mar
26

PPG em Bioquímica e Bioprospecção promove defesa de dissertação

O PPGBBio vem convidar a todos para a defesa de dissertação de mestrado que ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 27/03/2015. Os dados do evento seguem abaixo:

  • Discente: Rosária Helena Machado Azambuja
  • Orientadora: Profª Drª Marlete Brum Cleff
  • Banca: Profª Drª Marlete Brum Cleff (presidente), Profª Drª Nara Amélia da Rosa Farias e Prof Dr Rogério Antonio Freitag
  • Título: Prospecção dos óleos essenciais da família lamiaceae sobre ovos de Ancylostoma spp.
  • Data/Horário: 27 de março de 2015, às 9h
  • Local: Sala 109 do prédio 31 do Campus Capão do Leão
Contamos com a sua presença!

mar
25

Homologação de inscrição por sedex – Doutorado 2015/1

Chegou à secretaria do PPGBBio mais uma inscrição para o Processo Seletivo de Doutorado do PPG em Bioquímica e Bioprospecção 2015/1. A postagem foi feita dentro do prazo e a documentação estava correta. Assim, a inscrição foi homologada pela coordenação.

  1. Fernanda D’Ávila da Silva

A candidata deve atentar também para a portaria 182/2012 da CAPES.

mar
24

Homologação das Inscrições do Processo Seletivo de Aluno Regular do PPGBBio – Nível Doutorado

O PPG em Bioquímica e Bioprospecção vem anunciar que todos os 12 inscritos na seleção de aluno regular 2o15/1, nível doutorado, tiveram suas inscrições homologas. Os nomes dos candidatos, em ordem alfabética, são:

  1. Branca Maria Cerezer Gerzson
  2. Caril Constante Ferreira do Amaral
  3. Cristina Hallal de Freitas
  4. Daniela Guerra Lund
  5. Gabriela Henriques Marques
  6. Juliana Leitzke Santos de Souza
  7. Marco Aurélio Ziemann dos Santos
  8. Mariana Freire Barbieri Gerzson
  9. Pathise Souto Oliveira
  10. Patrícia Jacob Santos
  11. Simone Gomes Dias de Oliveira
  12. Simone Muniz Pacheco

Conforme constava no edital de seleção, a prova será realizada na próxima segunda-feira, dia 30/03/2015, às 14h, na sala 109 do prédio 31 do Campus Capão do Leão, em frente à secretaria do PPGBBio.

Enfatizamos que o candidato deve atentar para o art 12 da portaria 181/2012 da CAPES, disponível no link abaixo.

file:///D:/Documents/Portaria_181_de-18122012.pdf

mar
18

Grupo de Pesquisa do CCQFA Recebe Prêmio em Congresso de Química na Alemanha

A Profª. Drª. Márcia Foster Mesko recebeu o prêmio de melhor trabalho pela significante contribuição na área de espectrometria com plasma em congresso na Alemanha. O prêmio de melhor trabalho foi recebido durante o European Winter Conference on Plasma Spectrochemistry, realizado de 22 a 26 de fevereiro de 2015, em Münster na Alemanha. O prêmio foi para o trabalho “Feasibility of Microwave-Induced Combustion for Honey Decomposition and Further Determination of Br and I by ICP-MS”, que é resultado de pesquisas que envolvem alunos de Iniciação Científica e de Pós-Graduação do CCQFA e foi tema de mestrado da aluna do Programa de Pós-Graduação em Química, Vanize C. Costa, sob orientação da professora Márcia.

Na sua décima sexta edição o evento, mundialmente reconhecido, contou com a participação de aproximadamente 700 pesquisadores de mais de 40 países que trabalham com técnicas analíticas espectrométricas usando plasma como fonte de atomização, excitação e ionização como, por exemplo, a espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado. O comitê de avaliação, dos mais de 400 trabalhos apresentados, foi composto por um grupo de 15 pesquisadores renomados da Europa e dos Estados Unidos e a entrega do prêmio foi feita no dia 26 de fevereiro pelos organizadores do evento. Além do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, o grupo de pesquisa foi agraciado com livros da editora Springer e com o convite para submeter seu trabalho na edição especial da revista Analytical and Bioanalytical Chemistry, um dos periódicos de maior impacto da área de Química Analítica.

A profª. Márcia considera que foi uma distinção importante para a UFPel, em especial para o Programa de Pós-Graduação de Química e Bioquímica e Bioprospecção, assim como para os cursos de Graduação em Química Forense e Farmácia, dos quais é integrante e tem recebido constante apoio. A premiação é um reconhecimento da qualidade da pesquisa e aumenta a projeção da UFPel no cenário nacional e internacional, bem como fortalece e incentiva a continuidade dos trabalhos do grupo do Laboratório de Controle de Contaminantes Inorgânicos em Biomateriais do CCQFA. O referido grupo vem se destacando em pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de métodos para a determinação de halogênios em amostras diversas e, em especial, em alimentos, assim como, no desenvolvimento de métodos para a determinação de metais e não metais em macroalgas da Antártica, projetos desenvolvidos em parceria com pesquisadores dos institutos de química e bioquímica da UFSM e da USP.

mar
06

Defesa de dissertação do PPGBBio

Nesta segunda-feira, dia 09/03/2015, a discente Greice Hartwig Schwanke Peil efetuará a defesa de sua dissertação de mestrado. Abaixo, seguem os dados referentes à defesa da dissertação da aluna.

  • Discente: Greice Hartwig Schwanke Peil
  • Orientadora: Profª Drª Patrícia da Silva Nascente
  • Título da dissertação: Bioprospecção de microorganismos lipolíticos otidos de efluentes industriais;
  • Banca: Profª Drª Patrícia da Silva Nascente (presidente), Vanessa Sacramento Cerqueira e Robson Andreazza;
  • Data e Horário; 09/03/2015, às 09h
  • Local; Sala 109 do prédio 31 do Campus Capão do Leão.

O PPGBBio convida a todos para prestigiar o evento.

mar
06

Edital de Seleção de Doutorado do PPGBBio para 2015/1 divulgado.

O PPG em Bioquímica e Bioprospecção torna público o primeiro edital de seleção de doutorado do programa (número 02/2015). As inscrições já estão abertas e assim permanecerão até o dia 23/03/2015. A Prova de seleçã0 ocorrerá no dia 30/03/2015. Para acessar o edital completo, clique em edital de seleção 2015-1 doutorado.

 

mar
05

PPGBBio oferta nova disciplina para 2015/1

A Profª Flávia Aleixo Vasconcellos acaba de ofertar a disciplina de Biossegurança e Ética em Experimentação Animal para o semestre 2015/1. O horário será segunda-feira, das 9h às 11h, na sala 109, em frente à secretaria. Será informado posteriormente o período de matrícula nesta disciplina.

mar
02

Defesa de dissertação do PPG em Bioquímica e Bioprospecção

O PPGBBio vem convidar a todos para a defesa de dissertação de mestrado que ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 04/03/2015. Os dados do evento seguem abaixo:

  • Discente: Pathise Souto Oliveira
  • Orientadora: Profª Drª Francieli Moro Stefanello
  • Banca: Profª Drª Francieli Moro Stefanello (presidente), Profª Drª Rachel Krolow Santos Silva Bast, Rejane Giacomelli Tavares.
  • Título: Efeitos Farmacológicos de extrato de mirtilo (V. virgatum) em modelo animal de síndrome metabólica
  • Data/Horário: 04 de março de 2015, às 9h
  • Local: Sala 109 do prédio 31 do Campus Capão do Leão
Contamos com a sua presença!

fev
27

Defesas de dissertação

O PPG em Bioquímica e Bioprospecção vem convidar a todos para as defesas de dissertação que serão realizadas na próxima sexta-feira, dia 27/02/2015. As informações seguem abaixo:

Discente: Victória de Moraes Gonçalves

  • Orientador: Prof. Dr. Rogério Antonio Freitag;
  • Título: Atividade Bacteriana de Extratos e Óleo Essencial de Anethum Graveolens Frente a Isolados Clínicos de Origem Veterinária
  • Horário: 9h
  • Banca: Prof. Dr. Rogério Antonio Freitag (presidente), Profª. Drª. Patrícia da Silva Nascente e Profª. Drª. Maria Elisabeth Aires Berne

Discente: Bruna Silveira Pacheco

  • Orientador: Prof. Dr. Claudio Martin Pereira de Pereira;
  • Título: Perfil de Ácidos Graxos e Avaliação Antitumoral das Macroalgas da Antártica Adenocystis Ultricularis, Sarcothalia Papillosa, Curdiae Racovitzae e Georgiella Confluens
  • Horário: 14h
  • Banca: Prof. Dr. Claudio Martin Pereira de Pereira (presidente), Profª. Drª. Izabel Cristina Custódio de Souza e Prof. Dr. Moacir Cardoso Elias

fev
24

Homologação do Resultado do Processo Seletivo Emergencial 2015/1

O PPG em Bioquímica e Bioprospecção vem informar o nome da candidata aprovada no processo seletivo 2015/1, em caráter emergencial.

  1. Daniela Coelho dos Santos.

A matrícula será realizada ainda nesta terça-feira, conforme já informado à candidata aprovada via correio eletrônico.

Posts mais antigos «