Notícias
  • Professores do PPGCEM contemplados em Editais da FAPERGS

    Recentemente os professores do PPGCEM, Cristiane Wienke Raubach Ratmann,  Darci Alberto Gatto, Fernando Machado Machado e Robson Andreazza foram contemplados nos Editais  da FAPERGS  01/2017 AUXÍLIO RECÉM – DOUTOR e 02/2017 PROGRAMA PESQUISADOR GAÚCHO, aprovando os seguintes projetos, respectivamente: Desenvolvimento de um sistema core-shell de SrTiO3@ZnS@ZnS para aplicações fotocatalíticas (Edital ARD), Extração Por Fluído Supercrítico E Caracterização De Tanino A Partir De Biomassa De Acacia Mearnsii De Wild, Síntese e Caracterização de Adsorventes a Base de Carbono para Aplicações Ambientais (PQ faixa A), Fitorremediação De Ambientes Aquáticos Contaminados Por Atividades Antrópicas Em Pelotas/RS (PQ faixa A).

    Esses resultados demonstram a potencialidade da equipe de professores do Programa que vem buscando, por meio de seus projetos, a obtenção de fontes de recurso para a manutenção de suas pesquisas e a efetivação dos projetos de dissertação e tese de seus orientandos.

    A Coordenação do PPGCEM parabeniza aos professores contemplados e agradece pela dedicação e comprometimento.

  • Divulgação de MINICURSO TEÓRICO-PRÁTICO EM MICROSCOPIA

    O projeto de extensão Difusão em Nanotecnologia, coordenado pelo professor do curso de Engenharia de Materiais, Prof. Dr. Neftalí Carreño, realizará, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PREC), o MINICURSO TEÓRICO-PRÁTICO EM MICROSCOPIA (8h), aberto a toda comunidade. O minicurso será ministrado em duas turmas, conforme cronograma:

    Turma 1:

    Dias 26 e 27 de Outubro, das 14h às 18h, no curso de Engenharia de Materiais – Campus Porto. (até 20 vagas, com lista de espera)

    Turma 2

    Dias 16 e 17 de Novembro, das 14h às 18h, no curso de Engenharia de Materiais – Campus Porto. (até 20 vagas, com lista de espera)

     

    Os participantes ganharão certificado de 8 horas. A inscrição é gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, para membros da comunidade da UFPEL, ou 2kg para pessoas externas à UFPEL. Os alimentos serão doados para instituições de caridade.

    Período de inscrições: de 09 a 24 de outubro de 2017, na secretaria da Engenharia de Materiais, sala B152, andar térreo do campus Porto.

  • SIIEPE tem inscrições prorrogadas

    As inscrições para a terceira edição da Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) foram prorrogadas. Os interessados terão até o dia 13 de outubro para submeterem sua participação. As inscrições têm o valor de R$ 50,00. Beneficiários de programas de assistência estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), inclusive estudantes de pós-graduação, têm isenção na taxa, para a modalidade de apresentadores de trabalho.

    A SIIEPE reúne o 25º Congresso de Iniciação Científica, para o 19º Encontro de Pós-Graduação, para o 4º Congresso de Extensão e Cultura, para o 3º Congresso de Ensino de Graduação e para a primeira edição do Congresso de Inovação Tecnológica.A Semana Integrada ocorrerá de 20 a 24 de novembro, no Campus Anglo e no Campus 2 da UFPel, e terá como temática principal “Os desafios da universidade pública contemporânea”.

    Notícia retirada de: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2017/10/05/siiepe-tem-inscricoes-prorrogadas/

  • Seminário de apresentação do PPGCEM

    Prezados alunos,
    Conforme anteriormente divulgado por e-mail,

    Convidamos a todos os ingressantes nos semestres 2017/1 e 2017/2 para comparecer ao Seminário de divulgação do Regimento do PPGCEM, o qual pontuará como presença na disciplina de Seminários. Na ocasião, a Secretaria e a Coordenação apresentarão o regimento e a página do Programa e tirarão dúvidas que os alunos porventura tenham.

    Data: 05/10/2017 (quinta-feira)

    Horário: 14h

    Local: Anglo. Sala 306.

    Importante: caso não estejam recebendo os e-mails, por favor informem para

    ppgcem.ufpel@gmail.com

  • TACM II – salas

    Prezados alunos,
    Seguem as salas do Anglo onde serão realizadas as atividades de TACM II, durante o período de 02 a 06 de outubro.

    Segunda (02/10): sala 307

    Terça(03/10): sala 308

    Quarta(04/10) : sala 307
    Quinta(05/10): sala 308

    Sexta(06/10):sala 306

  • Dúvidas sobre a confecção das carteiras de identificação da UFPel?

    A Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis informam que, a partir 1º de novembro, a carteira de identificação será o documento exigido para acesso ao Restaurante Universitário (RU).

    A confecção das carteiras será uma ação contínua, porém, devido à necessidade de identificarmos os usuários do RU, solicitamos que todos façam a carteira de identificação até o final do mês de outubro.

    As carteiras de identificação estudantil estão sendo enviadas para os colegiados. Dessa forma, os alunos que já cadastraram a foto na biblioteca, após o prazo de 20 dias, devem procurar o colegiado do seu curso e verificar se a carteira já está disponível.

    Cabe salientar que as bibliotecas não são responsáveis pela confecção e entrega das carteiras de identificação. Alunos e servidores devem dirigir-se a biblioteca apenas para cadastrar a fotografia, o que já automaticamente acionará a sua confecção, não sendo necessária nenhuma outra ação, apenas a de aguardar a entrega da carteira na sua unidade ou colegiado.

    A seguir, as respostas para as perguntas mais comuns:

    1. Ainda não tenho carteira de identificação estudantil. O que fazer?

    Procura uma das bibliotecas da UFPel para cadastrar a foto da carteira. Tu podes fazer a foto em qualquer biblioteca da UFPel, exceto na biblioteca de Ciências Sociais, que estará apta a partir do final de outubro.

    1. Preciso de algum documento para solicitar a carteira?

    Sim. Deves apresentar um documento oficial com foto.

    1. Já cadastrei a foto na biblioteca, e agora?

    Aguarda o período de 20 dias e procura a tua carteira no colegiado do teu curso.

    1. Tenho a carteira de identificação, mas está desgastada e com conteúdo um pouco ilegível. O que devo fazer?

    Tu podes solicitar a segunda via da carteira sem custo algum. Nesse caso não é necessário fazer uma nova foto, basta solicitar a carteira. Entra em contato através do e-mail ninfi@ufpel.edu.br.

    1. Troquei de curso e tenho a carteirinha antiga, preciso fazer outra?

    Sim. Deves solicitar uma nova carteira, pois tua matrícula será verificada.

     

    Notícia retirada da página da UFPEL, link: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2017/09/19/duvidas-sobre-a-confeccao-das-carteiras-de-identificacao-da-ufpel/

  • Pós em Odontologia oferta disciplina de Redação Científica

    O PPG em Odontologia da UFPel está ofertando até 40 vagas para a disciplina “Redação Científica” (3 créditos), sob responsabilidade do Prof. Rafael Moraes, que será ministrada na forma modular no programa nos dias 27 a 30 de novembro de 2017, no período noturno (entre 18:30 e 21:00). Segue abaixo a ementa da disciplina.

    Ementa: O objetivo da disciplina é propiciar ao aluno de pós-graduação noções básicas sobre a redação de artigos científicos, tendo como foco o delineamento do manuscrito, detalhamento dos capítulos envolvidos e a redação científica. São abordadas a necessidade de publicação científica, sistemas de indexação de periódicos, fator de impacto e classificação de periódicos, além de outros aspectos relacionados à redação, finalização e submissão à publicação de artigos.

    Interessados em cursar a disciplina devem preencher o formulário no link abaixo. Havendo número de interessados maior do que o de vagas ofertadas, será realizado sorteio. Discentes que já haviam manifestado interesse na oferta da disciplina em 2016 terão prioridade de matrícula. Alunos que se matricularem e não cursarem a disciplina serão considerados reprovados; assim, devem manifestar interesse somente se puderem comparecer nas datas e horários indicados.

    Clique aqui para acessar o formulário.

  • Seminários – Divulgação

    Prezados alunos,

    Na próxima semana ocorrerão diversas atividades no PPGCEM cuja participação pontuarão na disciplina de Seminários.

    Segue o calendário das atividades:

    DIA 18/09

    Qualificação de Doutorado – Edilson Nunes Pollnow

    “Avaliação das Propriedades Tribológicas do Aço AISI 316L Submetido a Tratamentos Termoquímicos e Termorreativos”

    Horário: 14h   Local: Sala 210B (Anglo)

     

    DIA 19/09 – MANHÃ

    Palestra –  Dra. Monica Jung de Andrade

    Nanostructured Composites Towards Multifunctional Lightweight Conformal Structures

    (será ministrada em português)

    Horário: 09h   Local: Auditório Acadêmico

     

    DIA 19/09 – TARDE

    Qualificação de Doutorado – Maurício Silva

    “Desenvolvimento de uma nova fibra polimérica reforçada com nanotubos de carbono para utilização em cabos de ancoragem de plataformas offshore”

    Horário: 14h   Local: Auditório da Reitoria

     

    DIA 22/09

    Qualificação de Mestrado – Jonas Granada

    “Influência da adição de nanocargas híbridas nas propriedades de nanocompósitos baseados em blendas de pc/abs”

    Horário: 09h   Local: Sala 111 (andar térreo do Anglo)

  • Inscrições para SIIEPE – 19º Encontro de Pós-Graduação

    Iniciam nesta quinta-feira (14) as inscrições para os cinco eventos que compõem a 3ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da Universidade Federal de Pelotas. A Semana Integrada ocorrerá de 20 a 24 de novembro, no Campus Anglo e no Campus 2 da UFPel, e terá como temática principal “Os desafios da universidade pública contemporânea”.

    Candidatos poderão inscrever-se para o 25º Congresso de Iniciação Científica, para o 19º Encontro de Pós-Graduação, para o 4º Congresso de Extensão e Cultura, para o 3º Congresso de Ensino de Graduação e para a primeira edição do Congresso de Inovação Tecnológica.

    Os interessados têm até o dia 27 de setembro para realizar a inscrição, com desconto, no valor de R$ 35,00; no dia 28, o valor passa para R$ 50,00. O prazo final para submissão é o dia 6 de outubro. Beneficiários de programas de assistência estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), inclusive estudantes de pós-graduação, têm isenção na taxa.

    Inscrições no site http://wp.ufpel.edu.br/siiepe/ .

     

    Notícia retirada da página da UFPEL: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2017/09/13/inscricoes-para-siiepe-comecam-nesta-____/

  • Informações aos alunos especiais 2017/2

    Prezados,

    Informamos que foi prorrogado o prazo para matrícula dos aprovados na seleção de aluno especial para 2017/2. Estaremos recebendo até o dia 19/09, das 12h às 18h: o formulário de matrícula devidamente preenchido e assinado (Formulário de matrícula disponível em: clique aqui). Na ocasião deverão trazer os DOCUMENTOS ORIGINAIS RG, CPF, DIPLOMA DE GRADUAÇÃO, HISTÓRICO ESCOLAR DA GRADUAÇÃO, TÍTULO DE ELEITOR, CERTIFICADO DE RESERVISTA, CERTIDÃO DE NASCIMENTO (OU CASAMENTO).

    Outra informação: após o dia 21/09 as matrículas estarão disponíveis no Cobalto, para conferência.