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  • Comissão debate propostas e ações para Plano de Logística Sustentável

    A Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está debruçada sobre as sugestões e temas enviados pela comunidade acadêmica durante a Consulta Pública.

    O grupo, que se reúnequinzenalmente na Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN), está analisando contribuições em racionalização de material de consumo, compras e contratações sustentáveis, eficiência no uso da água, coleta seletiva, eficiência energética, sensibilização em relação ao tema, qualidade de vida e outras sugestões. O grupo também está estabelecendo a metodologia que possibilitará a definição das ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação que permitirão estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na UFPel.

    Contatos com a Comissão podem ser feitos pelo e-mail logisticasustentavel@ufpel.edu.br

  • Apresentação

    Precisamos cuidar do nosso mundo: é fato. Não podemos ficar só no discurso: é necessário agir.

    Então, o que precisamos fazer para assegurar a harmonia entre a construção humana e a natureza?
    Quais são as condições para que a Universidade se conduza com ética ambiental em todas as suas atividades?
    Que resultados desejamos alcançar e que escolhas precisamos fazer?
    O que cada um de nós tem a ver com isso?

    Para responder a essas inquietações e estabelecer práticas e processos que levem em conta esse horizonte, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está criando seu Plano de Logística Sustentável (PLS). Mais do que um documento, o Plano será um norteador das ações que queremos fazer no nosso dia a dia, enquanto alunos, professores ou técnico-administrativos, para termos uma Universidade sócio-ética e comprometida com o meio-ambiente.

    Ferramenta de planejamento que definirá objetivos e responsabilidades definidas, o PLS irá conter ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, que permitirão estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos. Contemplará aspectos como racionalização do uso de material de consumo, eficiência no uso da energia elétrica, coleta seletiva de resíduos, qualidade de vida no trabalho, compras e contratações sustentáveis, além de prever medidas de capacitação e sensibilização.

    Processo colaborativo e dinâmico, o PLS vai ganhar vida no cotidiano das pessoas desta Universidade. E, para que possa ser este instrumento vivo, será periodicamente avaliado e monitorado.

    O mundo precisa do nosso cuidado. Temos que fazer escolhas. Quais serão elas? Ajude a definir.

  • Instalada a Comissão Gestora para a elaboração do PLS-UFPel

    Instalada a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável para a elaboração do PLS-UFPel

    Com a  publicação do Decreto 7.746/2012, as instituições públicas ficaram comprometidas com a promoção do desenvolvimento nacional sustentável.

    Posteriormente, a edição da Instrução Normativa  SLTI/MPOG nº10/2012 trouxe a regulamentação que prevê o Plano de Logística Sustentável (PLS) como ferramenta de suporte para as práticas de sustentabilidade.

    Na UFPel, em junho de 2017, por meio da Portaria UFPel 1167/2017, foi instalada a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável para planejar a construção do PLS-UFPel.