Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos

Créditos: 3

Código: 1640273

Ementa

Conceitos básicos sobre recursos hídricos.

Legislação relacionada a recursos hídricos e ambientais.

Aspectos institucionais.

Aspectos conceituais de gestão de recursos hídricos.

Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos.

Instrumentos de gestão de recursos hídricos.

Aspectos técnicos relacionados ao planejamento e manejo integrados dos recursos hídricos.

Utilização de sistema de informações geográficas para o planejamento de recursos hídricos.

Bibliografia

ABEAS Gestão de recursos hídricos para o desenvolvimento sustentado de projetos hidroagrícolas. Programa de suporte técnico à gestão de recursos hídricos. Brasília, 1999 (módulos 1 a 11).

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente – MMA. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Programa Nacional do Meio Ambiente – IBAMA; projeto: tecnologias de gestão ambiental. Brasília: 1993. 23p.

BARTH, F.T.; POMPEU, C.T.; FILL, H.D.; TUCCI, C.E.M.; KELMAN, J.; BRAGA JR, B.P.F. Modelos para gerenciamento de recursos hídricos. São Paulo, Nobel/ABRH, 1987. 525p.

CABRAL, B. Direito Administrativo. Tema: Água. Caderno Legislativo no 001/97. Brasília -DF. 1997. 668p.

CABRAL, B. Legislação Estadual de Recursos Hídricos. Caderno Legislativo no 002/97, Vols I e II – Brasília -DF. 1997. 1028p.

CABRAL, B. Tratados Internacionais de Recursos Hídricos. Caderno Legislativo no 003/98, Brasília -DF. 1998. 186p.

CALIJURI, M.L. Sistemas de geoprocessamento aplicados à gestão de recursos hídricos.  Brasília, DF;  ABEAS: Viçosa, MG : UFV, DEA, 1998. 83p. (Curso de Gestão de Recursos Hídricos para o Desenvolvimento Sustentado de Projetos Hidroagrícolas. Módulo, 9)

CALIJURI, M.L., MEIRA, A.D., PRUSKI,F.F. Geoprocessamento aplicado aos recursos hídricos. In: SILVA, M.S. Cartografia, sensoriamento e geoprocessamento. Poços de Caldas, 1998. Universidade Federal de Lavras – Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola. 236p.

CASTRO FILHO, C., MUZILLI, O. Manejo integrado de solos em micro bacias hidrográficas. Anais. Londrina, 1996. 312p.

HAAN, C.T. Statistical methods in hydrology. Iowa, Iowa State University Press, 1977.378p.

HAAN, C.T.; JOHNSON, H.P.; BRAKENSIEK, D.L. Hydrologic modeling of small watersheds. Michigan, ASAE, 1982.

LANNA, A.E. Instrumento de gestão ambiental: método de gerenciamento de bacia hidrográfica. Brasília: IBAMA, 1994. 143p.

LINSLEY JR., R.K.; KOHLER, M.A. e PAULUS, L.L.H. Hydrology for engineers. New York, Editora McGraw-Hill, 1975. 472p.

POMPEU, C.T. Aspectos jurídicos da cobrança pela utilização dos recursos hídricos. In: SEMINÁRIO RECURSOS HÍDRICOS E O SANEAMENTO AMBIENTAL, 1992, São Paulo. Anais … São Paulo: Secretaria de Estado de Energia e Saneamento, 1992. p. 48-74.

RAIJ, B van, LOMBARDI NETO, F., SARTINI, H.J., KUHN NETO, J., MOURA, J.C., DRUGOWICH, M.J., CORSI, M., CASTRO, O.M, BERTON, R.S. Manual técnico de manejo e conservação do solo e água. Campinas: Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, 1993. v. 3 – Tecnologias para aumentar a cobertura vegetal e a infiltração de água no solo. (Manual técnico, 40).

SILVA, D.D., PRUSKI, F.F. Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável da Agricultura. MMA-SRH-ABEAS-UFV. Brasília-DF. 1997. 252p.

SILVA, D.D., PRUSKI, F.F. Gestão de Recursos Hídricos: Aspectos Legais, Econômicos, Administrativos e Sociais. MMA-SRH-ABRH-UFV. Brasília-DF. 2000. 659p.

TUCCI, C.E.M. Hidrologia. Ciência e aplicação. Porto Alegre, Editora da UFRGS/EDUSP/ ABRH, 1993. 943p.

TUCCI, C.E.M. Modelos hidrológicos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1998. 669p.

Translate »