Início do conteúdo
Acadêmico

Mestrado

A estrutura curricular do curso de Mestrado em Antropologia da UFPel compõe-se de disciplinas obrigatórias e eletivas, além do Seminário de Orientação. Em função de suas duas áreas de concentração, o curso prevê que o/a aluno/a que optar por integrar a área de concentração em Antropologia deverá cursar, como obrigatórias, as seguintes disciplinas: Teoria Antropológica I, Teoria Antropológica II e Metodologia em Antropologia. O/a aluno/a que optar pela área de concentração em Arqueologia deverá cursar como obrigatórias as seguintes disciplinas: Teoria Arqueológica I, Teoria Arqueológica II e Metodologia em Arqueologia. Em função da proposta interdisciplinar do curso, as disciplinas de Teoria Antropológica I e II e Teoria Arqueológica I e II poderão ser cursadas como optativas para o/a aluno/a que não as tenha como obrigatórias para sua área de concentração. Essas disciplinas são de 4 créditos e serão oferecidas pelo Colegiado do Curso.

As disciplinas eletivas são aquelas das Linhas de Pesquisa, são de 4 créditos, oferecidas pelos/as professores/as permanentes e colaboradores/as do curso e os Seminários Especiais I, II e III, de 2 créditos, oferecidos preferencialmente por professores/as visitantes.
O/a aluno/a deverá integralizar obrigatoriamente 12 créditos de disciplinas obrigatórias, 12 créditos entre disciplinas eletivas e seminários (sendo que pelo menos uma das disciplinas optativas deverá ser cursada na Linha de Pesquisa a que o/a aluno/a faz parte), 4 créditos do Seminário de Orientação e 2 créditos de Defesa de Dissertação, totalizando 30 créditos no Curso.
Como a UFPel possui outros Mestrados na área das Humanidades (Ciências Sociais, Memória Social e Patrimônio Cultural, Economia, Educação, História, Letras, entre outros), é possível o/a aluno/a cursar outras disciplinas ou seminários nesses programas, ampliando seus créditos optativos.

Doutorado

A estrutura curricular do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPel compõem-se de disciplinas obrigatórias e optativas, além do Seminário de Orientação. Em função de suas duas áreas de concentração, o curso prevê que o discente que optar por integrar a área de concentração em Antropologia Social e Cultural deverá cursar, como obrigatórias, as seguintes disciplinas: Teoria Antropológica I, Teoria Antropológica II e Metodologia em Antropologia. O discente que optar pela área de concentração em Arqueologia, por sua vez, deverá cursar como obrigatórias as seguintes disciplinas: Teoria Arqueológica I, Teoria Arqueológica II e Metodologia em Arqueologia. Em função da proposta interdisciplinar do curso, as disciplinas de Teoria Antropológica I e II e Teoria Arqueológica I e II poderão ser cursadas como optativas para o discente que não as tenha como obrigatórias na área de concentração em que estiver matriculado. Essas disciplinas são de 4 créditos e serão oferecidas pelo PPGAnt.

As disciplinas optativas possuem 02 ou 04 créditos e estão vinculadas a uma ou mais linhas de pesquisa, geralmente oferecidas por docentes permanentes e colaboradores do PPGAnt. As disciplinas de Seminários Especiais I, II, III e IV, todas com 02 créditos, são oferecidas preferencialmente por docentes de outras instituições ou de outros programas de pós-graduação da UFPel.

O discente matriculado no curso de doutorado deverá integralizar, no mínimo, 12 créditos de disciplinas obrigatórias, 24 de créditos de disciplinas optativas, 08 créditos de Seminário de orientação e 04 créditos relativos à Defesa da Tese de Doutorado, totalizando 48 créditos. Desse total, ao menos 24 créditos poderão ser aproveitados do mestrado, caso tenha feito o curso na área de concentração em que estiver matriculado no PPGAnt.

Como a UFPel possui vários programas de pós-graduação na grande área das Humanidades (Ciências Sociais, Memória Social e Patrimônio Cultural, Educação, História etc.), o PPGAnt estimula que o discente sinta-se à vontade para cursar disciplinas em outros cursos, em atenção aos interesses de sua pesquisa, ampliando assim os créditos em optativas.

O PPGAnt seguirá com a adoção de ações afirmativas para o curso de doutorado, como já ocorre no de mestrado. Neste sentido, em princípio serão destinadas até 2 (duas) vagas para candidatos indígenas, negros e membros de comunidades tradicionais (quilombolas, ribeirinhas, pomeranos etc.).