Início do conteúdo
Defesa do Doutorado

Para solicitar a defesa de tese, o(a) aluno(a) deverá ter cumprido os seguintes pré-requisitos:
I. ter obtido pelo menos 40 (quarenta) créditos;

II. ter sido aprovado(a) no exame de qualificação, conforme descrito na Seção II deste Capítulo;

III. ter um artigo completo aceito para publicação em periódico classificado como B1 ou superior no Qualis da Biotecnologia ou ter registrado patente referente ao seu projeto de doutorado;

IV. encaminhar solicitação de defesa, com a autorização do(a) orientador(a) e parecer substanciado da comissão de acompanhamento, constando de sugestão de data e formação de banca ao colegiado, no mínimo 30 (trinta) dias antes da data sugerida para a defesa;

V. Autorização do(a) relator(a).

A defesa da tese será de caráter público, perante banca examinadora, constituída de no mínimo quatro membros (orientador mais 3 membros), presidida pelo orientador. Os outros membros serão professores com título de doutor, sendo pelo menos um externo ao Programa. Recomenda-se que se tenha pelo menos um membro externo à Instituição.

Orientações para agendamento da defesa

  • O(A) orientador(a) deverá enviar por e-mail ao PPGBiotec o documento Encaminhamento de Defesa (Nomeação-de-banca – retificação).
  • O(a) discente deverá enviar para o e-mail do Programa, com cópia ao(a) orientador(a), com antecedência da data marcada para a defesa, a tese (em .pdf) para que seja encaminhada ao relator para análise. Atenção! Favor não enviar a Tese pelo SEI.
  • Após análise do relator, o parecer será informado por e-mail.

Memorando-Circular – Atualização do Manual de normas UFPel para trabalhos acadêmicos

Manual de normas UFPel para trabalhos acadêmicos

Recomendação do Conselho Nacional de Controle de Experimentaçaõ Animal 

Portaria_CAPES_DOU_206_de_2018 – Obrigatoriedade de citação da CAPES e CNPq