Início do conteúdo
| APRESENTAÇÃO |

Precisamos cuidar do nosso mundo: é fato. Não podemos ficar só no discurso: é necessário agir.

Então, o que precisamos fazer para assegurar a harmonia entre a construção humana e a natureza?
Quais são as condições para que a Universidade se conduza com ética ambiental em todas as suas atividades?
Que resultados desejamos alcançar e que escolhas precisamos fazer?
O que cada um de nós tem a ver com isso?

Para responder a essas inquietações e estabelecer práticas e processos que levem em conta esse horizonte, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está criando seu Plano de Logística Sustentável (PLS). Mais do que um documento, o Plano será um norteador das ações que queremos fazer no nosso dia a dia, enquanto alunos, professores ou técnico-administrativos, para termos uma Universidade sócio-ética e comprometida com o meio-ambiente.

Ferramenta de planejamento que definirá objetivos e responsabilidades definidas, o PLS irá conter ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, que permitirão estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos. Contemplará aspectos como racionalização do uso de material de consumo, eficiência no uso da energia elétrica, coleta seletiva de resíduos, qualidade de vida no trabalho, compras e contratações sustentáveis, além de prever medidas de capacitação e sensibilização.

Processo colaborativo e dinâmico, o PLS vai ganhar vida no cotidiano das pessoas desta Universidade. E, para que possa ser este instrumento vivo, será periodicamente avaliado e monitorado.

O mundo precisa do nosso cuidado. Temos que fazer escolhas. Quais serão elas? Ajude a definir.