Primeiro dia do I Workshop em Bioquímica e Bioprospecção é um grande sucesso!

O primeiro dia do I workshop do PPGBBio aconteceu ontem com grande sucesso e participação intensa do público. O trabalho da comissão organizadora começou cedo. Às 8h, teve início o credenciamento. Os participantes foram chegando aos poucos e às 9h, início da primeira palestra, todos estavam bem acomodados nas cadeiras do Salão Nobre da FAEM. Antes do início da sessão de palestras, aconteceram alguns pronunciamentos. Primeiramente, o Prof Dr Rafael Guerra Lund, que também faz parte do colegiado do programa, apresentou-se como representante da PRPPG. Logo após, o Prof Dr Rui Carlos Zambiazi, diretor do CCQFA, pronunciou-se, bem como a coordenação do programa, Prof Dr Wilson Cunico (coordenador) e Profª Drª Roselia Spanevello (coordenadora-adjunta).

O Prof Dr Claudio Martin Pereira de Pereira apresentou o Prof Dr Odir Dellagostin, do CDTec, primeiro a palestrar. Seu seminário teve como tíulo “Caminhos para a excelência na pós-graduação”. Após o coffe break, foi a vez da Profª Drª Antoniana Ursine Krettli, do Centro de Pesquisa Rene Rachou, da Fiocruz, apresentada pelo Professor Wilson Cunico. O título de sua palestra foi “Pesquisa e desenvolvimento de fármacos antimaláricos”.

Na parte da tarde, a Profª Drª Giovana Duzzo Gamaro apresentou a Profª Drª Rachel Krolow Santos Silva Bast, da UCPel, ministrou a palestra “Neurobiologia do estresse”. Às 15h, o Prof. Dr. Geonir Machado Siqueira apresentou os discentes do programa que iriam palestrar. O referido docente ficou responsável por coordenar as apresentações dos alunos. Primeiramente, Marco Aurélio Ziemann dos Santos, doutorando orientado pelo Prof Dr Claudio Martin Pereira de Pereira, apresentou “Antártica: influência do ambiente sobre a biossíntese dos ácidos graxos em macroalgas marinhas”. Em seguida, o mestrando Daniel Schuch da Silva, mestrando do grupo de pesquisa do Prof Dr Wilson Cunico, apresentou “Avaliação do efeito de 4-tiazolidionas na atividade da acetilcolinesterase em linfócitos de ratos”.  Caril Constante Ferreira do Amaral, doutorando orientado pelo Prof Dr Tiago Veiras Collares, ministrou a palestra intitulada “Cultura de Células tumorais em três dimensões e novas perspectivas no estudo do câncer in vitro“. O mestrando Carlus Augustu Tavares do Couto, aluno da Professora Elizandra Braganhol, apresentou o Seminário ” Modificações em sinalizadores inflamatórios em um modelo de microambiente tumoral”. As duas últimas palestras foram ministradas pela dourtoranda Pathise Souto Oliveira (orientada pela Profª Drª Francieli Moro Stefanello) e pela mestranda Fernanda Severo Sabedra Sousa (Profª Drª Lucielli Savegnago) e tiveram como título “Efeito antidepressivo e hipoglicemiante  de extrato de Eugenia unifora em modelo experimental de síndrome metabólica” e “Grupo de pesquisa em neurobiotecnologia sem fronteiras em busca do conhecimento).

Com todas as palestrar ministradas, o Prof Dr Wilson Cunico deu por encerrados os trabalhos. O Workshop terá continuidade amanhã, dia 27/11/2015, com início às 9h.

Autoridades Presentes, da esquerda para a direita: Prof Dr. Rafael Guerra Lund (Representante da PRPPG), Prof Dr Rui Carlos Zambiazi (Diretor do CCQFA), Prof Dr Wilson Cunico (Coordenador do PPGBBio) e Roselia Maria Spanevello (Coordenadora-Adjunta do PPGBBio)

O público compareceu em ótimo número ao Workshop

Palestra da Profª Drª Rachel Krolow Santos Silva Bast, da UCPel.

O Prof. Dr. Rafael Guerra Lund se fez presente na abertura do Workshop na qualidade de representante da PRPPG

O Prof. Dr. Rafael Guerra Lund esteve na abertura do Workshop representando a PRPPG

O Prof. Dr. Odir Dellagostin, do CDTec, promoveu a palestra inaugural do evento.

O Prof. Dr. Odir Dellagostin, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel, promoveu a palestra inaugural do evento.

A Profª Drª Antoniana Ursine Krettli também compareceu ao Workshop. A palestrante é docente da Fiocruz e faz parte do Centro de Pesquisa Rene Rachou.

A Profª Drª Antoniana Ursine Krettli, do Centro de Pesquisa Rene Rachou, da Fiocruz, também compareceu ao Workshop.

O discente Marco Aurélio Ziemann dos Santos, doutorando do PPGBBio, iniciou o ciclo de palestras dos alunos.

Marco Aurélio Ziemann dos Santos, doutorando do PPGBBio. Primeiro aluno a palestrar

Palestra de Daniel Schuch da Silva, mestrando do programa e membro da comissão organizadora do evento

Caril Constante Ferreira do Amaral, doutorando do programa.

Carlus Augustu Tavares do Couto, mestrando e membro da comissão organizadora.

aaa pathise palestrando

Pathise Souto Oliveira, doutoranda e membra da Comissão Organizadora

Fernanda Severo Sabedra Sousa, mestranda e membra da comissão organizadora, durante a parte destinada a perguntas do público