Início do conteúdo
Laboratórios Núcleo de Pesquisa, Ensino, Extensão em Pecuária

Núcleo de Pesquisa, Ensino, Extensão em Pecuária- NUPEEC

 

Unidade: Faculdade de Veterinária
Curso: Veterinária
Website: https://wp.ufpel.edu.br/nupeec/
Código NULAB:

 

 

 

A) Laboratório de Biologia Molecular

Descrição

O laboratório de biologia molecular conta com equipamentos para o processamento e análises de amostras destinadas ao diagnóstico molecular, incluindo o processamento de materiais para a extração de mRNA, DNA e Proteínas com posterior análise de acordo com as metodologias propostas. Contamos com a estrutura para a elaboração da técnica de PCR (Polymerase Chain Reaction) e um equipamento de qRT-PCR (Real-Time Polymerase Chain Reaction) com foco em análises de expressão gênica para possíveis genes de interesse em estudos envolvendo a temática genômica. A detecção e isolamento de proteínas específicas também são avaliadas em nosso laboratório através da técnica de Western Blot.

B) Laboratório de Metabolismo Animal                                                                                

Descrição

O laboratório de metabolismo animal conta com um equipamento bioquímico automático, capaz de analisar minerais, proteínas, enzimas e componentes energéticos através de métodos colorimétricos e cinéticos.  O laboratório também é equipado com um analisador imunológico automático que mensura, por quimiluminescência, hormônios e imunoglobulinas. Além destes, contamos com um analisador de hemogasometria portátil, para uma completa gama de analises hematológicas. Utilizando estes equipamentos, é possível traçar um perfil bioquímico, energético, hematológico e hormonal, dando consistência a experimentos conduzidos pelo grupo.

C) Laboratório de Inovação Farmacêutica

Descrição

laboratório de inovação farmacêutica fornece a estrutura adequada para o desenvolvimento e preparo de soluções posteriormente testadas em experimentos envolvendo as linhas de pesquisa do grupo. As formulações são padronizadas e seus constituintes ajustados de acordo com a resposta dos animais até a obtenção do resultado desejado, através de balanças digitais altamente precisas, além de uma série de soluções e materiais necessários para a preparação dos compostos. O laboratório conta também com um analisador hematológico automático, possibilitando a realização de hemograma completo dos animais de forma rápida e eficaz.

D) Laboratório de Nutrição Animal

Descrição

O laboratório de nutrição animal tem como finalidade o controle da qualidade e integridade, bem como a eficácia nutricional de ingredientes, de um processo ou de um produto final.  O laboratório auxilia na formação acadêmica dos estudantes a da prática de técnicas e como suporte para as pesquisas através das análises bromatológicas realizadas. Os equipamentos utilizados para as análises bromatológicas incluem estufa de ar forçado, extrator de gordura Soxhlet, autoclave, bloco digestor e destilador de nitrogênio, possibilitando a mensuração de fibra, proteína bruta e extrato etéreo dos alimentos. O laboratório conta também com o equipamento Near-Infrared Spectroscopy (NIRS) que permite efetuar análises químicas de rotina de forma rápida e segura. 

 

Localização
Campus: Capão do Leão
Prédio/Bloco:
Sala:

Contato
Nome: Prof. Dr. Marcio Nunes Corrêa
E-mail: marcio.nunescorrea@gmail.com