Grupo de Pesquisa do CCQFA Recebe Prêmio em Congresso de Química na Alemanha

A Profª. Drª. Márcia Foster Mesko recebeu o prêmio de melhor trabalho pela significante contribuição na área de espectrometria com plasma em congresso na Alemanha. O prêmio de melhor trabalho foi recebido durante o European Winter Conference on Plasma Spectrochemistry, realizado de 22 a 26 de fevereiro de 2015, em Münster na Alemanha. O prêmio foi para o trabalho “Feasibility of Microwave-Induced Combustion for Honey Decomposition and Further Determination of Br and I by ICP-MS”, que é resultado de pesquisas que envolvem alunos de Iniciação Científica e de Pós-Graduação do CCQFA e foi tema de mestrado da aluna do Programa de Pós-Graduação em Química, Vanize C. Costa, sob orientação da professora Márcia.

Na sua décima sexta edição o evento, mundialmente reconhecido, contou com a participação de aproximadamente 700 pesquisadores de mais de 40 países que trabalham com técnicas analíticas espectrométricas usando plasma como fonte de atomização, excitação e ionização como, por exemplo, a espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado. O comitê de avaliação, dos mais de 400 trabalhos apresentados, foi composto por um grupo de 15 pesquisadores renomados da Europa e dos Estados Unidos e a entrega do prêmio foi feita no dia 26 de fevereiro pelos organizadores do evento. Além do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, o grupo de pesquisa foi agraciado com livros da editora Springer e com o convite para submeter seu trabalho na edição especial da revista Analytical and Bioanalytical Chemistry, um dos periódicos de maior impacto da área de Química Analítica.

A profª. Márcia considera que foi uma distinção importante para a UFPel, em especial para o Programa de Pós-Graduação de Química e Bioquímica e Bioprospecção, assim como para os cursos de Graduação em Química Forense e Farmácia, dos quais é integrante e tem recebido constante apoio. A premiação é um reconhecimento da qualidade da pesquisa e aumenta a projeção da UFPel no cenário nacional e internacional, bem como fortalece e incentiva a continuidade dos trabalhos do grupo do Laboratório de Controle de Contaminantes Inorgânicos em Biomateriais do CCQFA. O referido grupo vem se destacando em pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de métodos para a determinação de halogênios em amostras diversas e, em especial, em alimentos, assim como, no desenvolvimento de métodos para a determinação de metais e não metais em macroalgas da Antártica, projetos desenvolvidos em parceria com pesquisadores dos institutos de química e bioquímica da UFSM e da USP.