Apresentação

Histórico do Programa

O PPGBBio iniciou suas atividades em 2011 em nível de mestrado com conceito CAPES 3 apresentando duas Linhas de Pesquisa: Bioensaios e Toxicologia.  No final de 2014, a CAPES aprovou a ampliação do programa para o nível Doutorado, assim em 2015 teve o ingresso da primeira turma. Com o início do programa de doutorado foi criada uma nova linha de pesquisa denominada Substâncias Bioativas.

O objetivo do PPGBBio é formar recursos humanos qualificados, que estejam atualizados e instrumentalizados para enfrentar o desafio de participar ativamente do processo ensino-aprendizagem e da construção de conhecimento com base em evidências. Ressalta-se a importância do desenvolvimento destas linhas de pesquisa na UFPel, tendo em vista que estão contemplados aspectos relevantes como a valorização das fontes naturais de matérias-primas, o desenvolvimento de novos fármacos, o desenvolvimento de métodos de análise e caracterização de substâncias, entre outros, que podem ser estudados em modelos experimentais in vitro e/ou in vivo. Desta forma, as linhas de pesquisa do programa possuem interligação caracterizando uma interdisciplinaridade do curso.

O corpo docente permanente do curso constitui-se por docentes com formação nas áreas de biologia, bioquímica, biotecnologia, farmácia, odontologia e química em Programas de Pós-Graduação conceituados e consolidados da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da própria UFPel.

Uma característica importante do PPGBBio é que de seus 22 docentes, 16 destes concluíram seu doutorado a menos de 10 anos. Assim, é importante ressaltar que o PPGBBio vem acolhendo estes jovens docentes ingressantes na UFPel e está se consolidando juntamente com o trabalho destes pesquisadores com compromisso no desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da inovação.

Até o momento, 98 alunos foram matriculados no PPGBBio e ocorreram 58 defesas de mestrado até dezembro de 2016, com um tempo médio inferior a 24 meses. No doutorado ainda não houve alunos concluintes em função de que a primeira turma ingressou em 2015. O PPGBBio conta com a participação de docentes qualificados com experiência de orientação em cursos reconhecidos pela CAPES, sendo que todos possuem salas/escritórios para as atividades de orientação de seus alunos.

Especificamente, o egresso da Linha 1: Bioensaios obterá o conhecimento para a realização de ensaios biológicos que envolvam a ação biológica de produtos de origem sintética e/ou natural. O egresso da Linha 2: Toxicologia terá o conhecimento em toxicologia no sentido de avaliação de substâncias naturais e/ou sintéticas no seu aspecto tecnológico e a determinação do impacto ambiental de substâncias. O egresso da Linha 3: Substâncias Bioativas terá o conhecimento do planejamento e obtenção de substâncias químicas com potencial ação bioquímica, biológica e farmacológica, através do desenvolvimento de produtos de aplicação no setor da saúde, alimentos ou farmacêutico. Assim, pode-se destacar que:

– O Mestre egresso das distintas linhas do PPGBBio estará apto a ingressar em cursos de doutorado, bem como a atuar no ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica na área de conhecimento. Além disso, o mestre poderá contribuir atendendo as demandas da sociedade e comunidade científica.

 

– O Doutor egresso das distintas linhas do PPGBBio estará apto a atuar na coordenação de atividades de ensino, pesquisa, inovação tecnológica e extensão no Brasil e no exterior, assim como produzir e divulgar conhecimentos na área de bioquímica e bioprospecção. Ainda, o egresso poderá atuar na indústria e/ou em instituições de ensino e pesquisa transmitindo o conhecimento adquirido a sociedade e comunidade científica em geral.