Notícias
  • Palestra na disciplina de Legislação

    Palestra com o Engenheiro Civil Cleidir Victoria Pinto do Escritório Técnico da UFPel, foi promovida pelo grupo PET Engenharia Agrícola junto à disciplina de Legislação.

  • Palestra sobre Primeiros Socorros

    Ocorreu na última quinta-feira, dia 13 de julho, a palestra sobre primeiros socorros, ministrada pelo Sr. Gilson Radke, representante da Ecosul – Empresa Concessionária de Rodovias do Sul. A atividade foi desenvolvida pelo grupo PET Engenharia Agrícola junto à disciplina de Saúde e Segurança do Trabalho, por intermédio do tutor Carlos Tillmann – docente responsável pela referida disciplina no Centro de Engenharias. Em linhas gerais, Gilson explanou ao público os cuidados que devem ser adotadas em situações de acidente no trabalho, além de demonstrar técnicas de primeiros socorros por meio de atividades práticas.

  • PET-EA presente na 19ª TranspoSul

    Integrantes do grupo PET Engenharia Agrícola estiveram presentes na 19ª TranspoSul, que é a maior feira e congresso de transporte e logística do Sul do país. O evento ocorreu no Centro de Eventos da FIERGS em Porto Alegre/RS nos dias 27, 28 e 29 de junho.

  • Minicurso Autodesk Inventor

    O grupo PET Engenharia Agrícola realizou na última sexta-feira, 30 de junho, um minicurso teórico-prático do software CAD 3D Inventor, ministrado pelo petiano Philippe Braga Moraes. Realizado de forma intensiva durante 4 horas, os participantes obtiveram ótimo desempenho e aprendizagem. Essa atividade faz parte de um projeto que visa a capacitação dos petianos, para que os mesmos possam, posteriormente, disseminar o aprendizado à todos os alunos do curso de Engenharia Agrícola.

  • Visita técnica à empresa Jan

    O grupo PET Engenharia Agrícola realizou, no dia 10 de maio, uma visita técnica ao parque fabril da empresa de implementos agrícolas Jan S/A, em Não-Me-Toque, RS. Durante a visita, alunos e professores dos curso de Engenharia Agrícola e de Produção puderam conhecer um pouco da história da empresa, o seu parque fabril, e o processo de fabricação de implementos desde o recebimento das bobinas de aço e preparo da matéria prima até o processo de montagem dos produtos finais. O grupo PET-EA agradece a presença de todos os participantes, e especialmente à empresa Jan pela excelente recepção.

  • Visita técnica à fundição da empresa Stara

    Ocorreu no dia 09 de maio, a visita técnica na fundição da empresa Stara em Carazinho/RS. Durante a visita, organizada pelo grupo PET-EA, alunos e professores dos cursos de Engenharia Agrícola e de Produção puderam conhecer um pouco do processo de fabricação de peças para implementos agrícolas, em ferro fundido, desde a chegada da matéria prima até a usinagem e expedição das peças. O grupo PET Engenharia agrícola agradece a presença de todos os participantes, e especialmente à empresa Stara pela excelente recepção.

  • XX SULPET

    O XX SULPET ocorreu de 20 a 23 de abril de 2017 na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em Florianópolis/SC. Reunindo mais de 800 petianos e tutores dos grupos PET da região sul do país, o evento contou com o tema “Responsabilidade Política e Unificação Nacional” atendendo à necessidade de se ampliar a discussão sobre o cenário político, econômico e social em que se encontra o país e, consequentemente, o Programa de Educação Tutorial. Através de Grupos de Discussão e Trabalho, Encontros por Áreas e Assembleias, foram discutidas várias questões que dizem respeito à continuidade do programa, bem como a sua atuação efetiva na Instituição de Ensino Superior, proporcionando uma intensa troca de experiências acadêmicas e científicas entre os participantes, com base na interdisciplinaridade e horizontalidade, contribuindo para a ampla formação dos alunos.

    Representantes do grupo PET Engenharia Agrícola no XX SULPET.

  • Curso de Oratória

    O Grupo PET Engenharia Agrícola realizou, nos dias 11 e 18 de março, um curso de Oratória com o psicólogo Vilnei Roberto Varzim. Durante esses dois dias foram realizadas atividades práticas, com gravações dos exercícios em vídeo, onde os participantes puderam perceber os erros cometidos durante as apresentações, para que, através das técnicas observadas durante o curso, fosse possível mudar a maneira de apresentar-se frente ao público. Tendo em vista que uma boa oratória é fundamental para a construção de uma carreira acadêmica de sucesso.

  • Resultados do processo seletivo PET-EA

    O grupo PET-EA tem o prazer de comunicar o resultado do seu processo seletivo, realizada a avaliação dos candidatos pela Comissão de Seleção, em conformidade com o Edital nº 02/2016, a classificação deu-se pela média ponderada dos itens avaliados, sendo que os candidatos que obtiveram média superior ou igual a 7,00 estão aprovados e os 5 melhores colocados preenchem as vagas. Segue a classificação:

    Candidato Média Situação
    Elvis Patrike Aurelio 8,61 Aprovado
    Matheus Cassalho 8,61 Aprovado
    João Marco Barbosa de Moraes 7,74 Aprovado
    João Gabriel Ruppenthal 7,22 Aprovado
    Henrique Passos Neutzling 7,16 Aprovado
    Sthéfanie da Cunha 7,14 Suplente
    Maykon Fabricio Ribeiro de Carvalho 6,85 Reprovado
    Fábio Silvestrini Junior 6,36 Reprovado