Palestra: Desafios da Avaliação Toxicológica Pré-clinica in vitro de Produtos Bioativos e Produtos de Saúde

A Coordenação de Inovação Tecnológica (CIT/PRPPG/UFPel) tem o prazer de convidá-los para a palestra: Desafios  da Avaliação Toxicológica  Pré-clinica in vitro de Produtos Bioativos e Produtos de Saúde, proferida pelo Prof. João Antonio Pêgas Henriques, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A – CA BF – Biofísica, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia e Neurociências. É consultor e revisor de uma série de periódicos internacionais na área de genética toxicológica, farmacologia e toxicologia celular e molecular. Suas áreas de atuação incluem reparação de DNA em diversos organismos, com ênfase em leveduras e células de mamíferos, homeostase de metais em levedura, toxicidade genética nos âmbitos de novas moléculas naturais e sintéticas com potencial farmacodinâmico, monitoramento ambiental e risco ocupacional e desenvolvimento biotecnológico. É um dos fundadores e diretor científico do Laboratório GENOTOX – Laboratório de Genotoxicidade no Centro de Biotecnologia da UFRGS (funcionando hoje como Unidade GENOTOX-ROYAL, associado ao Instituto de Educação para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica Royal, São Roque, SP), pioneiro na prestação de serviço na área de avaliação do potencial genotóxico de agrotóxicos, fármacos e amostras ambientais, trabalhando de acordo com os princípios de Boas Práticas de Laboratório – BPL, sendo até hoje referência nacional no assunto. Publicou mais de 250 artigos científicos completos em revistas científicas internacionais especializadas (citações: 4152, Índice H: 36), 15 revisões internacionais e 15 capítulos de livros. Orientou mais de uma centena de estudantes de iniciação científica, formou 67 mestres e 61 doutores, a maioria atuando em Universidades e Institutos de Pesquisa públicos e privados e em Universidades do exterior.

A atividade, que terá por local o Auditório do Curso de Pós-Graduação em Odontologia da UFPel (Rua Gonçalves Chaves, 457 / 5º andar), será realizada nesta quinta-feira (12/11/2015), às 14h.

O evento é gratuito.