EDITAL Nº 02/2024 – Processo Seletivo 2024/1

O grupo PET Engenharia Agrícola UFPel torna público a abertura do processo seletivo para novos petianos!

05/04/2024 – Lançamento do Edital;

05/04/2024 às 8h – Abertura das inscrições;

26/04/2024 às 23h59min – Encerramento das inscrições;

27/04/2024 – Homologação das inscrições;

30/04/2024 às 8:30 por videoconferência – Apresentação do Projeto e Entrevista;

01/05/2024 – Divulgação do resultado preliminar do processo seletivo.

01/05/2024 – Início do período para envio do recurso.

02/05/2024 – Fim do período para envio do recurso.

03/05/2024 – Divulgação do resultado final do processo seletivo.

Link para formulário de inscrição: CLIQUE AQUI.

Edital processo seletivo 2024/1: CLIQUE AQUI.

Resultado: Processo Seletivo do Edital 2023/2

O grupo PET-EA tem o prazer de comunicar o resultado do seu processo seletivo. Realizada a avaliação dos candidatos pela Comissão de Seleção, em conformidade com o edital, a classificação deu-se pela média ponderada dos itens avaliados. Os candidatos que obtiveram média superior ou igual a 7,00. estão aprovados.

Candidato   Situação

Estevan Alcântara Huckembeck

Aprovado

João Guilherme Trevisan Spagnollo

Aprovado

Thomaz Veiga Zilet Fickert Graciose

Aprovado

 

Edital – Processo Seletivo 2024


O grupo PET Engenharia Agrícola UFPel torna público a abertura do processo seletivo para novos petianos!

26/01/2024 – Lançamento do Edital;

29/01/2024 às 8h – Abertura das inscrições;

16/02/2024 às 23h59min – Encerramento das inscrições;

19/02/2024 – Homologação das inscrições;

20/02/2024 às 8:30 na Sala 402 do Centro de Engenharias – Redação e Dinâmica em Grupo;

22/02/2024 às 8:30 na Sala 402 do Centro de Engenharias – Dinâmica individual e Entrevista;

23/02/2024 – Divulgação do resultado preliminar do processo seletivo.

23/02/2024 – Início do período para envio do recurso.

25/02/2024 – Fim do período para envio do recurso.

26/02/2024 – Divulgação do resultado final do processo seletivo.

Edital processo seletivo 2023/2  clique aqui.

Ações Solidárias

Ações Solidárias

No ano de 2023 foi feita inicialmente a campanha de arrecadação de agasalho onde o grupo arrecadou 4056 peças de roupas. A importância da doação de roupas e em particular das campanhas do agasalho tendo desempenha um papel fundamental em garantir que as pessoas em situação de carência de agasalho possam enfrentar o inverno com um pouco mais de conforto. 

Um dos projetos do PET – Engenharia Agrícola é a realização de atividades  voltadas a ações solidárias com impacto positivo nas comunidades. No ano de 2023, essa iniciativa foi  realizada nas cidades de Pelotas/RS e Canguçu/RS, ambas cidades nas quais membros do grupo PET residem. 

Muitas pessoas enfrentam não  apenas o desconforto do frio, mas também riscos à saúde devido à exposição  prolongada a baixas temperaturas. 

A doação de roupas é uma demonstração de generosidade que cria um ciclo de fraternidade.

Fonte: Autor

A campanha do Agasalho do PET – Engenharia Agrícola  ocorreu nos municípios de Pelotas/RS e Canguçu/RS com um período de  arrecadação compreendido entre os dias 20/03/2023 à 05/05/2023 totalizando 46  dias, envolvendo a colaboração de várias empresas e a criação de pontos de coleta  estratégicos nesses municípios.

Em Canguçu, havia 7 pontos de coleta envolvendo parcerias com as  seguintes empresas e entidades: Abastecedora Bettin 1 e 2, Agrícola Serrasul,  Agromaq, Atacado Becker, Banca Osório, Câmara Municipal de Vereadores,  Cerealista Bahr, Cervejaria Rota da Cerveja, Destaque Comunicação Visual,  Escola Técnica Estadual de Canguçu, Lancheria Piratas Lanches, Mercado e Feira  Heling, Parque de Máquinas Agrícolas, Prefeitura Municipal de Canguçu, Rádio  Canguçu FM e Rádio Cultura AM. Essas parcerias resultaram na arrecadação de  um total de 3000 peças de vestuário, incluindo roupas para adultos, crianças e  bebês como também calçados, roupas de cama e cobertores. 

Em Pelotas, foram colocados pontos de coleta nos Restaurantes  Universitários e em Polos da UFPel resultando em 4 pontos de arrecadação. Isso  resultou na arrecadação de mais de 1000 peças de roupas, incluindo roupas de  cama, cobertores e outros itens essenciais. 

A colaboração entre o PET – Engenharia Agrícola e as empresas e entidades  locais demonstrou a importância da parceria entre a instituição e a comunidade. 

Todas as doações foram encaminhadas ao Centro de Referência de  Assistência Social (CRAS), que possui informações sobre as famílias mais  necessitadas. Isso garantirá que as doações sejam distribuídas de forma adequada  para quem mais precisa. Além disso, parte das doações foram destinadas à  Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) em Pelotas. 

Fonte: Autor

Além da campanha de arrecadação de agasalho temos campanhas de conscientização nas redes sociais do PET como Setembro amarelo (prevenção ao suícidio), outubro rosa (câncer de mama) e novembro azul (câncer de próstata).

  

Artes essas que foram postadas na plataforma do instagram onde se encontra mais de 4700 seguidores, com o intuito de mandar uma mensagem para todos sobre problemas sérios.


Agricultura Familiar

Agricultura Familiar

Neste ano de 2023 o grupo do Programa de Educação Tutorial do Curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas realizou entrevistas em produtores familiares dos municípios do sul do Rio Grande do Sul. Este projeto se iniciou para fazer um levantamento das principais dificuldades que esses produtores enfrentavam na agricultura e de algum modo poder realizar alguma atividade para auxiliar os produtores familiares.

Foram realizadas entrevistas de modo presencial e remotamente com os produtores familiares nos municípios de Canguçu, São Lourenço do Sul, Chuvisca, Camaquã, Arroio Grande e Pelotas, além disso ainda se teve presente na 97ª Expofeira de Pelotas e ao longo do segundo semestre de 2023 foram obtidas um total de 63 respostas. 

Na metade inicial de 2023, foram entrevistados agricultores familiares somente do município de Canguçu para realizar uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso do petiano egresso Cairo Schulz Klug onde foram obtidas 52 respostas ao questionário. 

Realizando este trabalho conseguimos observar que a maior parte dos agricultores familiares necessitam de auxílios para se desenvolverem, ajuda em financiamentos governamentais, incentivar as próximas gerações a ficarem na agricultura e não se ter grandes desistências por parte dos filhos que procuram a cidade para outras oportunidades.

Avaliação do uso de Microalgas como bioestimulantes

Avaliação do uso de Microalgas como bioestimulantes

O projeto foi desenvolvido ao longo do último ano pelo grupo PET-EA.
Foram realizados testes em sementes de pepino e alface com aplicação de
gêneros distintos de microalgas seguindo determinadas metodologias para avaliar
seu vigor, germinação e comprimento radicular. As imagens abaixo mostram as
análises que foram realizadas no Laboratório de Efluentes do Centro de
Engenharias da Universidade Federal de Pelotas pelos petianos.

 

As análises obtiveram como resultado dois resumos que foram enviados à
Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da
Universidade Federal de Pelotas. Os resumos foram intitulados como: “O
potencial da utilização de microalgas na agricultura” e “Avaliação do uso da
microalga Scenedesmus na agricultura”, ambos com orientação do tutor do PET-
EA, Maurizio Silveira Quadro.

Projeto Ôzonio

Uso de ozônio na conservação e processamento de grãos

O projeto continuou em desenvolvimento ao longo do ano de 2023 pelo
grupo do PET-EA, onde foram feitos testes em sementes de soja, aplicando
doses contínuas e intermitentes de ozônio para avaliar seu vigor e germinação.
Através disso está sendo realizado um trabalho de conclusão de curso (TCC)
pelo aluno Rafael Miritz Bartz, com o título: “Avaliação da qualidade fisiológica
de sementes de soja com aplicações intermitentes de ozônio”, sendo orientado
pelo tutor do PET-EA, Maurizio Silveira Quadro.
Além das sementes que foram ozonizadas, também foi aplicado em
grãos de milho, nas dosagens de 700 a 2100 mg de O3. Avaliando-se a
coloração dos grãos armazenados, onde pode-se perceber que nas dosagens
de 700 mg O3, houve maior predominância da cor amarela, facilitando a sua
comercialização futuramente. Na imagem abaixo é possível ver a análise de
cor feita nos grãos.

Fonte: Autor

Mais estudos são necessários e estão sendo desenvolvidos para a
melhor utilização do ozônio para a manutenção da qualidade de grãos e
sementes. Mas destaca-se que pelos resultados obtidos até o momento, tem-
se um bom potencial para seu uso com esta finalidade.

Divulgação do Curso

Divulgação do Curso

A expansão do agronegócio no Brasil coloca hoje a Engenharia Agrícola
como um dos mais promissores mercados, em paralelo a isso, existe uma
enorme demanda de informação por parte dos jovens que estão finalizando o
ensino médio, falta de informação quanto à que faculdade cursar e quanto ao
que realmente engloba cada curso. A partir dessa necessidade, o Programa de
Educação Tutorial de Engenharia Agrícola (PET-EA) da UFPEL desenvolve o
projeto “Divulgação do Curso”, que consiste em atividades para aumentar a
visibilidade do curso de engenharia agrícola, destacando pontos importantes
desde o ingresso no curso, aprendizado durante a graduação e a inserção no
mercado de trabalho. Dessa forma, traz mais informações para que alunos do
ensino médio e toda a comunidade tenham um maior conhecimento do curso,
gerando uma maior procura pelos meios de ingresso.
Assim, nós, do PET – Engenharia Agrícola atacamos em duas frentes
para minimizar este problema, foram elas: Divulgação do curso nas escolas,
sendo que durante o ano de 2023, conseguimos abranger 9 escolas em 4
municípios da região de Pelotas. No município de Canguçu, estivemos nas
escolas Alberto Wienke, João de Deus Nunes, João Simões Lopes Neto e
Escola Técnica Estadual de Canguçu. No município de Morro Redondo,
visitamos a escola Nosso Senhor do Bonfim. Em Piratini, estivemos presentes
nas escolas Deputado Adão Pretto e no Instituto Estadual de Ensino Ponche
Verde. E por fim, na cidade de São Lourenço do Sul, visitamos as escolas
Cruzeiro do Sul e Professor Rodolfo Bersch.
As visitas nas escolas serviram para que o grupo apresentasse as
principais áreas da Engenharia Agrícola, sendo a mecanização agrícola,
engenharia de água e solos, construção e ambiência, energização e a pós-
colheita; após a apresentação teve conversa e rodas de perguntas para sanar
dúvidas, também foi distribuído um questionário para que os alunos pudessem
apresentar o quanto havia interesse pelo curso, que após tabulados, tivemos o
resultado de 461 alunos alcançados nessas visitas. Outra forma de divulgação
do curso foram nossas redes sociais, onde foram publicadas artes envolvendo
assuntos importantes ligados ao curso de engenharia agrícola, e foram

realizadas publicações nas redes sociais do grupo em períodos de
vestibulares, e principalmente próximo as inscrições do Sistema de Seleção
Unificada (SISU), nas quais foram apresentadas as características e principais
áreas de atuação do curso.

Figura 1: Visita realizada na Escola João de Deus Nunes.

Figura 2: Visita realizada na Escola Alberto Wienke.

                                                                             Figura 3: Postagem feita no Instagram

O projeto tem a pretensão de desmistificar algumas dificuldades que os
cursos da área tecnológica apresentam, e assim promover aumento na procura
pelo curso, contribuindo para a inclusão sociocultural do público alvo, além de
apresentar laboratórios e dependências da Universidade disponíveis ao curso.

IV ConectAgro

IV ConectAgro

O IV CONECTAGRO foi um evento de formato presencial, dando
sequência ao III CONECTAGRO que ocorreu em 2022, o evento foi integrado
com a XL Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Agrícola que ocorreu
na Associação Rural de Pelotas e aconteceu em apoio ao Diretório Acadêmico
do Curso de Engenharia Agrícola (DACEA).
O evento aconteceu entre os dias 7 e 10 de novembro. Aconteceu em turno
integral durante todos os dias, respeitando o seguinte formato;
● Na terça-feira (07) pela manhã ocorreram duas palestras, a primeira
palestra tratando sobre “Agricultura de precisão” com a Engenheira Agrícola
Gisele Ingrid Gadotti e a segunda palestra tratando de “Inovações no campo”
com o Engenheiro Agrícola Lauro Soares Ribeiro. Durante a tarde ocorreram
mais duas palestras, a primeira palestra da tarde foi tratando sobre o assunto
“Conhecendo os papéis da ABEAG, CreaJr. e PET-EA dentro e fora da
Universidade”. A segunda palestra tratou sobre “Medidas de segurança em
unidades de beneficiamento de grãos”, ministrada pelo Engenheiro Agrícola e
Engenheiro de Segurança do Trabalho José Francisco Dias Costa.
● Na quarta-feira (08) pela manhã, ocorreu uma roda de conversa tratando
sobre o tema “Mulheres na engenharia”, logo após, o Engenheiro Agrícola
Henrique Peglow trouxe uma palestra sobre “Estabilidade produtiva em terras
baixas: Drenagem e irrigação”. Na parte da tarde, tivemos duas palestras, a
primeira tratando sobre “Sistema de previsão hidrológica usando tecnologias
computacionais”, apresentada pelo Engenheiro Agrícola Samuel Beskow, e a
segunda trazendo o tema “Inovação em máquinas agrícolas e tecnologias
aplicadas à drones”, apresentada pelo Engenheiro Agrícola Fabrício Ardais
Medeiros e o Engenheiro Agrônomo Jonathan Garcia Montaña.
● Na quinta-feira (09) pela manhã, ocorreu o minicurso de Phyton,
ministrado pela Engenheira Agrícola Rita Monteiro. Durante a tarde, ocorreu a
visita técnica na empresa Alvorada Sistemas Agrícolas.

● Na sexta-feira (10) pela manhã, ocorreram duas palestras, a primeira
tratando sobre o assunto “Tecnologias eletrônicas embarcadas no tempo do
Agro 4.0”, ministrada pelo Engenheiro em eletrônica Marlon Sigales, e a
segunda palestra foi apresentada pelo Engenheiro Agrícola Geverson Lessa
dos Santos, tratando o tema “Secagem e armazenagem de grãos na
propriedade da agricultura familiar”. Durante a tarde, aconteceu o II
campeonato de truco oficial do PET-EA, dando sequência ao I Campeonato de
Truco, ocorrido no ano de 2022, essa dinâmica traz a ideia de interação entre
os alunos do curso. Pode-se destacar como pontos positivos a interação entre
alunos, a relação deles com os profissionais das 5 áreas abrangidas nas
palestras, possibilitando assim um aumento na rede de contatos de ambos,
disseminação de informação e conhecimentos específicos, trocas de
experiências entre outras benéficas.

Figura 1: Apresentação do PET-EA.

Figura 2: Visita a empresa Alvorada Sistemas Agrícolas.

Figura 3: Apresentação da empresa durante a visita técnica.

Figura 4: Alguns dos participantes

O evento obteve mais de 60 inscritos e uma avaliação positiva, o objetivo
do IV ConectAgro por meio da XL Semana Acadêmica da Engenharia Agrícola
foi alcançar os alunos que estão na fase inicial do curso, trazendo palestras
focadas nas 5 grandes áreas do curso, gerando interesse e conhecimento aos
novos integrantes do curso de engenharia agrícola e demais interessados.

PAE (Projeto de Acompanhamento dos Egressos)

PAE (Projeto de Acompanhamento dos Egressos)

O projeto PAE é uma iniciativa do PET para manter contato com os
profissionais que saem graduados em Engenharia Agrícola na UFPel. Tal projeto
tem grande relevância para o curso de engenharia agrícola, pois tende aproximar os
alunos formandos do curso com a universidade novamente, sendo possível que se
realize parcerias entre os mesmos, através de cursos, palestras, pesquisas e
estágios nas áreas do curso. Também, com tais informações é possível identificar
quais áreas tiveram mais destaques dentre os formandos, vendo se o que a
universidade oferece é o que o mercado de trabalho está a procura dos profissionais
formandos do curso.
O projeto teve início no ano de 2020, onde buscou informações superficiais
dos egressos do curso de engenharia agrícola, e em determinado momento foi
focado na procura dos egressos que fizeram para do Programa de Educação
Tutorial (PET), para ver a influência que o PET exerceu em suas carreiras depois de
formados. Já no ano de 2022 o grupo buscou procurar informações de todos os
egressos do curso de engenharia agrícola da Universidade Federal de Pelotas. Já
no ano de 2023, o grupo PET focou mais diretamente aos formandos dos últimos 5
anos. Inicialmente se focou em buscar informações de contato dos egressos como,
e-mail, número de telefone e redes sociais, após esta procura encontramos o total
de 32 egressos dos últimos 5 anos. Com tais informações, foi desenvolvido um
formulário virtual, com perguntas sobre a carreira acadêmica e profissional do
egresso, para que fosse enviado aos egressos, para obtermos informações
relevantes sobre os formados no curso de engenharia agrícola. Obtendo até o
momento um total de 32 respostas dos egressos em nosso formulário. As respostas
dos egressos foram analisadas e colocadas em gráficos para se ter uma
visualização mais simplificada.
No gráfico 1, podemos analisar que a metade cursou ou cursa pós-graduação
ou alguma especialização após a conclusão do curso. Desde modo que 50% não
continuaram na área acadêmica, 31,3% constataram andamento na pós-graduação
ou especialização e 18,8% dos entrevistados tem pós-graduação ou especialização
concluídos.

Gráfico 1: Número de egressos com pós-graduação

De acordo com o formulário, boa parte dos egressos que optaram por realizar
uma pós-graduação, colaram grau já estando na mesma. Conforme podemos
observar no gráfico abaixo (Gráfico 2), aproximadamente 10% dos egressos
iniciaram a sua pós graduação com menos de 1 ano, entre 1 e 2 anos e entre 3 e 4
anos de conclusão da graduação.
Gráfico 2: Tempo do final da graduação até o início da pós-graduação

Fonte: Autor

Em relação à situação atual dos egressos, a grande maioria é empregado na
iniciativa privada. De acordo com o Gráfico 9,4% são bolsistas de mestrado, 3,1%
são bolsistas de tecnologia e 3,1% são bolsistas de doutorado e 3,1% são
produtores rurais. Fica claro através dos dados, que a maioria dos egressos, optam
por trabalhar do que continuar nos estudos, pelo menos logo após formados.

Gráfico 3: Situação atual dos egressos

Em relação com a satisfação com sua profissão, 40,6% dos egressos deram
nota 10 demonstrando total satisfação com a profissão, e 3,1% se mostraram
insatisfeitos. (Gráfico 4).

Gráfico 4: Satisfação com a profissão