Minicurso – Profa. Gwendolen Reilly

O PPG em Odontologia convida a toda a comunidade acadêmica da UFPel para o mini-curso “Biomaterials for Orthopaedic Applications” a ser ministrado pela Profa. Gwendolen Reilly, da Universidade de Sheffield (Inglaterra). Obs.: o curso será ministrado em inglês.

A Profa. Gwendolen Reilly é Doutora em Biologia na Universidade de York, especializada em biomecânica do osso. Possui pós-doutorado na Universidade da Pensilvânia, Pennsylvania State College of Medicine e do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em biomecânica de células, biomateriais e estrutura óssea, respectivamente. Posteriormente, ela assumiu o cargo de professor assistente de investigação em Bioengenharia da Universidade de Illinois, Chicago especializado em engenharia de tecidos. As pesquisa atual de Gwen combina sua experiência em biomecânica, biomateriais e ortopedia.

Este curso irá apresentar e discutir biomateriais e aplicações ortopédica. Primeiramente serão discutidos os conceitos relacionados com: osso, cartilagem e articulações, seguido pela abordagem de doenças que provocam a degradação do osso e articulações, por exemplo, osteoporose , osteoartrite e trauma, e outras condições que requerem substitutos de enxertos ósseos, tais como defeitos congênitos e reparação maxilofacial. As utilizações de biomaterials serão descritas a partir de dispositivos comuns utilizados como: implantes de quadril e joelho e substitutos ósseos, para abordagens experimentais, tais como hidrogéis para a reparação da cartilagem e da engenharia de tecidos do osso e cartilagem. Finalmente, métodos experimentais para testar a toxicidade de biomateriais e osseointengração serão discutidos.

Segue abaixo a programação:

– 13/04 (segunda), 8-12h: Introdução à ortopedia, estrutura óssea e da cartilagem; degradação de osso e cartilagem.
– 13/04 (segunda), 14-18h: Materiais utilizados na ortopedia e odontologia, design de implantes padrão de quadril e joelho (metais cerâmica polímeros). Limitações de implantes atuais/problemas com osseointegração. Enxerto ósseos e suas limitações. Limitações de reparação da cartilagem.
– 14/04 (terça), 14-18h: Pesquisa atual em materiais ortopédicos, metais porosos, compósitos polímero – cerâmica e engenharia de tecidos. Testes de biomateriais, toxicidade, crescimento de osso e cartilagem. Dificuldades de teste em materiais em 3D, biorreatores e modelos in vivo.

Local: Faculdade de Odontologia, auditório do PPGO (5º andar)
Vagas: 100 vagas, por ordem de inscrição
Inscrições: no início do curso

Haverá a possibilidade de certificados de participação (75% de presença) a serem entregues posteriormente.

Publicado em 13/04/2015, na categoria Sem categoria.