Início do conteúdo
O PPGCPol

marca

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas foi primeiramente fundado na significativa presença da área de Ciência Política nos cursos que constituem o Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Tem sua principal origem institucional no curso de Especialização em Ciência Política criado em 1985 – e que, ao longo dos seus 25 anos de existência, formou cerca de 200 alunos. Esse curso de especialização foi o embrião do curso de Graduação Bacharelado em Ciências Sociais formado em 1991, ao qual foi acrescentado o curso de Licenciatura em Ciências Sociais em 1994. Em 2006, esse esforço conjunto redundou na implementação do curso de Mestrado em Ciências Sociais, vinculado ao Comitê de Sociologia/CAPES, contemplando entre suas quatro linhas de pesquisas, uma específica para a Área de Ciência Política, denominada “Cidade, Estado e Esfera Pública”.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPol) da Universidade Federal de Pelotas teve seu funcionamento recomendado pela CAPES em 2010. Suas atividades foram iniciadas em março de 2011, sendo a primeira turma de Mestrado formada por 13 alunos. Em 2015, o PPGCPol obteve recomendação da CAPES para o funcionamento do curso de Doutorado, cuja primeira turma iniciou as atividades com cinco alunos em 2016. Assim, o PPGCPol resulta no esforço de fortalecimento da Área de Ciência Política e Relações Internacionais no âmbito da Universidade e da região sul do Rio Grande do Sul. Em 2021, o programa completou dez anos de existência.

O PPGCPol prima pela formação rigorosa e qualificada do seu corpo discente, sempre tendo como perspectiva o engajamento e a dedicação dos estudantes às atividades dos cursos. Neste sentido, tal política tem privilegiado a sólida formação de recursos humanos com vocação acadêmica.

O PPGCPol possui a Área de Concentração “Democracia e Política Contemporânea” e três linhas de pesquisa: “Instituições e Processos Políticos”, “Dinâmicas Políticas e Conflitos Sociais” e “Teoria Política e Teoria Social Contemporâneas”.

O PPGCPol/UFPel recebeu na última Avaliação Quadrienal da CAPES (2017-2020) a Nota 5, colocando-se entre os dez programas de pós-graduação em Ciência Política mais qualificados do país.

Translate »