Início do conteúdo
Eventos ligados ao PPGCPol

I Seminário Discente de Ciência Política do PPGCPol/UFPel

Entre os dias 30 de agosto a 01 de setembro de 2023 ocorrerão 4 mesas redondas, 3 conferências magistrais e 7 grupos de trabalho (GTs) para a apresentação de trabalhos de Pós-Graduação e Graduação, no âmbito do I Seminário Discente de Ciência Política do PPGCPol/UFPel.
A chamada para trabalhos se encontra aberta até o dia 15 de julho de 2023. 
Para maiores informações, acesse: https://linktr.ee/sdcpufpel
Contamos com a participação, apoio e presença de todos/as!
Comissão Organizadora do I SDCP PPGCPol/UFPel

LANÇAMENTO DO EBOOK “Políticas de memória, democracia e sociedade: contribuições para uma reflexão crítica do passado e do presente” 

O livro foi organizado pelo docente Carlos Artur Gallo e discentes do PPGCPol Bruno Gazalle Cavichioli, Laura Feijó de Souza e Rafael Alexandre Silveira, com base nos trabalhos apresentados no 1º Workshop de Pesquisas sobre Políticas de Memória, realizado pelo Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória da Universidade Federal em outubro de 2022. Realizado de forma híbrida, o Workshop contou com sessões de apresentação de trabalhos virtuais e presenciais, nas quais participaram mais de 20 pesquisadoras/es do Brasil, da Argentina e da Colômbia. O evento foi realizado com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (PPGCPol/UFPel), do História da Ditadura (HD) e do Laboratório de História Política e Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (LAHPS | UFJF).

GEOPOLÍTICAS FEMINISTAS

O PPGCPol convida para a palestra “Geopolíticas Feministas”,  a ser ministrada pela professora Maria Almudena Cabezas Gonzales da Universidad Complutense de Madrid. Será na próxima quarta-feira (12/04), às 15h na sala 205 do IFISP.

IV SIMPÓSIO PÓS ESTRUTURALISMO E TEORIA SOCIAL

O IV Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social é o evento internacional organizado pelo Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil. Organizado a partir de conferências, mesas redondas e grupos de trabalho, o objetivo do Simpósio é reunir pesquisadoras/es do Brasil e do exterior para discussões em torno das mais diversas teorias situadas no campo do pós-estruturalismo, em perspectiva transdisciplinar.

Chamada de Submissão de Trabalhos aos GTs

Temos o prazer de informar que está disponível o Edital Trabalhos para GTs  que compõem a quarta edição do Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Novas Reflexões Sobre as Democracias do Nosso Tempo.

O prazo para recebimento de resumos foi ampliado até o dia 17 de abril.

O evento ocorrerá entre 26 e 28 de setembro na UFPel, em formato presencial.

Acesse o link do evento: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/pt

 


Nenhuma descrição de foto disponível.


Pode ser uma imagem de texto que diz "10 ANOS PPGCPOL 2011-2021 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIÊNCIA POLÍTICAUFPEL POLÍTICA| CONVIDA para o debate Ciência e Política frente à desdemocratização no Brasil Com a presença de Profa. Emérita Céli Pinto (UFRGS) & Prof. Titular Leonardo Avritzer (UFMG) Quarta-feira, 12 de Maio, às 19:00hs Transmissão ao vivo pelo canal do Youtube: http://youtube.com/user/ppgcpol"


O PPGCPol convida para Palestra


O PPGCPol convida para Palestra


I Seminário de Ciência Política da UFPel

A partir desta sexta-feira, dia 10/05/2019, está aberto o prazo para envio de resumos para o I Seminário de Ciência Política da UFPel.

Informações em: https://wp.ufpel.edu.br/scpufpel


O PPGCPol convida para Palestra


O PPGCPol convida para Atividade

 


O PPGCPol convida para Palestra


O PPGCPol convida para o lançamento do documentário Mundo da Vida – A Sociologia de Alfred Schütz

COMUNICAMOS QUE A SESSÃO ESTÁ CANCELADA DEVIDO A PROBLEMAS NO PRÉDIO DO CINE UFPel.
Uma nova data será comunicada em breve.


III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Populismos e Democracias

O “III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Populismos e Democracias” é um evento internacional organizado pelo Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil. Organizado a partir de conferências, mesas redondas e grupos de trabalho, o objetivo do Simpósio é reunir pesquisadores do Brasil e do exterior para discussões em torno das mais diversas abordagens teóricas situadas no campo do pós-estruturalismo, numa perspectiva transdisciplinar.

Acesse o site e o Facebook do evento para mais informações: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/ e https://www.facebook.com/simposioernestolaclauufpel/

 


Brasil: análise da conjuntura política e eleições 2018


Questão racial e representação política no Brasil

O PPGCPol convida todos/as para a palestra “Questão racial e representação política no Brasil”, a ser proferida pelo professor Carlos Machado (UnB).

A atividade faz parte do Programa de Cooperação Acadêmica, do qual participam pesquisadores dos PPGs em Ciência Política da UFPel, da UNIRIO e da UnB.

Data: 04 de dezembro de 2017

Hora: 17h

Local: Sala 206 do IFISP

 


80 anos do Estado Novo: modernização autoritária no Brasil ontem e hoje
Palestrante: Prof. Dr. Alvaro Augusto de Borba Barreto
Data: 17 de novembro de 2017, às 15h
Local: Sala 206, IFISP
 Inscrições de ouvintes no local do evento

II Colóquio de filosofia e pensamento político – Corrupção Política, Violência Social e Políticas Publicas

09 e 10 de outubro de 2017.


II Simpósio pós-estruturalismo e teoria social: Ernesto Laclau e seus interlocutores

II Simpósio pós-estruturalismo e teoria social: Ernesto Laclau e seus interlocutores é o evento internacional organizado pelo Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso e pelos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Sociologia, do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, da Universidade Federal de Pelotas, Brasil. Organizado a partir de conferências, mesas redondas e grupos de trabalho, o objetivo do Simpósio é reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discussões em torno da teoria do discurso do filósofo político argentino, Ernesto Laclau, numa perspectiva transdisciplinar.

Resumos podem  ser submetidos em 5 Grupos de Trabalho:

  1. Teoria do Discurso e seus Interlocutores
  2. Teoria do Discurso e Mobilizações Sociais na América Latina
  3. Teoria do discurso, ciência e tecnologia
  4. Teoria do Discurso e Educação
  5. Teoria do Discurso, métodos e técnicas de pesquisa.

O PRAZO PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS FOI PRORROGADO ATÉ 23/07/2017.

Mais informações em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/pt/ e em https://www.facebook.com/simposioernestolaclauufpel/

 


V EICS – Encontro Internacional de Ciências Sociais: Democracia e seus dilemas contemporâneos

NOTA DE CANCELAMENTO DO V ENCONTRO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS (V EICS)

Vimos através desta notificar a nossos colaboradores e ao público em geral o CANCELAMENTO da quinta edição do Encontro Internacional de Ciências Sociais (VEICS), previsto para acontecer entre os dias 19 e 22 de junho de 2017, na cidade de Pelotas/RS. O motivo principal para esta decisão extrema foi a negativa de financiamento público por parte das principais agências de fomento (CNPq e CAPES) para a edição atual, parcerias fundamentais nas edições anteriores. O auxílio público e o pagamento de inscrições foram as fontes de financiamento que alavancaram a execução das edições anteriores, as quais contribuíram decisivamente para a constituição do importante fórum de debate acadêmico na região sul de Brasil representado pelo Encontro Internacional de Ciências Sociais (EICS). A posição geográfica de Pelotas, próxima à fronteira de alguns países latino-americanos, promoveu nas edições anteriores uma ampla participação de pesquisadores de países como Uruguai, Argentina e Chile.

Justamente pelo sucesso e tamanho do EICS é que os promotores do evento, os Programas de Pós-Graduação em Antropologia, Ciência Política e Sociologia, entenderam que seria temerário manter um evento do vulto do EICS contando somente com os recursos das inscrições dos participantes do mesmo. Em respeito aos colegas colaboradores e ao público acadêmico, todos merecedores de um tratamento cordial e de um evento com condições de receber as atividades previstas com condições mínimas de trabalho, foi decidido o cancelamento desta edição do V EICS.

Pedimos desculpas aos convidados para as conferências centrais e para as mesas redondas que com muita disposição e generosidade aceitaram participar do evento. Do mesmo modo, nos dirigimos aos colegas que rapidamente atenderam à convocação do evento e elaboraram e enviaram propostas de criação de GTs. Não podíamos prever, nem na hipótese mais pessimista, no momento do lançamento da convocação que as agências não atenderiam a necessidade imperiosa de financiamento do evento.

Nas respostas das agências de financiamento ao projeto do V EICS, o mérito e a relevância do evento foram destacados, ao mesmo tempo que informavam a impossibilidade do financiamento pela escassez de recursos e pela opção por outros projetos, estes prioritários na concepção das referidas agências de fomento acadêmico. É difícil entender como um evento como o EICS não é prioritário para o fomento da produção na área de Ciências Sociais. Cremos que a influência na política acadêmica das recentes transformações na política brasileira tenha tornado o conhecimento das ciências sociais e a qualificação do debate sobre temas como a democracia como algo não prioritário.

Em respeito aos nossos colaboradores, ao público acadêmico e ao compromisso com a sociedade, manteremos o esforço para tornar o conhecimento das ciências sociais prioritário, trabalhando para a consolidação da tradição que o EICS representa. O certo é que manteremos nosso esforço para contribuir para a consolidação da área de Ciências Sociais na região sul da América Latina.

Atenciosamente,

Programas de Pós Graduação de Antropologia, Ciência Política e de Sociologia da Universidade Federal de Pelotas

 

 

Os Programas de Pós-Graduação em Antropologia, Ciência Política e Sociologia da UFPel têm o prazer de convidar a comunidade científica para participar do V EICS – Encontro Internacional de Ciências Sociais, a ser realizado entre 19 e 22 de junho de 2017 em Pelotas.

Informações sobre o evento no site https://wp.ufpel.edu.br/veics/

 

 


Edital de Retificação – V EICS

Está disponível o edital-de-retificacao-de-selecao-de-grupos-de-trabalho do V EICS.

O evento ocorrerá de 19 a 22 de junho de 2017 na UFPel.


V EICS – Encontro Internacional de Ciências Sociais: Democracia e seus dilemas contemporâneos

De 19 a 22 de Junho de 2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE GRUPOS DE TRABALHO

Os Programas de Pós-Graduação em Antropologia, em Ciência Política e em Sociologia da UFPel têm o prazer de convidar a comunidade científicainstituições de ensino superior, de pesquisa e de extensão, públicas ou privadas para participarem do V EICS – Encontro Internacional de Ciências Sociais, que será realizado em Pelotas (RS).

Veja o edital para proposição de GTs clicando aqui.

 


Aula Pública

aula-publica-profa-luciana

 


Curso de Extensão

logo-idad-424x315O Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso promove o Curso de Extensão “Política e Psicanálise”, dias 03 e 04 de outubro de 2016, com inscrições gratuitas.

Maiores informações em: https://wp.ufpel.edu.br/psicanalisepolitica/

 


IV EICS – Encontro Internacional de Ciências Sociais: espaços públicos, identidades e diferenças

18 a 21 de novembro de 2014 – UFPel/Pelotas/Brasil

ANAIS

Ficha Técnica

Ficha Catalográfica

Apresentação

Artigos Completos por GT

 

 

 

Translate »