Shadow

Trabalho publicado no 21º WIE

O trabalho “Proposta de atividade para o quinto ano do ensino fundamental: Algoritmos Desplugados” foi aceito para ser publicado no vigésimo primeiro Workshop de Informática na Escola, que será realizado em conjunto do SBIE (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação) nos dias 26 a 30 de outubro, em Maceió – Alagoas.

O trabalho apresenta uma proposta de atividade sobre Algoritmos a ser desenvolvida em escolas públicas para turmas do quinto ano do Ensino Fundamental. O trabalho faz parte de um projeto de extensão universitária que propõe promover habilidades do Pensamento Computacional no ensino público fundamental. Como metodologia, foi utilizado o conceito de Ciência Computação Desplugada, no qual é ensinado conceitos de computação sem o uso do computador, com tarefas lúdicas e divertidas. Como material foram definidos blocos para a construção de algoritmos, semelhantes aos encontrados em softwares como Scratch.