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Disciplinas Obrigatórias

Teoria Política

Ementa: Ao partir da ideia de que a Teoria Política possui diferentes definições e apropriações pela disciplina da Ciência Política, o curso analisa os fundamentos ontológicos, epistemológicos e metodológicos que orientam a Teoria Política, sobretudo, em suas versões contemporâneas. Do ponto de vista disciplinar da Ciência Política, a Teoria Política é disputada por diferentes enfoques – sejam eles empírico-explicativo, histórico-conceitual ou normativo-filosófico. Desta forma, o curso busca promover: a) o debate acerca do próprio status (sub)disciplinar da Teoria Política e seus diálogos com outras áreas do conhecimento e b) o aprofundamento em determinadas correntes teóricas, tradições histórico-conceituais e/ou temas relevantes para a teorização dos fenômenos e processos políticos.

Teoria Contemporânea da Democracia

Ementa: A disciplina tem por objetivo apresentar o debate acerca do paradigma elitista-liberal da democracia na Ciência Política, o qual exerce importante influência nas formulações teóricas de seus críticos. Alternativamente, propõe-se a apresentar algumas das vertentes críticas ao paradigma elitista-liberal, tais como: democracia participativa, republicanismo.

Seminário de Tese I

Ementa: A disciplina está voltada ao aprimoramento do projeto de pesquisa de doutorado. Tem por objetivo principal o aperfeiçoamento dos elementos inerentes à proposta de investigação científica (construção do objeto, formulação do problema, delimitação do campo, definição de objetivos e hipóteses, escolha dos métodos e técnicas de pesquisa), bem como o aprofundamento da discussão teórica constante no projeto de pesquisa. Nesse sentido, a disciplina envolve processo inter pares, sob a orientação do professor regente da disciplina, visando auxiliar na superação de questões diagnosticadas pelo grupo em cada projeto.

Seminário de Tese II

Ementa: A disciplina será desenvolvida com vistas a viabilizar a realização da qualificação e o desenvolvimento da tese. Nesse sentido, busca discutir crítica e construtivamente os projetos de tese de doutorado, envolvendo um processo individualizado a ser desenvolvido diretamente com o orientador, a partir das necessidades e especificidades de cada projeto.

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