Bem vindos ao site do Programa Jovens Talentos para a Ciência!

Sejam todos bem vindos à página oficial do Programa Jovens Talentos para a Ciência da Universidade Federal de Pelotas!

O Programa Jovens Talentos para a Ciência (PJTC) é fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), onde selecionou alunos ingressantes no ano de 2012 em Instituições Públicas de Ensino Superior através de prova específica em modelo similar ao do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) aplicada em 29 de abril de 2012.

Após a aplicação e consequente divulgação dos resultados oficiais da referida prova em 10 de agosto de 2012, a Universidade Federal de Pelotas obteve 29 (vinte e nove) alunos aprovados e aptos para fazerem parte do Programa das 573 inscrições recebidas voluntariamente no mês de março de 2012. O único critério de seleção elencado pela CAPES/CNPq foi que os estudantes que obtiveram nota acima de 60 pontos no teste estariam aprovados. Os alunos selecionados recebem uma bolsa no valor de R$ 400 (quatrocentos reais) por mês, onde as bolsas terão validade de 12 meses (agosto de 2012 a julho de 2013).

A iniciativa, criada em fevereiro deste ano em formato piloto, é destinada a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico, para assim estimulá-los ao interesse e dedicação plena ao aprendizado acadêmico e a prática em ciência e tecnologia em atividades a serem discutidas por cada uma das instituições. A expectativa também é de que este conjunto de estudantes se prepare para ingressar, a partir de 2013, nos programas da CAPES: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), bem como no Programa de Iniciação Cientifica e Tecnológica do CNPq (PIBIC e PIBITI) e no Programa Ciência sem Fronteiras, que concede bolsas de graduação em Universidades do exterior.

O Programa Jovens Talentos para a Ciência é administrado pelo Departamento de Pesquisa e Iniciação Científica (DPIC) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) desde o cadastramento dos 573 alunos, a aplicação das provas aos mesmos, e, atualmente, a administração de todas as atividades e operacionalidades do Programa.

Este site servirá de comunicação direta dos administradores do Programa com seus bolsistas e como forma de divulgar o que vem sendo desempenhado e desenvolvido neste projeto piloto.

Qualquer informação sobre o Programa Jovens Talentos para a Ciência (PJTC) poderá ser obtida através do telefone do Departamento de Pesquisa e Iniciação Científica (DPIC) no telefone (53) 3921.1412.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.