Início do conteúdo
Eventos da Área

14° Encontro da ABCP

Acesse, acompanhe e participe: https://www.abcp2024.sinteseeventos.com.br/

XII Congreso ALACIP

Acesse, acompanhe e participe: https://www.pt.congresoalacip2024.org//?lang=pt-br

9° Encontro Nacional da ABRI

Acesse, acompanhe e participe: https://www.encontro2023.abri.org.br/

47° Encontro Anual da ANPOCS

Acesse, acompanhe e participe: https://www.encontro2023.anpocs.com

VI Encontro de Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro 

Acesse a programação do evento: https://viencontrotpppb.wixsite.com/viencontrotpppb

Convocatoria XI Congreso Latinoamericano de Ciencia Política 
Desde América Latina Hacia el Mundo: Transformaciones Políticas Post-pandemia
La Asociación Latinoamericana de Ciencia Política (ALACIP), en coordinación con la Asociación Chilena de Ciencia Política A.G. (ACCP), convocan al XI Congreso Internacional de Ciencia Política, a realizarse en la Ciudad de Santiago, Chile, los días 21, 22 y 23 de julio de 2022.

La realidad política y social de nuestro continente se encuentra en un momento clave. Después de una ola de protestas que recorrió distintos países de la región, América Latina se vio azotada por la peor pandemia en un siglo. El Covid-19 no sólo ha traído enfermedad y muerte, sino que ha puesto en tensión la institucionalidad democrática, la gobernanza internacional en torno a los suministros de vacunas, y el rol de los populismos frente al conocimiento científico, entre otras instituciones. Asimismo, los desafíos que ha traído la pandemia han aumentado las desigualdades de nuestro continente, donde la clase social, el género, las diversidades sexuales y las poblaciones indígenas han sido elementos clave en el manejo sanitario y político.

Esta nueva ola exógena plantea desafíos concretos para nuestra disciplina, acostumbrada a comprender la política y sus interacciones en marcos de normalidad. ¿Cómo han cambiado nuestras formas de conocer y estudiar la política después de la pandemia? ¿Estamos en un momento clave en el avance o retroceso de la democracia en la región? ¿Qué lecciones puede aprender el mundo sobre la forma en que América Latina a resistido la crisis global? Todas estas preguntas y más serán parte del XI Congreso Internacional Alacip 2022

Acesso: https://alacip2022.org/


13° ENCONTRO DA ABCP

O 13º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), a ser realizado de 20 a 23 de setembro de 2022, na Universidade Federal de Goiás (UFG), será organizado a partir das atividades das Áreas Temáticas (ATs), das Mesas-Redondas (MRs), Sessões Especiais (SEs), Fóruns Regionais (FRs) e Conferências (CFs).

Este Edital apresenta a chamada pública para o envio de propostas de trabalho para as Áreas Temáticas e para a realização de Mesas-Redondas, Sessões Especiais e Fóruns Regionais. Integram o Edital, ainda, as regras e condições gerais para a participação no Encontro.

A submissão de propostas de trabalho (artigos e pôsteres) para as ATs, de Mesas Redondas e de Fóruns Regionais deverão ser submetidas, exclusivamente, por meio do sistema online disponível no site da ABCP (Inscrição e SubmissãoNão serão aceitas propostas enviadas por e-mail ou qualquer outro meio. As propostas de artigos e pôsteres serão avaliadas pelos coordenadores das respectivas ATs, enquanto as propostas de MRs e FRs serão submetidas à apreciação do Comitê Organizador do Encontro, que se reserva o direito de propor a readequação de atividades e trabalhos, procurando otimizar o acolhimento das propostas submetidas, mantida a qualidade acadêmica e a pluralidade dos debates que caracterizam o Encontro.

Para a inscrição e participação no evento, todos os participantes devem estar filiados a ABCP e em dia com as suas anuidades. No credenciamento, no site do Encontro, será obrigatória a quitação da anuidade do ano corrente.

Para o esclarecimento de dúvidas, as pessoas interessadas deverão enviar e-mail para encontro2022@cienciapolitica.org.br


Instituto de Estudos Sociais e Políticos – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Dias 6, 7 e 8 de Julho de 2022 – Evento híbrido (presencial e virtual).

O V Encontro de Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro dá continuidade às atividades iniciadas em 2017 por um grupo de pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa brasileiras reunidos com o objetivo de expandir e consolidar novos espaços para a área de teoria política no Brasil. Pela primeira vez em 2022 o Encontro abrirá espaço para que pós-graduandos e recém-doutores possam expor o resultado de suas pesquisas através dos grupos de trabalho (GT’s) organizados nos seguintes eixos:
– Teoria Normativa.
– Teoria Crítica.
– Abordagens Históricas da Teoria Política.
– Pensamento Político Brasileiro e Latino-americano.
– Teoria Pós-colonial, Decolonial e Abordagens Pós-estruturalistas.
– Métodos de Pesquisa em Teoria Política.
Para mais detalhes sobre a submissão de resumos para os GT’s, consulte o link no título do evento.


VII Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política: Ética e Política em Tempos de Pandemia

Imagem


Pode ser uma imagem de 4 pessoas e texto que diz "alacıp CAFÉ VIRTUAL DE ALACIP conversamos sobre "Pensar nuestras crisis: La importancia de la teoría política hoy" Flávia Biroli Universidade Brasilia (UnB) Porfirio c. Restrepo Universidad Pontificia Bolivariana MODERADORES Luciana Ballestrin UFPel Claudia Heiss Universidad de Chile (UCh) Guillermina Seri Union College ALACIP ALACI YouTube Paulo Ravecca UdelaR Acompañe por nuestro canal: 24/11 Bogotá (COL)-15h Brasília (BRA) Santiago (CHI)-17h Eastern Time 16h"


I Encontro de Pesquisa de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande

I Encontro de Pesquisa de Relações Internacionais (EPRI) é um evento promovido pelo Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Destina-se à apresentação e publicação de trabalhos que contenham contribuições preliminares ou resultados finais de pesquisas realizadas. O evento é aberto para graduandos, pós-graduandos, pós-graduados, graduados e pesquisadores de Relações Internacionais e áreas afins, como Direito, Economia, Comércio Exterior, Hospitalidade, Geografia, História, dentre outros.

Espera-se fomentar não apenas o debate interno e especializado na área de RI, mas também levar a cabo o debate das próprias fronteiras disciplinares. Mais precisamente, trata-se de incorporar ao debate as mais diversas perspectivas, com vistas a incentivar o conhecimento, o debate acadêmico e o avanço teórico e metodológico das RI no Brasil e América Latina.

O I Encontro de Pesquisa de Relações Internacionais receberá trabalhos de pesquisa nas áreas de (a) Política e História das Relações Internacionais, (b) Direito Internacional e Comparado, (c) Economia e Comércio Internacional e (d) Estudos de Fronteiras.
 
As informações sobre o evento podem ser obtidas no seguinte endereço: http://www.epri.furg.br
 
A chamada de trabalhos (Resumos Expandidos) está aberta até o dia 06/11/2017. 

IV Congresso Internacional Thomas Hobbes

 

 

De 23 a 26 de outubro de 2017, na UNILA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


V Seminário Mídia, Política e Eleições – Crise, Representatividade e Política – PUC-SP e NEAMP

O IV Seminário MPE, organizado pelo Neamp/PUCSP, prorrogou o prazo para o recebimento dos resumos para GTs que compões o seminário e, também, para os painéis e pôster, para o dia 21/09.

O IV Seminário Mídia, Política e Eleições – Crise, Representatividade e Política, realizado pela PUC-SP e o NEAMP (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política), a ocorrer na PUC-SP entre os dias 08 e 10 de novembro.
A conferência de abertura, com o tema Crise, Representatividade e Política, contará com a presença dos pesquisadores Fernando Azevedo (UFSCar)Sergio Amadeu (UFABC) e Marcos Teixeira (FGV-SP) e mediação da pesquisadora Rosemary Segurado (PUC-SP).

Contamos com uma programação com GTs e sessão de pôster e painéis que recebem trabalhos relativos às áreas de estudos de Comunicação e PolíticaSistema PolíticoInternet e Política e Novas Práticas Políticas.
Contamos também na nossa programação com minicursos que exploram novas metodologias dentro da pesquisa em ciências sociais, como o curso de Redes Sociais Digitais – Softwares de Monitoramento e Análise Quantitativa de fluxos interacionais no Facebook”, o de Desafios Metodológicos da Análise Visual no Universo da Política e da Comunicação”, e também o minicurso Análise quantitativa de texto – introdução
ao Iramuteq”.

2a Jornada de Ciência Política – Programa de PósGraduão em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria

A 2a Jornada de Ciência Política, promovida pelo Programa d e PósGraduão em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria e organizada pelos cleo de Estudos sobre Democracia e Desigualdades (NEDD) e  Núcleo de Pesquisa e Estudos eCiência Política (NPCP), visa, analisar e debater o tema Eleições Presidenciais e a Estruturação da Competição Política, em suas diferentes possibilidades e abordagens
O evento ocorre nos dias 25 e 26 de outubro e, em termos gerais, visa reunir comunidade acadêmica das áreas de Ciência Política, Ciências  Sociais, Serviço Social, Direito, Relações Internacionais, Economia, Hisria , Filosofia e, entre outras, Administração, da própriUFSM e de outras instituições, para debater e analisar a s questões que envolvem o processo político brasileiro.
Podem submeter trabalhos, conforme Edital em anexo, estudantes de graduação e pós-graduação e graduados e pós-graduados.

EDITAL SUBMISSÃO DE TRABALHOS – II JORNADA DE CIÊNCIA POLÍTICA


I Curso de Inverno do PPG em Relações Internacionais da UFSC

O I Curso de Inverno do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina será realizado de 17 a 21 de julho em Florianópolis/SC.

Em sua edição de abertura, teremos o prazer e a honra de receber a professora Dra. Monica Hirst, que compartilhará sua experiência prática e acadêmica no tema Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.

Inscrições realizadas até 30/06 beneficiarão de um desconto de até 30%. Mais informações podem ser encontradas em http://cursoinverno.ppgri.fepese.ufsc.br/ ou pelo endereço eletrônico cursoinverso.ppgri@gmail.com.

http://cursoinverno.ppgri.fepese.ufsc.br/

Aula Inaugural – PPG em Ciências Sociais da Unisinos

O PPG em Ciências Sociais da Unisinos convida para a Aula Inaugural do semestre de 2017/1.

Data: 22/03/2017

Horário: das 17h30 às 19h

Local: Sala B09 204

Título: A reflexividade sociológica: desafios conceituais e metodológicos

Prof. Dr. Pedro Robertt – PPG em Sociologia/ PPG Ciência Política – UFPel


7º COMPOLÍTICA

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul promovem, de 10 a 12 de maio de 2017, em Porto Alegre, a sétima edição do Congresso da Compolítica.
Com o tema “Democracia em crise? Mídia, opinião pública e instituições do Brasil contemporâneo“, o 7º COMPOLÍTICA abre espaço para debater a conjuntura atual, com questões e perplexidades políticas, sociais e midiáticas da conjuntura nacional. A programação do Congresso abrange conferência de abertura, mesas de debates, entrega do Prêmio Compolítica de melhor tese e dissertação, lançamento de livros, atividades culturais e 9 grupos de trabalho.

Mais informações no site: https://www.ufrgs.br/compolitica2017/


Escola São Paulo de Ciência Avançada em Metodologia em Ciências Humanas

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) convida estudantes de Graduação, Pós-Graduação e jovens Doutores a participarem da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) em Metodologia em Ciências Humanas.

 A ESPCA é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que financia a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento no Estado de São Paulo.

 A ESPCA em Metodologia em Ciências Humanas será realizada de 10 a 21 de julho de 2017 na Unicamp (Campinas, São Paulo, Brasil). Os cursos serão ministrados em língua inglesa, com um total de 20h cada, e os estudantes selecionados serão integralmente financiados pela Fapesp. Além de participar dos cursos, os alunos deverão apresentar as pesquisas que desenvolvem em workshops.

Mais informações no Anexo.


9 º Congreso ALACIP 26-28 de Julio de 2017, Montevideo

Convocatoria para envío de propuestas de participación al 9º Congreso Latinoamericano de Ciencia Política: http://alacip.org/?p=7048

La fecha límite para el envío de resúmenes y paneles para el 9º Congreso ALACIP ¿Democracias en Recesión? es el 15 de enero. 


8ª IPSA-USP Escola de Verão em Conceitos, Métodos e Técnicas de Ciência Política

A Escola está recebendo inscrições até 4 de outubro de 2016.

A programação da 8ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2017 é dividida em três módulos de sessões de uma semana. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos das ciências sociais acesso a uma capacitação avançada e de alta qualidade em métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa.

Os cursos oferecerem um treinamento rigoroso sobre diferentes aspectos da pesquisa empírica em Ciências Sociais, com questões teóricas e práticas que refletem o estado-da-arte sobre temas como o desenho e o desenvolvimento de pesquisas empíricas e analise de dados, contribuindo para a qualificação dos alunos de pós-graduação, jovens pesquisadores e professores. A 8ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2017 acontecerá na Universidade de São Paulo entre 23 de janeiro a 10 de fevereiro de 2017.

Todos os cursos e seminários são ministrados em inglês.

Mais informações em: http://summerschool.fflch.usp.br/


10 Encontro ABCP

Ocorrerá em Belo Horizonte, de 30 de agosto a 02 de setembro de 2016.

Mais informações em: http://www.encontroabcp2016.cienciapolitica.org.br/