sem categoria.
Translate »