Chasqueiro sedia Dia de Campo em Piscicultura

No dia 11 de novembro, terça-feira, será realizado no Laboratório de Piscicultura da Barragem do Chasqueiro (BR 116, Km 600- Arroio Grande, RS) um dia de campo. O evento tem como objetivo qualificar produtores rurais proprietários de tanques ou açudes que desejem qualificação acordada com os programas de extensão em parceria entre Emater, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Agência de desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
São esperados para o evento 240 piscicultores selecionados pela Emater, residentes em oito municípios da Região Sul do RS: Arroio Grande , Canguçu , Herval, Pedro Osório, Turuçu, Rio Grande, Pelotas , Santana da Boa Vista. Os trabalhos serão coordenados pela Dra. Mara Saalfeld, da Emater, e pelo Dr. Ricardo Robaldo, da UFPel.
Durante o dia de campo serão realizadas palestras de 15 min distribuídas em seis estações, seguidas de 5 min para perguntas e 10 min para deslocamento entre estações. Os produtores serão identificados por crachás e distribuídos em seis grupos, que serão acompanhados por um guia, identificando o grupo com bandeira na mesma cor do crachá.

Programação:

Recepção: 9h
Abertura:  9h30min
Início das Estações: 10h

Estações temáticas:

1) Espécies de peixe empregadas na piscicultura Regional: Vantagens e desvantagens –MSc. Aq. João Xavier, doutorando em Aquicultura (Furg);

2) Qualidade da água  – Dr. Ricardo Robaldo (UFPel);

3) Calagem e Fertilização  –  Tec. Agrícola Jairo Castagnino Dora (Emater);

4) Alimentação adequada – MSc. Cristiano Ferreira – doutorando em Zootecnia (UFPel)

5) Doenças – Sanidade – Profa. Bruna Zaffalon – Médica Veterinária (UFPel)

6) Introdução correta de alevinos e despesca – Tec. Agrícola Edílson Antunes (ALM/UFPel)

Fonte: UFPEL