• bgr_nav-crop
  • PPGenf-Logo - Cópia (2)
    Notícias
  • Doutorando do PPGEnf publica pesquisas realizadas em Doutorado Sanduíche

    Texto enviado pelo estudante (com adequações):

    O Estudante do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas Marcio Rossato Badke esteve sete meses na Europa realizando suas atividades de doutoramento sanduíche, junto à Universitat Rovira i Virgili, em Tarragona na Espanha. O estudante é orientado no PPGEnf/UFPel pela Doutora Rosa Lía Barbieri (Pesquisadora da Embrapa Clima Temperado) e coorientado pela Doutora Márcia Vaz Ribeiro (Bióloga), tendo na Espanha como supervisores: o Antropólogo Doutor Àngel Martínez Hernáez (Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Comunicação) e a Enfermeira Doutora Antonia Martorell-Poveda (Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermería).

    O estudante, além de trabalhar em sua tese de doutorado junto aos supervisores espanhóis, realizou outras duas pesquisas científicas na região da Catalunha, sendo os resultados publicados no 10º Seminário Internacional de Investigação em Enfermagem, que ocorreu entre os dias 5 e 6 de maio de 2016 na cidade de Porto/Portugal, e no 5º Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde, que ocorreu entre os dias 5 e 8 de julho de 2016 na cidade de São Luís/MA (fotos).

    Marcio Badke 1Marcio Badke 2
    Cabe ressaltar a importância da realização do intercâmbio científico para fomentar parcerias entre as instituições de ensino, bem como os laços de amizade entre colegas de profissão, os quais certamente permanecerão.

    No mês de Setembro, o Doutorando retornará à Europa para participar do VII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud, que ocorrerá entre os dias 5 e 7 de setembro de 2016 na cidade de Barcelona, onde apresentará por meio de comunicação oral a pesquisa intitulada “Autoatenção com plantas medicinais: caracterização dos usuários no sul do Brasil”, que faz parte de sua tese de doutoramento.

  • Professora Titular

    rita-titular-1No dia 15 de julho de 2016 a Professora Doutora Rita Maria Heck (primeira à esquerda), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, realizou com sucesso a defesa de seu Memorial Acadêmico para progressão à classe de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior.

    .

    .

    .

    .

    A docente é agora a primeira professora titular da Faculdade de Enfermagem da UFPel.

    Compuseram a banca de defesa os Professores Doutores:
    – Elomar Antonio Callegaro Tambara (UFPel),
    – Vera Lúcia de Oliveira Gomes (FURG),
    – Ana Lucia de Lourenzi Bonilha (UFRGS) e
    – Maria da Graça Corso da Motta (UFRGS).

    rita-titular-2

    rita-titular-3rita-titular-4rita-titular-5

  • Lançamento de Livro

    No dia 05/07/2016, aconteceu nas dependências da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas o lançamento do livro ENFERMAGEM COM FAMÍLIAS: MODOS DE PENSAR E MANEIRAS DE CUIDAR EM DIVERSOS CENÁRIOS BRASILEIROS, com a participação das autoras docentes do Programa de Pós-graduação em Enfermagem/UFPEL: Eda Schwartz, Juliana Graciela Vestena Zillmer, Rosani Manfrin Muniz, Celmira Lange e Rita Maria Heck e com autoras discentes (mestrandas e doutorandas): Fernanda Lise, Bianca Pozza dos Santos, Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz, Raquel Potter Garcia, Aline Machado Feijó, Andressa Hoffmann Pinto, Denise Somavila Przylynski Castro, Marjoriê da Costa Mendieta, Teila Ceolin e Angela Alves Lima.

    Parabenizamos as autores, em especial a professora Eda Schwartz pela iniciativa e contribuição.

     

  • Docente do PPGEnf participa da 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde

    22º IUHPE UIPES

    A Professora Doutora do PPGEnf Celmira Lange (Enfermagem Fundamental, USP, 2005) participou, de 22 a 26 de maio, em Curitiba/PR, da 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde da UIPES (Unión Internacional de Promoción de la Salud y Educacion para la Salud), cujo tema foi: Promovendo Saúde e Equidade.

    O objetivo do evento é promover a equidade e a qualidade de vida, reduzindo vulnerabilidades e riscos à saúde decorrentes dos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais que afetam a saúde dos indivíduos e das coletividades.

  • Semana de Enfermagem: 40 Anos FEn

    Acontece nesta quarta e quinta-feira, dias 11 e 12 de maio de 2016, as atividades comemorativas dos 40 anos da Faculdade de Enfermagem/UFPel:

    A ENFERMAGEM EM DIFERENTES CENAS E CENÁRIOS: 40 ANOS DE ENSINO E CUIDADO DA FEN/UFPEL

    Clique aqui para ver a programação.

  • Nota de pesar pelo falecimento de GIL AMBRÓSIO FACCHINI

    O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem se solidariza com o Professor Luiz Augusto Facchini e familiares e lamenta a ausência de Gil em suas vidas.

    Sintam-se apoiados por todos os colegas da Faculdade de Enfermagem, do Programa de Pós-Graduação, e recebam nossos sinceros abraços.

    Pelotas, 9 de maio de 2016.

  • Tendas do Afeto Popular

    d1_1Tenda Bolaxa (11)Acadêmicos(as) do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Liamara Denise Ubessi e Marcos Aurélio Mattos Lemões, estiveram realizando Tendas do Afeto Popular no município de Rio Grande e São Lourenço do Sul, sob a aposta de que outros cuidados em saúde, que não somente os ‘formais’, são possíveis.
     
    As Tendas são espaços itinerantes de práticas de cuidado em saúde e do afeto político em que se dialogam e constroem alternativas ao vivido no contemporâneo, como segue.
     
    A Tenda do Afeto Popular em Rio Grande foi realizada no dia 19 de março de 2016, na Unidade de Saúde Bolaxa, com abrangência urbana e rural no bairro Bolaxa em Rio Grande. Tematizou a ocupação da Unidade de Saúde pela comunidade não somente com vistas a consultas ou retirada de medicamentos, mas como um espaço de conversação e produção de saúde popular, afetiva e coletiva. Foi alusiva ao Março Lilás, atribuído como mês da mulher, como forma de afirmação de direitos e justiça social.
    O trabalho ocorreu a partir de disparo de Agentes Comunitárias de Saúde e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde do Rio Grande.
    1Tenda Bolaxa (8)
     
     

    DSC09251

    A Tenda do Afeto Popular em São Lourenço do Sul foi realizada no dia 23 de março de 2016. Compôs o II Seminário das Mulheres do Campo e da Cidade, tematizando práticas de cuidado, a expressão do feminino que habita a todos, independente de gênero e, neste sentido, o empoderamento do ‘sentir-se’ mulher no enfrentamento ao que cerceia os direitos do viver com dignidade.

    O trabalho ocorreu a partir do disparo do grupo de Redução de Danos/Secretaria Municipal de Saúde de São Lourenço do Sul e em parceria com a FURG.
    DSC09280DSC09268

  • Aprovados no Processo Seletivo Aluno Especial 2016/01

    Matriculas: 16 e 17 de março de 2016 das 09h00 ao 12h30 na secretaria do curso

    Disciplina de Práticas de Atenção, Ensino e Pesquisa em Enfermagem e Saúde
    Aprovados
    1    Greice Rodeghiero
    2    Tatiana Silva
    3    Juline Macedo
    4    Gisele Silva
    5    Susana Cecagno
    6    Juliana Rodrigues
    7    Maria Laura Cunha
    8    Lieni Herreira
    9    Kathlen Rosa
                     SUPLENTES*
    10    Luiza Bressler
    11    Francielle Bendlin Antunes
    12    Vanessa de Araujo Marques
    13    Ingrid Ioost Estanieski
    14    Jossane da Silva del Sacramento
    15    Rossana Ferraz Biava
    *Os suplentes serão chamados conforme os aprovados não se matricularem ou se matricularem em outras disciplinas

    ———————————————————————————————————————————
    Disciplina de Seminário em Enfermagem e Saúde: Estatística I
    Todos os candidatos inscritos foram aprovados.
    ———————————————————————————————————————————
    Disciplina de Epidemiologia do Envelhecimento
    Todos os candidatos inscritos foram aprovados.