Início do conteúdo
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO MESTRADO

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO MESTRADO

Disciplina Código UFPel Nível Créditos
Metodologia Científica 1658025 M 02
Seminários I D000385 M 02
Seminários II D000398 M 02
Estágio de Docência Orientada 1650032 M 02

Metodologia Científica: 2 créditos (34 horas)

Código: 1658025

Ementa: A disciplina de metodologia científica tem como objetivos fornecer ao aluno conhecimentos teóricos fundamentais em metodologia da pesquisa científica, possibilitando ao aluno elaborar, de modo sistemático e com rigor metodológico, um projeto de pesquisa. Fornecer embasamento teórico de como realizar de modo sistemático: uma pesquisa bibliográfica da literatura, uma leitura crítica dos artigos selecionados, elaborar um resumo analítico-crítico dos mesmos e arquivar essas informações; possibilitar o discernimento e a capacidade de elaboração dos diferentes tipos de pesquisas científicas; ampliar o conhecimento das implicações metodológicas e éticas na pesquisa; fornecer elementos básicos que permitam estabelecer claramente o tema, problema e hipóteses de uma pesquisa científica; capacitar para realizar um delineamento de pesquisa e elaborar adequadamente um projeto de pesquisa.

 

Bibliografia: Huhne, L. M. (org). Metodologia científica: caderno de textos e técnicas. 7ed. Rio de Janeiro: Agir, 2000.
Rosenberg, M. A lógica de análise do levantamento de dados. São Paulo: Cultrix, 1968.
Santos, A.R., Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional.

 

Seminários I: 2 créditos (34 horas)

Código: D000385

Ementa: Na disciplina de Seminários I, os alunos participarão como ouvintes de seminários semanais ministrados por professores ou pós-graduandos da UFPel e de outras Instituições. O assunto a ser abordado em cada seminário será principalmente relacionado a linha de pesquisa do ministrante. Além disto, nesta disciplina serão abordados tópicos referentes à ética, que serão ministrados por profissionais na área a serem convidados.

 

Bibliografia: Bibliografia atual referente ao assunto a ser apresentado no Seminário.
Trabalhos originais publicados em revistas de circulação nacional e internacional.

 

Seminários II: 2 créditos (34 horas)

Código: D000398

Ementa: Nesta disciplina os alunos deverão ministrar seminários. Cada aluno apresentará pelo menos um seminário que deverá versar sobre temas atuais e relevantes da área da qual trata o projeto de dissertação, com enfoque interdisciplinar. Cada seminário deverá ter a duração de 40 a 50 minutos e sua avaliação será por uma banca examinadora definida pelo Colegiado.

 

Bibliografia: Bibliografia atual referente ao assunto a ser apresentado no Seminário.
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional.
 
 
 
Estágio de Docência Orientada: 2 créditos (34 horas)Código: 1650032

Ementa: O estágio de docência, ou docência orientada, faz parte importante do desenvolvimento acadêmico do pós-graduando e tem como objetivo permitir que o discente de pós-graduação ministre aulas expositivas de disciplinas ofertadas para cursos de graduação sob responsabilidade e avaliação do seu orientador. O estágio de docência não deve ultrapassar 40% da carga horária total de disciplina a ser ministrada.

 

Bibliografia:

As referências utilizadas são específicas das disciplinas dos cursos de graduação a serem ministradas.