Apresentação

A origem do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), autorizado pela CAPES em 2017, tem seus fundamentos no Grupo de Iniciação à Pesquisa (GIP), criado na Faculdade de Direito no ano de 2010. O GIP oportunizou a congregação de estudos e pesquisas dos docentes fundantes do presente projeto, bem como dos discentes da Faculdade.

O objetivo do curso Mestrado em Direito, relacionado ao perfil do profissional a ser formado, consiste na qualificação para o desenvolvimento de pesquisa avançada em Direitos Sociais, especialmente nas temáticas inseridas nas linhas de pesquisa: Estado e Constituição e Direito e Vulnerabilidade Social. Ademais, o egresso do Programa de Pós-Graduação em Direito estará qualificado para: a) atuar no ensino jurídico; b) desenvolver e difundir pesquisa avançada em Direito, relacionada às temáticas da proposta; c) desenvolver mecanismos ou arranjos político-jurídico-sociais de solução para as problemáticas atuais da sociedade brasileira; d) desenvolver ou colaborar na promoção dos direitos sociais, em instituições públicas e privadas. Adicionalmente, o Programa de Pós-Graduação em Direito objetiva propiciar um ambiente favorável para o desenvolvimento da reflexão jurídica crítica, inserido na concepção do pensar o direito e na perspectiva de promoção social.

Em suma, formar pesquisadores-gestores em Direitos Sociais, aptos a desenvolver e gerir os referidos assuntos no concernente às temáticas das linhas de pesquisa para as atuais problemáticas da sociedade brasileira.

 

Coordenação

Coordenadora:  Profª. Drª. Márcia Rodrigues Bertoldi

e-mail: marciabertoldi@yahoo.com

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Marcos Caprio Fonseca Soares

e-mail: capriofonseca@terra.com.br

Secretária: Paloma Pirez Valério

e-mail: ppgdufpel@gmail.com

Telefone: 3921.1528

Horário de expediente: das 08h às 13h