Início do conteúdo
    Notícias
  • 🌿📚 Seleção de Aluno para Bolsa CAPES – Edital 01/2024

    📢 O Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais – Mestrado está lançando o Edital 01/2024 para a seleção de alunos interessados em concorrer a Bolsas de Mestrado para o ano de 2024. Esta é uma oportunidade para aqueles que buscam  desenvolver suas pesquisas com apoio financeiro.

    📅 Período de Inscrição: 11 a 12 de março de 2024

    📝 Como se inscrever: Para se inscrever, os alunos regularmente matriculados no curso devem enviar toda a documentação necessária à secretaria do curso por e-mail para ppgcamb@gmail.com dentro do período estipulado.

    🔍 Dúvidas e Informações: Quaisquer dúvidas ou informações adicionais sobre o processo de seleção podem ser solicitadas através do e-mail ppgcamb@gmail.com. Ao enviar o e-mail, por favor, especifique no ASSUNTO: “Edital 01/2024 – SELEÇÃO DE BOLSAS MESTRADO 2024”.

    📌 Requisitos para Participação: A participação na seleção está aberta apenas para alunos que tenham sido selecionados nos seguintes editais:

    • EDITAL Nº 109/2023 – Aluno Regular 2022/2 (referente ao 2º semestre de 2022)
    • EDITAL Nº 225/2022 – Aluno Regular 2023/1 (referente ao 1º semestre de 2023)
    • EDITAL Nº 73/2022 – Aluno Regular 2023/2 (referente ao 2º semestre de 2023)

    Edital Bolsas Aluno Regular 2024

    Retificação do Edital

    Anexo 1

    Anexo 2 – PDF xlsx

    ANEXO 3

     

  • 🌿 📢EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNO REGULAR 2024/1 – VAGAS SUPLEMENTARES 📢🌿

    📚 Seleção para ingresso como aluno regular para vagas suplementares no curso de Mestrado Stricto sensu em Ciências Ambientais para o primeiro semestre de 2024.

    🔍 Acesse o edital para maiores informações.

    📅 Período de inscrição: 06 de março a 28 de março de 2024

    O Exame de Seleção ao Programa será realizado em 2 fases, conduzido por uma Comissão de Avaliação, e compreenderá:

    1. Primeira Fase: Avaliação da defesa do Anteprojeto, de caráter eliminatório. A ordem de defesa dos Anteprojetos será determinada por sorteio. O horário e local serão informados pela Comissão de Avaliação no dia do sorteio. Essas informações estarão disponíveis no site do PPGCAmb a partir do dia 05 de abril de 2023.
    2. Segunda Fase: Avaliação do Curriculum Lattes documentado. Esta etapa é classificatória.

     

    📅 Cronograma:

    • Período de inscrição: 06 de março a 28 de março de 2024
    • Homologação das inscrições: 29 de março de 2024
    • Sorteio da ordem de defesa do Anteprojeto: 5 de abril de 2024
    • Defesa do Anteprojeto: 8 a 10 de abril de 2024

     

    Edital Aluno Regular Vaga Suplementares

  • SEGUNDA SELEÇÃO DE ALUNO  ESPECIAL (2024-1)

    🌿 Você tem interesse em aprofundar seus conhecimentos em Ciências Ambientais? Esta é a sua chance! As inscrições para ingresso como aluno especial no curso de Mestrado Stricto Sensu em Ciências Ambientais para o primeiro semestre de 2024 já estão abertas!

    📅 Período de Inscrição: 12 de Março a 03 de Abril de 2024

    📧 Contato: ppgcambmestrado@gmail.com

    ℹ️ Para mais detalhes sobre o processo seletivo, acesse o edital disponível em nosso site.

    Como Aluno Especial, você terá a oportunidade de cursar disciplinas obrigatórias e/ou optativas oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. As inscrições para até 2 disciplinas oferecidas no 1º semestre de 2024 estão abertas!

    📍 e-mail de Inscrição: :ppgcambmestrado@gmail.com).

    Acesse o edital para maiores informações.

    edital especial

     

    1. Disciplina: Materiais Vegetais Sustentáveis

    Professor: André Missio/Rafael Delucis

    Dia/horário:  Quarta-feira -das 10h às 11h40min

    Vagas: 02

    Créditos: 2

    Código: 15000761

    Ementa: Importância histórica, econômica, social e ambiental dos materiais lignocelulósicos; Matérias-primas (coníferas, folhosas, fibras vegetais e outras); Resíduos lignocelulósicos; Celulose e produtos celulósicos; Lignina e sub-produtos; Extrativos e seus produtos; Biocombustíveis lignocelulósicos; Filmes lignocelulósicos; Compósitos lignocelulósicos.

    2. Disciplina: ​Ciência e Sustentabilidade da Madeira

    Professor: Rafael Beltrame/Darci Gatto

    Dia/horário: Quinta-feira das 8h às 11h40min

    Vagas: 05

    Créditos: 4

    Código:1640354

    Ementa: Sustentabilidade da Madeira – Características da madeira e seus principais usos; O papel sustentável da madeira no mercado brasileiro; Propriedades Físicas; Influência das propriedades físicas na utilização da madeira; Propriedades Mecânicas (Ensaios mecânicos com espécies comerciais); Aspectos de qualidade para os principais usos da madeira; Caracterização de defeitos na madeira; Normas de classificação da madeira; Definir conceitos de agentes causadores de degradação na madeira; Influência da deterioração na qualidade da madeira para diversos fins; Preservação da madeira; Processos sustentável da tratamento da madeira.

    3. Disciplina: Avaliação de Impactos Ambientais

    Professor: Tirzah Siqueira

    Dia/horário:Quarta-feira às 14h

    Créditos:04

    Vagas:05

    Código:1640262

    Ementa:Conceitos básicos.Princípios, objetivos, histórico e necessidade da avaliação de impacto ambiental (AIA).Quadro legal e institucional brasileiro em AIA.Os diversos tipos de estudos ambientais pertinentes ao processo de AIA.Processo, principais componentes e etapas básicas para elaboração de um estudo de impacto ambiental.Termos de referência, conceitos e participação pública.Técnicas de previsão de impactos.Métodos e procedimento para avaliar a importância de impactos.Planos de gestão e sua relação com os estudos ambientais.Análise dos estudos ambientais.Implementação de projetos, supervisão e gestão ambiental.Introdução à avaliação ambiental estratégica.

    4. Disciplina: Processos Oxidativos Avançados Sustentáveis para o Tratamento da Água

    Professor: Cícero de Escobar

    Dia/horário: Terça-feira às 14h

    Créditos:04

    Vagas:05

    Código:15000752

    Ementa:fundamentos da oxidação química: Reações de oxi-redução; Processos clássicos de oxidação (Permanganato, Peróxido de hidrogênio, Cloro, Ozônio). Processos Oxidativos Avançados Sustentáveis no contexto de tratamento de águas e efluentes: Fundamentos, aplicações. Vantagens dos Processos Oxidativos Avançados como tecnologia Sustentável para o tratamento de águas e efluentes. Principais Processos Oxidativos Avançados Sustentáveis: Processos com fotoquímicos com irradiação artificial e solar, Processos tipo Fenton, Ozonólise, Fotocatálise, Sonólise e outros processos (Micro-ondas/H2O2; Raios gama e raios-x; Oxidação supercrítica; Oxidação  eletroquímica). Técnicas de caracterização de catalisadores heterogêneo. Técnicas analíticas para quantificação e detecção de contaminantes emergentes no contexto de Processos Oxidativos Avançados Sustentáveis.

    5. Disciplina: Gerenciamento e Tratamento  de Resíduos Sólidos

    Professor: Érico Kunde

    Dia/horário: Segunda-feira às 14h

    Créditos:04

    Vagas:05

    Código:1640278

    Ementa:Introdução aos resíduos sólidos: conceituação, panorama da geração de resíduos no Brasil e exterior, legislação brasileira e internacional.Gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos.Programas e técnicas para redução na fonte.Reciclagem de resíduos urbanos.Aterros.Incineração.Compostagem.Mecanismos físico-químicos e biológicos na degradação de resíduos sólidos.Metodologias para a análise de resíduos sólidos.

    6.Disciplina:Recuperação de Áreas Degradadas

    Professor: Marília Lazarotto/Robson Andreazza

    Dia/Horário: Quarta-feira às 8h

    Créditos:04

    Vagas:02

    Código:1640269

    Ementa:Introdução e conceitos de recuperação de áreas degradadas.Identificação do problema: tipos de áreas degradadas, legislação e normas.Conceitos e técnicas de remediação.Conceitos e técnicas de biorremediação.Conceitos e técnicas de fitorremediação.Usos, aplicações e novas biotecnologias em recuperação de áreas degradadas.

  • RESULTADO DO EDITAL DE ALUNO REGULAR 2024/1

    Informamos que os resultados da seleção para ingresso como aluno regular no curso de Mestrado Stricto Sensu em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) para o primeiro semestre de 2024 já estão disponíveis.

    Os candidatos podem acessar a lista de selecionados para verificar o resultado individual.

    Agradecemos a participação de todos os candidatos e parabenizamos aqueles que foram selecionados. Para mais informações sobre matrícula e próximas etapas, favor entrar em contato com a secretaria do programa de Mestrado em Ciências Ambientais da UFPEL.

     

    Resultado do Processo Seletivo

  • Defesa de Fevereiro

    Convidamos a comunidade para a a defesa do trabalho ” Inovação e Desenvolvimento Econômico: Impactos na Performance Ambiental em Escala Global ” , de autoria da mestranda Roberta Hoffmann Machado, realizado sob orientação do Prof. Érico Kunde Corrêa, coorientado pelo Prof. Everton Anger Cavalheiro, a ser realizada no dia 26 de fevereiro de 2024 às 14h no link (https://webconf.ufpel.edu.br/b/eve-br7-0g4-llu)

  • EDITAL DE ALUNO ESPECIAL 2024/1 – Mestrado

    A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) anuncia a abertura do processo seletivo para ingresso como aluno especial no curso de Mestrado Stricto Sensu em Ciências Ambientais, para o primeiro semestre de 2024. Esta é uma oportunidade para aqueles que desejam enriquecer seus conhecimentos e explorar novas áreas dentro do campo das Ciências Ambientais.

    O programa de Mestrado em Ciências Ambientais da UFPel oferece uma sólida formação acadêmica, aliando teoria e prática, além de contar com um corpo docente qualificado e uma estrutura acadêmica de excelência. Os alunos especiais terão a chance de participar de disciplinas específicas do curso, enriquecendo sua formação e contribuindo para seu desenvolvimento profissional.

    Os interessados em participar do processo seletivo devem acessar o edital, onde encontrarão informações detalhadas sobre os requisitos, documentos necessários, etapas do processo seletivo e cronograma. É importante ressaltar que as inscrições estarão abertas por um período limitado, portanto, os interessados devem ficar atentos aos prazos estabelecidos.

     

    Edital Aluno Especial

    Formulário de inscrição – Anexo 1 – Processo Seletivo

  • CRONOGRAMA DE DEFESAS DE PROJETO – EDITAL DE ALUNO REGULAR 2024/1

    As defesas ocorrerão no dia 21/02/2024 no Centro de Engenharias – Prédio da Antiga Cotada, localizado na Rua Benjamin Constant, 989 – Porto, Pelotas – RS, Brasil – 96010-020, na Sala 306.

    Os candidatos devem chegar com 10 minutos de antecedência e aguardar serem chamados.

    Candidatos de outras localidades devem ingressar na sala no horário marcado.

    Link sala: https://webconf.ufpel.edu.br/b/mar-pn8-ghz-gpc

     

    Candidato Horário*
    Ebreu Nanque*** 13:30
    Geandra Duardes Braga*** 13:50
    Bernardo dos Santos Fernandes*** 14:10
    Rafael Miritz Bartz 14:30
    Jaqueline Peraça Vieira Löper 14:50
    Tássia Sampaio 15:10
    Tainara Zuge 15: 30
    Intervalo
    Tainara Goulart 16:10
    Luciano Martins Tavares 16:30
    Guilherme Borzio 16:50
    Andrigo Farias Xavier 17:10

    * Em caso de atraso por razões técnicas, a ordem segue a mesma, portanto o candidato deverá aguardar ser chamado e chegar com 10 minutos de antecedência.

    ***Candidatos de outras localidades

  • HOMOLOGADAS INSCRIÇÃO EDITAL DE ALUNO REGULAR 2024/1

    O Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais torna público o resultado da homologação das inscrições para o processo seletivo do Mestrado Stricto Sensu, referente ao primeiro semestre de 2024.

    A comissão avaliadora, responsável por analisar criteriosamente cada inscrição recebida, agora divulga a lista dos candidatos cujas inscrições foram homologadas, estando estes aptos a participar das próximas etapas do processo seletivo.

    Segue abaixo a lista dos candidatos com inscrições homologadas:

    Homologação de Inscrições

    Os candidatos cujos nomes não constam nesta lista podem entrar em contato com a secretaria do programa para obter mais informações sobre o processo de homologação de inscrições e possíveis recursos.

    É importante ressaltar que a continuidade do processo seletivo seguirá as diretrizes estabelecidas no edital, com as próximas etapas incluindo avaliação curricular, entrevista e análise do projeto de pesquisa.

    Desejamos sucesso a todos os candidatos homologados e estamos à disposição para auxiliar durante todo o processo seletivo.

     

    Resultado final dos recursos solicitados: 20 de fevereiro de 2024

    Sorteio da ordem de defesa do Anteprojeto: 20 de fevereiro de 2024

    Defesa do Anteprojeto: 21 a 23 de fevereiro de 2024

    Análise do Curriculum documentado: 21 a 23 de fevereiro de 2024

    Divulgação dos resultados finais: 27 de fevereiro de 2024

  • Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências

    Hoje celebramos o Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências, uma ocasião para reconhecer e homenagear as conquistas e contribuições incríveis das mulheres em todos os campos da ciência. Este é um momento para inspirar e capacitar a próxima geração de cientistas, desafiando estereótipos de gênero e promovendo a igualdade de oportunidades. À medida que celebramos os sucessos passados, também olhamos para o futuro, onde as mulheres continuarão a liderar, inovar e moldar o mundo através da ciência. Que possamos aproveitar esta oportunidade para apoiar e encorajar todas as mulheres e meninas a perseguirem seus sonhos científicos, capacitando-as a alcançar todo o seu potencial. Juntos, podemos criar um futuro onde a ciência seja verdadeiramente inclusiva e diversificada. Feliz Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências!

    🌟🔬

    #MulheresNaCiência

    #InclusãoCientífica

  • Defesas e Qualificações de Março/2024

    O PPGCAmb convida a comunidade para

    • “Fotocatalisadores à base de nitreto de carbono grafítico (g-C3N4) com aplicação em fotocatálise heterogênea sob irradiação de luz solar visando a degradação de diclofenaco de sódio” de autoria do mestrando José André Ferreira, realizado sob orientação do Prof. Cicero Escobar a ser realizada no dia 08 de março de 2024 às 14h no Sala 313 Cotada.

     

    • “Resíduos de Sistemas Agroflorestais para produção de recipientes biodegradáveis para mudas florestais ” de autoria da mestranda Mayara de Oliveira Alves Branco,  realizado sob orientação do Prof. Rafael Beltrame e coorientado pela Profª. Marília Lazarotto a ser realizada no dia 07 de março de 2024 às 9h no Prédio da Engenharia Industrial e Madeireira

     

    • “Avaliação das emissões acústicas antropogênicas no centro da cidade de Rio Grande, RS-Brasil” de autoria do mestrando Eduardo dos Santos Nunes, realizado sob orientação do Profª. Gizele Ingrid Gadotti a ser realizada no dia 05 de março de 2024 às 14h no Campus Capão do Leão, Prédio 33 Sala 1.

     

Área de Concentração

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb) está inserido na área de concentração de Ciências Ambientais composta por duas linhas de pesquisa: Gestão e Avaliação de Ambientes Naturais e Antrópicos, e Tecnologias aplicadas ao Meio Ambiente Sustentável. Estas duas linhas de pesquisa foram estabelecidas devido as características principais do grupo, como a formação e a área de trabalho do corpo docente estar vinculado à Gestão e Avaliação de Ambientes Naturais e Antrópicos, e/ou Tecnologias aplicadas ao Meio Ambiente Sustentável. Além disso, tanto os laboratórios quanto os Projetos de pesquisa estão sendo desenvolvidos nestas linhas de pesquisa. A área de concentração em Ciências Ambientais integra temas de investigação científica relacionados tanto às análises ambientais e sistemáticas da biodiversidade, quanto ao desenvolvimento de tecnologias para sistemas de produção que sejam ambientalmente sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente aceitáveis.

Gestão e Avaliação de Ambientes Naturais e Antrópicos

Tecnologias aplicadas ao Meio Ambiente Sustentável

 

Translate »