LABORATÓRIO DE PISCICULTURA DO CHASQUEIRO

O Laboratório de Piscicultura da Barragem do Chasqueiro (LabChasq) da Agência para o Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM) da Universidade Federal de Pelotas  iniciou suas atividades em 1983, como unidade associada a referida Barragem. Que está localizada no quilometro 600 da rodovia BR-116, que liga Pelotas a Jaguarão, distando a 83 Km da UFPel.  O laboratório tem como meta principal o fomento ao desenvolvimento regional da piscicultura, executando projetos de desenvolvimento e repasse de tecnologia em piscicultura e de produção de alevinos para repasse gratuito à produtores e órgãos de pesquisa. Os trabalhos têm sido desenvolvidos com espécies nativas e exóticas já introduzidas na Bacia do Atlântico Sul. Dentre as nativas estão o jundiá Rhamdia quelen e os peixes-rei de água doce Odontesthes humensis e Odontesthes bonariensis, e como espécie exótica introduzida a carpa capim Ctenopharingodon idella.
O laboratório é mantido por uma equipe composta por um técnico agrícola (Sr. Edilson Antunes), dois auxiliares técnicos (Sr. Nilton Link e Sr. Vítor Colvara), um coordenador técnico (Prof. Dr. Ricardo Robaldo) e um coordenador geral (Prof. Dr. Amauri Antunes Barcelos). O laboratório também conta com parceria e suporte técnico do Laboratório de Ictiologia do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da UFPel, através dos Professores Dr. Juvêncio Pouey e Dr. Sérgio Piedras.
Sua estrutura funcional engloba uma unidade de manutenção de reprodutores em sistema de recirculação de 25m3 (in door); uma unidade de manutenção de casais e desova; baterias de incubadoras cilindrico cônicas (50–150L/fluxo contínuo); 36 unidades (1m3) para larvicultura e 42 viveiros escavados (≈15.000m2 lâmina d’água) para produção de zooplâncton, alevinagem, engorda e manutenção de reprodutores. Esta estrutura tem capacidade de produção estimada em torno de 1 milhão de alevinos/ano.
A produção de alevinos acompanha a sazonalidade reprodutiva das espécies, com jundiá e carpa sendo reproduzidos na primavera-verão e os peixes-rei no inverno. A produção de alevinos vem sendo intensificada nos últimos anos com o apoio da UFPel e do Ministério da Pesca e Aquicultura alcançando repasses anuais em torno de 300mil alevinos. Este repasse já atendeu 12 municípios e três Universidades Federais da Região Sul do estado.
O laboratório tem ofertado cursos de extensão em piscicultura, tem abrigado aulas práticas de disciplinas dos Cursos de Graduação em Biologia, Zootecnia e Veterinária da UFPel e de Pós-Graduação em Parasitologia da UFPel e Aquicultura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), bem como tem recebido alunos do Curso de Graduação em Aquicultura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA – Uruguaiana) para realização de estágios curriculares. Integra projetos de pesquisa em gestão e conservação dos recursos pesqueiros da região brasileira da Lagoa Mirim em parceria com Instituições Uruguaias. Parceria fomentada pela Comissão Mista Brasileiro-Uruguaia para o Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim em busca da ação conjunta de Brasil e Uruguai na ordenação da pesca e aquicultura nas abrangências da  Lagoa Mirim. O laboratório tem colaborado com o Ministério da Pesca e Aquicultura e Governo do Estado na composição de um grupo de trabalho em pesca e aquicultura para estudo e ordenação destas atividades no sistema lagunar Mirim-Mangueira.
Nos últimos cinco anos, com o aporte de recursos provindos do Ministério da Pesca e recursos próprios da UFPel/ALM, foram realizadas melhorias significativas do laboratório, com destaque na construção de uma cerca que restringiu o acesso de predadores naturais dos peixes, sistema de iluminação externo, e da readequação do sistema de tratamento de efluentes através da construção de um sistema único de condução do efluente dotado de filtro de pedra em “U”, bacia de decantação e campo de macrófitas (wetland). Com estes ajustes estruturais o laboratório atende as barreiras de biossegurança exigidas à uma estação de piscicultura. Outras melhorias estão em andamento, especialmente com a recente aprovação do programa de extensão “Fortalecimento da cadeia da Piscicultura na Região Sul”, submetido à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. Este programa tem como objetivo geral o desenvolvimento de atividades de capacitação, treinamento e auxílio de técnicos extensionistas, municipais e estaduais, na elaboração, implementação e manejo de projetos de piscicultura na região do entorno das Lagoas Mirim e Mangueira.

Ricardo Berteaux Robaldo, Dr.
Coordenador Técnico do Lab. Pisc.Chasq.