Início do conteúdo

Professor do PPGBBio teve projeto aprovado no Edital 015/2014 CAPES/EMBRAPA

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta quinta-feira, 18, o resultado preliminar do edital n° 15/2014, referente ao programa de Bolsa de Estudo de Mestrado, Doutorado e Pós- Doutorado Capes/Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ao todo, 49 propostas estão entre as recomendadas para apoio.

O programa tem como objetivo estimular e apoiar a realização de projetos de pesquisa no país concedendo cotas de bolsas a pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior públicas ou privadas sem fins lucrativos e unidades de pesquisa da Embrapa, visando apoiar a formação de recursos humanos voltados para o setor agropecuário, para atuarem em projetos de pesquisa e desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e também em núcleos de inovação e transferência de tecnologia.

As áreas temáticas para apoio à formação de RH são aquelas que focam prioritariamente no estudo de produtos, processos, e serviços relacionados a adequação ambiental; agregação de valor e diversificação de produtos; agricultura de precisão; agricultura irrigada; agroenergia, alimentos, saúde e nutrição; aquicultura; automação agrícola pecuária e florestal; biodiversidade e bioprospecção; biologia avançada; biossegurança; comunicação empresarial; dentre outras.

O prof. Rafael Guerra Lund teve o seu projeto intitulado: “Caracterização e utilização de óleos essenciais e extratos vegetais com potencial farmacológico para desenvolvimento de novos produtos semissintéticos de uso odontológico”, desenvolvido em parceria com a pesquisadora Angela Diniz Campos, da EMBRAPA Clima Temperado, aprovado no Edital 15/2014 CAPES/EMBRAPA.

Este projeto será consolidado com duas novas bolsas de Mestrado para o PPGBBio e terá como meta o desenvolvimento de tecnologia aplicada à saúde, especialmente bucal, a partir de extratos e frações vegetais derivados da agrobiodiversidade e aplicados em novos produtos odontológicos com potencial farmacológico.