Notícias
  • Pesquisa do PPG em Enfermagem é notícia em Bagé

    O jornal Minuano, de Bagé/RS, publicou na última quinta-feira, dia 13 de julho, notícia sobre a pesquisa “Saúde do Idoso Gaúcho (SIGa) Bagé, coordenada pelos professores do Programa Dra. Elaine Thumé e Dr. Bruno Pereira Nunes. Leia  abaixo a notícia (ou clique aqui para visualizar a publicação).

    “Com o objetivo de obter informações sobre a saúde do idoso e a utilização dos serviços no município, uma equipe do departamento de Enfermagem e Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está finalizando uma pesquisa em Bagé. A Universidade da Região da Campanha (Urcamp) é parceira no projeto. A primeira coleta de dados foi realizada em 2008, com 1.593 idosos. Nesta última etapa, que iniciou em outubro de 2016, foram reencontrados cerca de 950 idosos.

    Conforme a coordenadora do projeto, professora Elaine Thumé, participam da pesquisa, denominada Saúde do Idoso Gaúcho (Siga) Bagé, aproximadamente 15 pessoas. Ela conta que o município foi escolhido por ter sido o primeiro município de grande porte com elevada cobertura da Estratégia da Saúde da Família (ESF). Em 2008, 50% das unidades de saúde tinham o programa. Além disso, o número de idosos, à época, era maior que a média nacional.
    Elaine ressalta que a primeira etapa da pesquisa rendeu várias teses de doutorado e dissertações de mestrado, por alunos da faculdade de Enfermagem da UFPel. A pesquisadora relata que a coleta de dados é realizada diretamente nas residências dos idosos que participaram da primeira etapa. À época, os pesquisados tinham 60 anos ou mais, e agora estão com idades acima de 68 anos. “Estamos com dificuldades de finalizar a pesquisa porque muitos familiares e até mesmo os idosos se recusam a participar”, conta.

    De acordo com a coordenadora, alguns pesquisados já morreram e outros não lembram de ter participado da pesquisa. Com isso, o grupo enfrenta algumas recusas, visto que é preciso assinar um termo permitindo a publicação do estudo. “A equipe está identificada com camiseta, crachá e material do projeto”, frisa.

    A coordenadora informa que estão sendo realizadas abordagens sobre atenção domiciliar, prevenção e motricidade, além de medições de pressão arterial, de peso e altura. A pesquisa deve ser concluída no final deste mês. Os resultados serão publicados a partir de dezembro. Elaine adianta que será realizado um evento científico, na Urcamp, para a apresentação e compartilhamento dos dados.

    A pesquisa também é coordenada pelo professor Bruno Pereira Nunes, da faculdade de Enfermagem da UFPel, e conta com o apoio da professora Lúcia Azambuja Vieira, da Urcamp, que também sedia o estudo em Bagé. A 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (7ª CRS) e a Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência também são parceiras.

    Estão sendo visitados todos os bairros que possuem unidade de saúde e, após os resultados, a equipe irá propor estratégias para melhorar a condição de vida e de atenção à saúde da população.”

     

  • Edital Bolsista PNPD – Homologação do Resultado Final

    O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem homologou, em Reunião de Colegiado, o resultado do Edital de Seleção de Bolsista PNPD CAPES 2017, sendo o candidato Marcos Aurélio Matos Lemões o bolsista PNPD selecionado.

  • Seleção de Bolsista PNPD – Inscrições homologadas

    Edital de Seleção de Bolsista PNPD/CAPES – Ingresso 2017.

    As inscrições da(o)s seguintes candidata(o)s foram homologadas:

    • Cristina Dutra Ribeiro
    • Josiane Santos Palma
    • Marcos Aurélio Matos Lemões
    • Rita de Cássia Maciazeki Gomes

  • Resultado da Seleção para o Prêmio CAPES Tese

    O PPGEnf informa que a Comissão de Seleção para o Prêmio CAPES Tese – Edição 2017 – selecionou a tese da Dra. Janaína Quinzen Willrich para concorrer ao referido prêmio.

  • Convite para palestra: Doutora Denise Harrison, Universidade de Ottawa, Canadá

    O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem convida a comunidade acadêmica a participar da palestra “From little things, big things grow: from a single research question to a program of research”, proferida pela Professora Doutora Denise Harrison, da Universidade de Ottawa, Canadá.

    .

    Denise Harrison é Professora Associada na Universidade de Ottawa, Canadá, onde coordena a cadeira de Cuidados de Enfermagem de Crianças, Jovens e Famílias, e atua no Hospital Infantil do Leste de Ontário (CHEO). É líder da pesquisa “BSweet2Babies” com ênfase na melhoria no manejo da dor para bebês e crianças jovens. Desenvolve vídeos de “pais para pais”, mostrando como podem ajudar os profissionais da saúde a reduzir a dor causada por injeções. Trabalha na avaliação do uso das mídias sociais como método de disseminação de informações.

Translate »